OASC

logo_oascNo dia 13 de março de 1950 Pastor Jan Serfas e sua esposa Dalita H. Serfas reuniram o primeiro grupo de senhoras em Padre Gonzáles, Três Passos, RS para fundar a 1ª Ordem Auxiliadora de Senhoras Congregacionais da IECB. Esse grupo vocês podem ver na foto abaixo.

A partir dali outras paróquias organizaram grupos e começaram esse trabalho. Elas reuniam-se para louvar a Deus, aprofundar-se no estudo da Palavra de Deus e para orar. Depois confraternizavam e mantinham comunhão além de fazerem trabalhos manuais para posterior venda. Tornaram-se atuantes também na assistência aos pobres e necessitados, em catástrofes, na ornamentação das suas igrejas e nas promoções das mesmas. Encontros paroquiais e interparoquiais entre esses grupos foram realizados. Alguns encontros regionais foram organizados na década de 70 e 80 liderados pela Dª. Raquel Hachtmann, esposa do então presidente da IECB, H.Hartmut W.Hachtmann. Durante 45 anos esses grupos de irmãs trabalharam individualmente pelos interesses de cada igreja local, na qual estavam inseridos, sem uma organização nacional, mas sempre com muito amor, muita disposição e fazendo a diferença. Notava-se perfeitamente em qualquer igreja se havia a presença de um departamento feminino organizado ou não. No concílio da IECB em janeiro de 1995 as esposas dos pastores se reuniram para estudar as possibilidades do projeto de uma OASC Nacional, sugerido pela Dª. Daisi Achterberg, esposa do então presidente da IECB, Pastor Alfredo Achterberg, e houve aprovação satisfatória pelos presentes.

Dias 9 e 10 de setembro de 1995, a paróquia de Marechal Cândido Rondon, PR, sob a liderança do pastor Celso B. Reinheimer e sua esposa Dª. Lenir, hspedou as ligas da OASC da IECB para o 1º Congresso Nacional da Ordem Auxiliadora de Senhoras Congregacionais. Participou desse primeiro congresso um total de 101 senhoras, representando 92 ligas organizadas. O lema desenvolvido foi: “A UNIDADE NA OBRA DO SENHOR”. Os palestrantes foram: Pastor Alfredo Achterberg, Pastor Valdemiro Fiedler, Pastor Ivo Lídio Köhn e Pastor Bruno Giese. Elegeu-se nesse Congresso a 1ª Diretoria Nacional da OASC, a qual ficou assim constituída: Presidente: Dª. Daisi Achterberg ; Vice-presidente: Gerli Köhn; 1ª Secretária: Erica Hunhoff; 2ª Secretária: Hilde Jesse; 1ª Tesoureira: Oraidi Rusch; 2ª Tesoureira: Nair Gund. Conselho Fiscal: Susana Renner, Melita Weiss e Delci Fiedler. Suplentes: Lenir Reinheimer; Nelci Walbrink e Miriam Bender. Foi definido que cada liga de senhoras enviasse uma oferta anual para a caixa central da OASC. Também foi eleita uma comissão para a elaboração de uma cartilha de estudos a ser usada nos programas da OASC, composta pelas seguintes pessoas: Pastor Alfredo Achterberg, Dª. Daisi Achterberg, Pastor Celso Reinheimer, pastor Ivo Lídio Köhn, Dª. Oraidi Rusch e Dª. Erni Giese. Ainda foi definido por esse Congresso que os Congressos Nacionais se realizariam a cada 2 anos e que no ano do meio se realizariam Encontros Regionais em cada região eclesiástica da IECB, dos quais deveriam ser enviados relatórios à diretoria geral.

