IV Perfil Teológico da IECB

1Realizou-se nos dias 9 a 11 de novembro de 2012 a IV.  Reflexão Teológica da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil. Quem se prontificou a acolher esse evento dessa vez foi a Paróquia de Santo Antônio do Sudoeste, PR, á qual somos muito gratos por essa disposição, pela receptividade e excelente atendimento do qual fomos alvos nesses dias.

Começou na sexta-feira com o almoço e já às 14h todos se reuniram no lindo templo para a abertura. O Pastor Mauro Mohnschmidt, na qualidade de presidente da IECB, deu as boas vindas aos 47 pastores presentes entregando saudações e explicando as razões e justificativas da ausência de alguns. Pastor Lic. Jaime Pufal nos dirigiu no louvor e Pastor Schumann fez uma explanação do primeiro tema estudado nessa reflexão teológica: “FÉ E FINANÇAS”. O grupo todo foi dividido em quatro grupos menores os quais debateram o tema e trouxeram à plenária suas considerações finais sobre o assunto.

Sexta-feira, à noite abordamos o tema “HOMOSSEXUALISMO E HOMOFOBIA”, o qual foi explanado pelo Pastor Ivo Köhn. Sábado de manhã foi a vez do Pastor Dorival Seidel e Pastor Celso Rheinheimer explanarem o tema: “PURITANISMO E PIETISMO”. No sábado à tarde, o irmão Schenckel, professor universitário de Capanema, PR nos falou sobre o quarto tema: “PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO”.  No sábado à noite tivemos a conclusão desse tema com algumas considerações explanadas pelo Pastor Mauro Mohnschmidt.

As considerações finais dos quatro grupos foram repassadas ao secretário da IECB Pastor Lineu Hoffmann, o qual os repassará para a comissão litúrgica que fará a redação final, a qual mais tarde deve juntar-se às outras conclusões dos três perfis teológicos já realizados que estão no Site da Igreja.

Domingo pela manhã tivemos um culto com a igreja de Santo Antônio do Sudoeste, no qual Pastor Mauro pregou sobre Atos 4.31-38 abordando o tema “INTREPIDEZ”. Motivou a todos para uma maior ação. Celebramos a Santa Ceia e com o almoço encerrou-se o evento.

Como direção da IECB, agradecemos à Paróquia hospedeira, com seu pastor e família, bem como diretorias e membros e a todos os colegas que participaram dessa reflexão teológica. Precisamos olhar na mesma direção e lutar para permanecermos coesos e unidos e isso começa pelo que cremos e pregamos.

A direção da IECB