Quadro Família – A boa colheita

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Estivemos durante 2012 sob o lema “EIS QUE O SEMEADOR SAIU A SEMEAR…” e abordamos aqui com o de hoje doze subtemas mostrando como vocês pais, mães, filhos, sogros, avós que compõem cada família são esse semeador, semeando a boa semente no solo do lar para que o quadro da família de vocês fosse um quadro feliz. Quem semeou boa semente em boa terra certamente fará uma boa colheita. E é exatamente isso que desejo que cada família, a qual acompanhou nossa coluna no decorrer do ano, possa fazer no apagar das luzes de 2012.

Como se manifesta uma boa colheita na família? O casal se olha e trata de maneira diferente reconhecendo um o valor do outro e respeitando-se mutuamente. Cada um procura provar isso ao outro com palavras e atitudes convincentes. A fé e a confiança em Deus foram fortalecidas e o coração transborda, não de lamúrias, mas de gratidão e louvor ao bom Deus. Essa é a colheita da semeadura do casal. Plante amor e colherás flores e carinho; plante ódio e colherás raiva e ervas daninhas. Se o casal não trabalhou em seu relacionamento durante as 52 semanas do ano e em vez de semear amor, plantou ódio não precisa espantar-se se o clima na família está tenso, com ameaças de relâmpagos e trovões. Uma boa colheita também se manifesta em filhos mais obedientes, felizes e aplicados. Se os pais dedicaram tempo, carinho, atenção e amor aos filhos no decorrer dos 365 dias do ano com certeza verão resultados gratificantes na reação dos seus filhos entre si, para com eles e para com a vida. Enfim, uma boa colheita será automática se houve uma boa e correta semeadura; essa é a lei da natureza e de Deus que nunca falha. Por isso vale a pena todo o esforço e toda a dedicação para melhorar cada vez mais o quadro da sua família. Eles não ficarão sem resultados.

Fica sempre alerta e guia-te sempre, pela palavra de Deus, pelo teu coração e pela tua consciência; não te deixes abater pelos problemas cotidianos; fé é a única ferramenta de que precisas para o bem-viver. O grande homem é sempre aquele que se resgata e aceita a colocação de palavras superiores que irão ao encontro de seu ser interior. Por muitas vezes o homem não quer receber críticas porque ele quer acreditar que está fazendo o certo, mas às vezes ele sabe que não está agindo corretamente. Basta começares a aceitar a mudança interior, que o Senhor Jesus cumprirá a sua promessa de estar ao teu lado para te instruir e te mostrar o caminho certo de tua grande jornada.

A esperança traz novas propostas e é um fruto muito adocicado para nossas vidas; o bem-viver se entrelaça com o amor e a união; o resgate interior é de muita importância, pois é através dele que se consegue ter uma nova visão do futuro. Alguns homens perdem a oportunidade de se conhecer e de se respeitar – esses não conseguem enxergar o amanhã –, mas a todos são dadas as devidas oportunidades, é que muitos não sabem fazer uma boa colheita, porque não sabem semear bem.  Agradeça sempre por uma conquista; agradeça a cada dia, no mínimo, por estares vivo, com saúde, ao lado de teus familiares que tanto te querem bem. Agradeça, ame, sonhe com teus objetivos e lute para conquistá-los.

“E não nos cansemos de fazer bem, porque há seu tempo ceifaremos se não houvermos desfalecido.” (Gálatas 6:9) A paciência deve nos acompanhar por nossos dias, principalmente quanto a fazermos o bem, sendo solidários para com aqueles que necessitarem de nossa compreensão e colaboração. Certamente o Senhor nos recompensará com as dádivas que tornarão nossos dias mais felizes.

Pastor Ivo Lidio Köhn