Dias 12 a 14 de setembro de 1997 realizou-se o 2º Congresso Nacional da OASC em Padre Gonzáles, Três Passos, RS, sendo pastor hospedeiro o Pastor Arnildo e esposa Neldi Pufal e tendo como lema geral: “MULHERES QUE BRILHAM” . Os sub-temas abordados foram: 1. Brilham através de Cristo 2. Brilham para a família 3. Brilham para a Igreja 4. Brilham para o mundo. Foram palestrantes: Pastor Ivo Lídio Köhn, presidente da IECB; Erica Hunhoff; Gerli Köhn e Daisi Achterberg, seguindo a seqüência dos sub-temas. O número de participantes foi de 96 senhoras. Nesse Congresso foi colocada à disposição uma fita K7 com as melodias dos cânticos que se encontram incluídos na cartilha de estudos da OASC “Recados de Paz” lançado no concílio da IECB daquele ano em Linha XV de Novembro, Santa Rosa, RS. Também foi lançado extra-oficialmente um Boton com a sigla da OASC, o qual poderá ser adquirido por todas as senhoras para uma identificação da organização. Na gestão da diretoria que naquele congresso findava seu mandato também fora feito uma campanha em favor do IBISEC em todas as ligas, a qual continuou. O Congresso também aprovou o Regimento Interno da OASC Nacional, o qual foi aprovado pelo concílio da IECB em Pato Bragado, PR em janeiro do ano seguinte. Ficou estabelecido também que a partir daquele Congresso cada membra da OASC deverá enviar o valor de 1% do salário mínimo vigente anualmente à Caixa Central. Estabeleceu-se o segundo domingo de março como o DIA DA MULHER CONGREGACIONAL, em homenagem ao grupo pioneiro que iniciou a caminhada no dia 13 de março de 1950. A 2ª diretoria eleita esteve assim constituída: Presidente: Susana Renner;Vice-presidente: Gerli Köhn; 1ª Secretária: Dóris Gehrke 2ª Secretária: Janete Achterberg 1ª Tesoureira: Hilda Jessé 2ª Tesoureira: Erica Lenz.Conselho Fiscal: Nair Schneider; Daisi Achterberg e Oraidi Rusch. Suplentes: Ivania Rohde, Julieta Radiske e Solange Welke.

      O 3º Congresso Nacional da OASC realizou-se dias 10 a 12 de setembro de 1999 na Paróquia de Panambi Norte, RS sendo pastor hospedeiro o pastor Lineu Hoffmann e esposa Marines. O lema escolhido foi: “VIVER PARA SERVIR”. Foi palestrante deste Congresso a Sra. Jean T. Nogueira, de São Paulo. Número de congressistas foi de 90 participantes habilitadas. Nesse Congresso foi lançado o carimbo oficial da OASC para padronizar as toalhas. Também foi colocado um quadro com o nome de cada liga ao seu dispor para adquirir e colocar na sua igreja. Decidiu-se pela elaboração de uma edição especial de uma revista em comemoração aos 50 anos da OASC a ser comemorado em março de 2000 em Padre Gonzáles. A 3ª diretoria da OASC Nacional eleita nesse Congresso ficou assim constituída: Presidente: Susana Renner Vice-presidente: Doris Gehrke 1ª Secretária: Nair Schneider 2ª Secretária: Neldi Pufal 1ª Tesoureira: Hilda Jesse 2ª Tesoureira: Nilce Prediger. Conselho Fiscal: Cleunice Reschke, Marli Jessé e Nair Gund. Suplentes: Erni Giese, Nelci Schumann e Iraci Trennepohl. Por ocasião desse Congresso a OASC “Marta Maria” da Igreja hospedeira comemorou seu jubileu de pérola, 30 anos de atividades. A OASC Nacional ajudou ao IBISEC com um freezer, balcão e um retro projetor com mesa e tela. Todas as ligas foram convocadas a estarem em Padre Gonzáles, no segundo Domingo de março de 2000, para celebrar o jubileu de ouro da OASC, ocasião na qual será lançado um livreto comemorativo.

      Dias 7 a 9 de setembro de 2001 realiza-se em Capanema, PR o 4º Congresso Nacional da OASC, sendo pastor hospedeiro o pastor Edevino Assenheimer e esposa Erica. O lema do evento foi: “BUSQUE A PAZ E SIGA-A”. A palestrante convidada foi a irmã Tirza Guimarães, de São Paulo que estava acompanhada pela irmã Elisa da Fonseca, representante do DMO (Dia Mundial de Oração).Os sub-temas foram: 1. Paz Interior 2. Paz na Igreja 3. Paz na Família. 246 senhoras participaram desse evento transformando-o no maior Congresso. De cada refeição nesse Congresso as congressistas doaram R$ 0,05 centavos para o trabalho missionário de Foz do Iguaçu, que resultou num total de R$ 102,65. A 4. diretoria nacional eleita nesse Congresso ficou assim constituída: Presidente: Erica Hunhoff Vice-presidente: Nair Gund 1ª Secretária: Kátia Seidel 2ª Secretária: Roseli Schwertner 1ª Tesoureira: Doris Gehrke 2ª Tesoureira: Gerli Köhn. Conselho Fiscal: Cleonice Reschke, Susana Renner e Solange Welke. Suplentes: Milene Renner, Erica Lenz e Erni Giese.

