IECB Realiza VIº Retiro de Pastores e Famílias

1Sob  o lema “PRESERVANDO O AMOR”  um grande número dos obreiros da IECB som suas famílias estiveram reunidos dias 12 a 14 de novembro de 2010 no “PRATAS TERMAS HOTEL “ de São Carlos, SC. Foram dias muito gostosos e abençoados, de grande aproveitamento em todos os sentidos.

O início deu-se com o almoço da sexta-feira, mas a tarde era livre para descanso ou o que cada família quisesse fazer.

Na sexta-feira, à noite, às 20,30h o pastor presidente da IECB Pastor Ivo Köhn deu as boas vindas a todos (as) com as palavras de 1. Coríntios 13.13, onde diz que entre a fé, a esperança e o amor, o maior é o amor. Disse que o VIº Retiro de Pastores e Famílias da IECB  quer exatamente enfatizar a importância da preservação do amor no casamento e na família. Afirmou que se o amor a Deus e ao próximo estiverem  vivos no coração de cada um (a) isso será uma conseqüência óbvia e natural, bem como o amor ao ministério. Agradeceu a todos pela aceitação do convite em participar do evento, transmitiu saudações e justificativas daqueles que não vieram e agradeceu a sua equipe que o ajudou a organizar o Retiro: Deus, sua esposa, Ministérios Globais, palestrantes, Grupo de Louvor, as irmãs Valnise e Ana. Ainda solicitou orações em favor do Pastor Laerte Roos que está em tratamento de saúde e de alguns outros presentes que também pediram orações. Pastor Lic. Jaime Pufal, sua esposa Alana, Pastor Lic. Charles Renner e Pastor Edison Lutzer dirigiram no louvor. Pastor Günter Scheguschewski de São Miguel do Oeste palestrou sobre “PRESERVANDO O AMOR NA FAMÍLIA”. Ele  fez primeiro um exame da realidade mostrando toda a influência negativa e sua origem que se abate sobre  a família. Falou dos paradoxos de nossos dias, quando temos edifícios cada vez mais altos, mas pavios cada vez mais curtos, maior variedade de comidas, mas menos nutrição. Disse que a família está  exposta hoje a um esoterismo evangélico e a um crescente processo de secularização. Disse que muito desse liberalismo e dessa libertinagem procede das idéias do filósofo alemão Nietsche. Tanto o machismo como o feminismo são uma deturpação. Concluiu dizendo: A quem queremos servir? Aos nossos impulsos ou a Deus?  O amor é ético. Precisamos ser cristãos autênticos e agentes de Deus num mundo sem Deus. Vamos ser como sal e luz e não como esponja. O nosso amor a Deus está relacionado à obediência e é de ordem prática. Nossa falta de amor é um problema de obediência. O amor se caracteriza por ações que se traduzem em estilo de vida. O sentimento é conseqüência. “Põe as tuas emoções na geladeira. Elas não fazem o que Deus quer. Não precisamos continuar vitimados pela carne”. (Dr. Gregori) O nosso relacionamento com as nossas esposas têm implicações profundas no ministério. Não estamos casados com a nossa igreja. A palavra de Deus ordena somente aos maridos a amar suas esposas. “Se você não ama a sua esposa como Cristo amou a Igreja, você não vai amar a sua Igreja”. As mulheres têm dificuldade em submeter-se (Ef 5.22) Jesus, porém, disse: “Se me amardes guardareis os meus mandamentos!” Amar é uma opção, uma decisão!

Sábado, pela manhã, às 9,30h, o pastor presidente abriu a programação com a leitura do Salmo 128, vinculando-o ao tema do Retiro. O Grupo de Louvor dirigiu a todos no louvor e na adoração a Deus e Pastor Laércio Renner, de Estância Velha, RS trouxe a sua palestra. Falou sobre a influência da Nova Era na destruição da família dizendo que é a mesma coisa como beber água salgada. Não se pode enfrentar uma onda do mar salgado de frente, mas de lado, para não permitir que ela nos derrube. Ele disse que é muito importante ter um momento de família e citou o seu próprio exemplo. Enfatizou a influência perniciosa das telenovelas onde o povo torce pelo que fazem de errado. A influência da Nova Era nas músicas com mensagens que visam destruir a família. Ele disse que a aliança conjugal é uma hipoteca e cada cônjuge está hipotecado ao outro.

No sábado à tarde todos puderam usar o tempo para descansar, tomar chimarrão, praticar esportes, namorar, formar roda de amigos e conversar. Cada um aproveitou a seu gosto.

Sábado, à noite, o programa iniciou às 20h  com um momento de Louvor em conjunto e depois os homens dirigiram-se a outro salão onde  Dª Kátia (esposa do Pastor Dorival ) e Dª Gerli (esposa do pastor Ivo) falaram-lhes sobre o tema: “O QUE CADA MULHER GOSTARIA QUE SEU MARIDO SOUBESSE!” As mulheres permaneceram no auditório do Hotel e Pastor Dorival Seidel e Pastor Ivo Köhn palestraram a elas sobre o tema: “O QUE CADA HOMEM GOSTARIA QUE SUA ESPOSA SOUBESSE!”. Foram momentos bem interessantes e bem proveitosos para ambos os sexos. Às 22,30h foi servido um jantar romântico à luz de velas, onde cada esposo alcançou à sua esposa um botão de rosas vermelhas com um cartão, depois de lhe fazer sua declaração de amor. Foi  outro momento marcante desse Retiro.

Domingo de manhã, às 9,30h nos reunimos para o encerramento. Pastor Ivo saudou a todos com o Salmo 127 relacionando-o novamente ao lema do Retiro. O Grupo de Louvor nos dirigiu no louvor e na adoração e a seguir tivemos um momento de compartilhamento. Vários fizeram uso da palavra para compartilhar seus sentimentos referentes ao Retiro e compartilhando bênçãos recebidas durante o ano todo. Podia-se perceber um sentimento de profunda gratidão a Deus. Depois tivemos a celebração da Santa Ceia, na qual o Pastor presidente nos dirigiu. Foi um momento muito emocionante e solene ver os irmãos e as irmãs abraçando-se e tendo comunhão uns com os outros e com o Senhor. Após avisos e agradecimentos o vice-presidente Pastor Dorival e sua esposa irmã Kátia  repassaram ao presidente da IECB e sua esposa mimos para expressar a gratidão de todos pela organização do evento.

Assim, alguns antes do almoço, outros após, se despediram gratos a Deus pelos dois dias maravilhosos que passaram juntos e cada qual retornou ao seu local de origem e às suas atividades. Nosso agradecimento a todos que participaram.

A direção da IECB