JEC do Brasil

Quem somos:
A JECB (Juventude Evangélica Congregacional do Brasil), também chamada de JEC do Brasil é o departamento da IECB responsável pelos jovens e adolescentes, em nossa denominação, servindo de apoio as ligas juvenis nas paroquias e realizando Congressos nacionais, Cursos de lideranças e apoiando as regiões em realizar encontros regionais de Jovens. A JEC do Brasil serve de apoio para o trabalho no Reino de Deus sendo um dos principais departamentos dentro da IECB.


Nossa Historia:
A JECB teve início no final dos anos 60. Foi no ano de 1968, em um concilio da IECB que se realizava em Panambi/RS, que alguns pastores com espirito jovem, no momento de intervalo na roda de chimarrão, comentavam sobre o futuro da nossa Juventude.
A conversa tomou proporções, e entusiasmados no poder do Espirito Santo estes pastores tomaram por desafio fazer intercâmbio entre juventudes. Até que nos dias 26 e 27 de outubro de 1968, aconteceu, em Padre Gonzáles, município de Três Passos, o primeiro encontro de jovens, que contou com a presença de jovens de Três de Maio, Padre Gonzales, Ati-açú e Ijuí. Assim o primeiro encontro de jovens foi considerado como o início do trabalho juvenil.
Neste evento, sob os auspícios do Pastor Jan Serfas e sua esposa Dalita (in memorian), algumas ligas juvenis da região se uniram durante três dias. Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 1970 os jovens realizaram seu segundo Encontro na comunidade de Linha XV de Novembro, Santa Rosa – RS, onde a primeira diretoria da JEC do Brasil foi eleita e a Igreja estabeleceu um orientador para este trabalho.
A princípio, em virtude das distâncias a juventude do Paraná realizou seus próprios encontros chamados de Encontrões, que mais tarde uniram-se criando o Congresso Nacional. Desde estes primeiros encontros houve muito louvor, pregações, esportes e brincadeiras.
No dia 28 de maio de 1970, em Ijuí/RS, realizou-se a primeira reunião da diretoria e assim foi fundada oficialmente a JEC do Brasil. Presentes estavam e compunham a primeira diretoria eleita as seguintes pessoas:
– Presidente: Ivo Lídio Kohn
– Vice Presidente: Zeno Wehrmann (em memória)
– Secretaria: Dulce Weierbacher Racho
– Vice Secretaria: Erna Stalschuss
– Tesoureiro: Edelberto Racho (em memória)
– Vice Tesoureira: Lili Serfas
O primeiro congresso se realizou em Quineira, Três de Maio nos dias 16 e 17 de Janeiro de 1971, paróquia que tinha por Pastor Emilio Schefer. O tema do primeiro congresso foi: “Senhor, Ilumina o Meu caminho”, o qual vemos como uma oração a Deus, que com certeza tem-se cumprido nesses 50 anos da JEC, onde Deus sempre guiou e abençoou.
Apesar das dificuldades com infraestrutura e logística o congresso foi abençoadíssimo. Com muito entusiasmo a paróquia hospedeira juntamente com a Juventude fez uma barraca gigante em frente a igreja que serviu como local de louvor, adoração e ensino da palavra de Deus.
A história se seguiu onde, nos primeiros congressos não havia grupo de louvor. Cantava-se de folhas, do antigo Liederbuch. Nos anos 90 começaram a surgir as bandas para os congressos, em vários momentos grupos que foram montados com os próprios jovens de nossa igreja.
Por ocasião dos 25 anos da JEC do Brasil em Santa Rosa, teve-se a ideia de fazer uma enorme bandeira da JEC. Neste congresso também foi definida a nomeação dos pastores Jan Serfas e Emilio Scheffer como presidentes de honra vitalícios devido ao pioneirismo no trabalho com jovens na IECB.


Nossas realizações:
Diversas coisas importantes aconteceram, várias conquistas foram alcançadas durante os 50 anos de história da JEC, como:
Pasta com resumo das programações e pregações;
Coletâneas de Corinhos;
Em 1996 os congressos passaram a iniciar nas quintas-feiras;
Foi criada a revista “Alô Juventude”;
Projeto dos soldados associados para começar a sede nacional da JECB, que virou casa de retiros hoje em Ijuí/RS;
Em 1997 iniciaram os pré-congressos, hoje conhecidos como CLJ (Congresso de Liderança da JEC);
Curso bíblico por correspondência;
Houve Mateada, Ala universitária, ManJEC, JEC Ação, além da Revista 3E;
A JECB também apoiou a missão na África;
O trabalho da JEC do Brasil trouxe um reflexo muito positivo sobre todo o trabalho da IECB. Em virtude de ter se trabalhado de forma evangelística com os jovens, muitos se converteram nos encontros e congressos. Muitos deles hoje estão na linha de frente de suas paróquias, e seus filhos estão nos congressos. Houve um reavivamento na Igreja. Seminaristas, pastores e jovens revezaram-se na liderança da JEC do Brasil ao longo dessas mais de cinco décadas de sua existência, cada um fazendo sua parte, no seu tempo.


Nossos Líderes:
Essas conquistas foram alcançadas graças ao nosso bom Deus, o qual usou várias pessoas dentro e fora das diretorias.
Os seguintes presidentes dirigiram a JEC:

Ivo Kohn (1971-1973)
Helio Renner (1974-1977)
Paulo Stahlschuss (1978-1979)
Lauro Schumann (1980-1983 e 1988-1989)
Olavio Kopper (1984-1987)
Holdimar Hunhoff (1990-1991)
Claudio Schefer (1992-1995)
Dorival Seidel (1996-1999)
Osvino Reschke (2000-2001)
Naivo Prediger (2002-2003)
Rogélio Renner (2004-2005)
Mauro Mohnschmidt (2006-2007)
Laerte Roos (2008-2009)
Itamar Fritzen (2010-2011)
Charles Mathias Renner (2012-2013)
Marcos Langer (2014-2015)
Oldenei Kerber (2016-2019)
Luan Rafael Werner (2020 – atualmente)


Mensagem ao Leitor:
A JEC do Brasil não aconteceria sem o apoio e a confiança dos pastores da IECB. Estes que incentivam, trabalham e motivam seus jovens para estarem nos congressos, CLJ, Encontros Regionais, Encontros nas ligas, acampamentos e tantas outras atividades importantes.
Nossa oração é que Deus continue a frente dos trabalhos da JEC do Brasil. Que sigamos propagando o reino e o evangelho, contagiando o coração de Jovens e adolescentes para amarem cada vez mais o nosso Senhor, Jesus Cristo.