      O 5º Congresso Nacional da OASC realizou-se em Santa Rosa, RS nos dias 12 a 14 de setembro de 2003 sob a liderança do pastor hospedeiro, pastor Vilson Weiss e sua esposa Melita, tendo como lema: “LEVANTA-TE”. Os sub-temas foram: 1.Como mulher 2. Como esteio do lar 3. Como serva do Senhor. A palestrante foi a Srª. Emmy Groebel de Presidente Getúlio, SC. O número de congressistas inscritas chegou a 186 senhoras. Questionadas se o Congresso deveria ser restrito às lideranças ou aberto para todas a decisão foi que fosse aberto para todas as senhoras. A OASC confeccionou e editou o material MOMENTOS para o trabalho da Escola Bíblica, além da Revista GOTAS DE ORVALHO, que já vinha produzindo. A eleição da 5ª diretoria nacional eleita em Santa Rosa, RS apresentou o seguinte resultado: Presidente:Erica Hunhoff Vice-presidente: Cleunice Reschke 1ª Secretária: Maria Helena Von Mühlen 2ª Secretária: Neldi Pufal. 1ª Tesoureira: Doris Gehrke 2ª Tesoureira: Sirlei Aguilar. Conselho Fiscal: Kátia Seidel, Iraci Trennepohl, Solange Welke.Suplentes: Nair Gund, Hilda Jesse e Noeli D. Herrmann. Nesse Congresso 1/3 da oferta para a OASC Nacional foi destinada para a Obra Assistencial Maria Madalena de Três Passos, RS.

      Dias 9 a 11 de janeiro de 2005 realizou-se em Marechal Cândido Rondon, PR o 6º Congresso Nacional da OASC sendo pastor hospedeiro, Pastor Dorival Seidel e esposa Kátia. O lema foi: “VEM E SEGUE-ME”, tendo como sub-temas: 1. Porque eu te amo (Desenvolvido pelo Pastor Holdimar Hunhoff) 2. Porque eu transformo(Desenvolvido pelo Pastor Ivo Lídio Köhn) 3. Porque quero estar contigo(Desenvolvido pelo Pastor Mauro Mohnschmidt). Nesse Congresso comemoraram-se os 10 anos da OASC Nacional organizada recordando através de Slides em data show os principais feitos. As publicações também foram apresentadas. O Congresso aprovou a ajuda com a construção da Casa de Retiros na Linha 4 Leste, junto ao IBISEC. Foi o maior Congresso superando a todos os outros em número de participantes. A 6ª diretoria nacional eleita ficou assim constituída: Presidente: Gerli Köhn Vice-presidente: Kátia Seidel 1ª Secretária: Daisi Erica Achterberg 2ª Secretária:Lorena Kohlenberg 1ª Tesoureira: Nair Schneider 2ª Tesoureira: Roseli Schwertner Conselho Fiscal: Erica Hunhoff, Maria Helena von Mühlen e Rosiméri Mohnschmidt. Suplentes: Ivania Rohde, Noeli Sänger e Sandra Rossi.

      Em todos os Congressos sempre há muito louvor, há a participação de duetos, grupos de canto, testemunhos e apresentações onde se revelaram e revelam muitos talentos. O que nos últimos Congressos tem sido uma marca registrada e de muita bênção são os Seminários realizados sobre diferentes temas de interesse das irmãs. Cada uma escolha e participa do Seminário que mais lhe atrai. O reencontro, a comunhão, as novas amizades que surgem a cada Congresso etc. fazem desse evento um momento ansiosamente esperado.

      Por ocasião do Jubileu de Ouro da fundação da OASC tínhamos 105 ligas organizadas, número que já deve estar chegando aos 120 grupos hoje. A influência que o Departamento Feminino tem na Igreja local é muito grande. Estamos felizes e gratos a Deus pelas pioneiras e por todas as irmãs que fizeram essa história. Louvamos a Deus por todas que estão com as mangas arregaçadas e trabalhando a pleno vapor fazendo a história de hoje. Em 2006 teremos os encontros regionais e nossas atenções já se voltam para o 7º Congresso Nacional em setembro de 2007 em Panambi Sul, RS. Sejamos “sal da terra” na terra em que Deus nos plantou e “ luz do mundo” no mundo em que vivemos. Continuemos sendo “Marias” e “ Martas” , amigas de Jesus, sentando aos seus pés para ouvir sua palavra para nossas vidas, mas servindo-lhe com nossas ações concretas no dia a dia e onde o Espírito Santo nos enviar.

O VII º Congresso nacional da OASC realizou-se em Panambi Sul, RS na comunidade de Arco Íris nos dias 7 a 9 de setembro de 2009. Fora as senhoras locais participaram 302 senhoras deste Congresso. A preletora foi a irmã Dagmar Triska de Florianópolis, SC. O lema do Congresso foi: “SENHOR, CONTE COMIGO!” Nas palestras a Irmã Dagmar, com muita profundidade, mostrou onde e como Deus quer contar com cada uma das irmãs no seu dia a dia. Em sua última mensagem falou sobre 30 formas e maneiras das irmãs serem auxiliadoras. No sábado à tarde realizaram-se as quatro oficinas:

1. Senhor conte comigo e com o ministério feminino – Com Ivânia Rohde e Marines Hoffmann.
2. Senhor conte comigo e com as minhas finanças – Com Daisi Achterberg e Nair Schneider.
3. Senhor conte comigo e com a minha criatividade – Com Kátia Seidel.
4. Senhor conte comigo e com minha obediência – Com Silvenia Kollenberg e Gerli Köhn.

A diretoria foi reeleita para mais uma gestão por unanimidade na sessão plenária de sábado a tarde. Nesse Congresso foi lançada a Campanha da Colméia, onde cada membra da OASC receberia um envelope e colocaria durante os próximos 5 meses R$ 1,00 por mês para a Construção da Casa de Retiros no IBISEC.

Nos dias 6 a 8 de novembro de 2009 a Ordem Auxiliadora de Senhoras Congregacionais realizou seu 8º Congresso Nacional em Santo Antônio do Sudoeste, PR sob o maravilhoso lema: “O BOM PERFUME DE CRISTO”. Esse evento estava anteriormente marcado para o segundo final de semana de setembro, mas teve que ser adiado em virtude da Gripe A. As delegações de todas as partes, inclusive do Paraguai chegaram na sexta-feira, à tarde e foram calorosamente recepcionadas pelo Pastor Oswino Reschke, sua esposa Cleonice e toda a equipe organizadora do evento. Contamos com 276 inscrições, mas com o grupo local e outras irmãs da circunvizinhança que também participaram de alguns programas, o número ultrapassou as trezentas senhoras.

No sábado de manhã a irmã Daisi Achterberg abordou o tema: “O BOM PERFUME DE CRISTO – ATRAVÉS DO RENASCIMENTO”. Foi orado por cada irmã presente e cada uma recebeu uma lembrancinha perfumada.

No sábado à tarde realizaram-se as oficinas assim distribuídas:
1. MEDICINA CASEIRA – Nair Schneider e Simone Wagner
2. ARTES E DECORAÇÕES – Hilda Jesse e Dulce Racho
3. A ARTE DE SER VOVÓ – Kátia Seidel e Oraide Rusch
4. MEIO AMBIENTE – Rosiméri Mohnschmidt e Leila Roos.

Após as oficinas realizou-se a Assembléia Geral Ordinária com leitura da ata anterior, prestação de contas da tesoureira, relatório da presidente e eleição da nova diretoria. Concorreu apenas uma chapa que se consagrou vencedora com 97 votos SIM e 10 votos NÃO. Portanto a diretoria da OASC Nacional para o biênio 2009 a 2011 ficou assim constituída:

Presidente: Oraide Rusch Vice-presidente: Daisi Achterberg Secretária: Susana Renner 2ª Secretária: Cleonice Reschke Tesoureira: Leila Roos 2ª Tesoureira: Nair Schneider Conselho Fiscal: Gerli Köhn, Susana Betzsch e Sirlei Aguilar.

Cada programa desse Congresso foi aberto com apresentações de uma região antes designada e essas apresentações foram muito lindas e importantes. Houve também a participação de números musicais de diferentes lugares.

Sábado à noite, a irmã Marines Hoffmann desenvolveu o tema: “O BOM PERFUME DE CRISTO – NO CONVÍVIO DA FAMÍLIA”. Mostrou o que é um mau cheiro e um bom cheiro e como purificar água turva e suja, enfatizando que para termos famílias exalando perfume bom é necessário que cada integrante dessas famílias tenha um coração transformado e bem cheiroso. Domingo de manhã ocorreu a instalação da nova diretoria pelo Pastor presidente da IECB, Ivo Köhn. A irmã Gerli Köhn abordou o tema: “O BOM PERFUME DE CRISTO – ENTRE OS SALVOS E NÃO SALVOS”. Fez o apelo e um grande número de senhoras veio à frente para receber o bom perfume de Cristo em seu coração. Em seguida, sob a liderança do pastor local Oswino Reschke foi celebrada a Santa Ceia. As irmãs Rosimèri Mohnschmidt e Sandra Rossi trouxeram os agradecimentos e as palestrantes e dirigentes dos seminários receberam todas um mimo da direção da OASC Nacional bem como a irmã Gerli Köhn, que entregou nesse Congresso a presidência da OASC.


Realizou-se com muito sucesso nos dias 9 a 11 de setembro de 2011 o IXº Congresso Nacional da OASC da IECB na cidade de Erval Seco, RS, tendo como tema: “EM CRISTO PODEMOS MAIS”.

A abertura aconteceu na sexta-feira a noite com a presença de autoridades civis e religiosas, entre elas o prefeito municipal de Erval Seco e esposa. A primeira palestra estava ao encargo do Pastor Ivo Köhn, presidente da IECB que se baseou em João 15.4-5. A palestrante do Congresso foi a Pastora Clarice Kollenberg Sommer que desenvolveu o tema através de 3 sub- temas:
1. EM CRISTO PODEMOS MAIS NA ADORAÇÃO (Rm 12.1-3)
2. EM CRISTO PODEMOS MAIS NA COMUNHÃO (Atos 4.31-37 e 1. Pd 4.11)
3. EM CRISTO PODEMOS MAIS NO SERVIR (Lc 5.1-11)

O Senhor usou a sua serva de forma poderosa, como um vaso de bênçãos para todas as participantes.

Durante o Congresso houve a apresentação dos projetos desenvolvidos no último ano com o tema: “CRESCER EM QUANTIDADE E QUALIDADE”. Pode-se observar o empenho por parte da maioria das paróquias que compõem a IECB. Que o Senhor esteja conosco na busca para atingir esses objetivos.

Além das palestras tivemos abençoados momentos de louvor e adoração com a direção da irmã Maria Helena e integrantes das paróquias Panambi Norte e Sul. Deus as usou para serem cnais de bênçãos aos congressistas.

No sábado a tarde foram realizados alguns trabalhos em pequenos grupos com os temas: EM CRISTO POSSO MAIS: a) na família b) Na sociedade c) Na OASC. Foi neste momento dada a oportunidade para que todas as participantes dessem suas idéias de como podemos fazer a diferença e sempre podemos mais.

A nova diretoria eleita ficou assim constituída: Presidente: Cleonice Reschke; Vice-presidente: Oraide Rusch: 1ª Secretária: Miriam Bender; 2ª Secretária: Susana Betzsch; 1ª Tesoureira: Leila Roos; 2ª Tesoureira: Rosiméri Mohnschmidt; Conselho Fiscal: Susana Renner, Melissa Bundt e Taís Reips.

Tivemos uma participação de 357 inscritas nesse Congresso. O Xº Congresso se realizará em 2013 em Marechal Cândido Rondon, PR.

OASC Nacional
Cleonice Reschke
CEP 85710-000
Santo Antônio do Sudoeste – PR
Fone/Fax: (46) 3563-1159
E-mail: cleonice.r@hotmail.com