Conheçamos ao Senhor

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

O lema que guiará o trabalho da IECB em 2011 é: “CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR”. (Oséias 6.3) Isso significa que devemos como Igreja e como cristãos ser eternos aprendizes, discípulos (as) de nosso Senhor. Nenhuma Igreja e nenhum cristão poderão dizer que chegaram ao pico do conhecimento das coisas espirituais. Há um ditado popular conhecido que diz: “Vivendo e aprendendo”.

Nesse primeiro mês do ano o pensamento que norteia a Igreja é: “CONHEÇAMOS AO SENHOR”. Não é proibido conhecer novos lugares, aprender novas coisas no trabalho, na família, no mundo; conhecer outras religiões e estudá-las. Entretanto, a preponderância deve ser: aprender e conhecer mais do Senhor, saber mais a seu respeito, desvendar mais dos seus mistérios. Isso implica em conhecer quem realmente é esse Deus, no qual cremos, a quem oramos e pregamos. Você vai dizer: Mas eu aprendi muito a seu respeito com meus pais, na Escola Bíblica, no Ensino Confirmatório, nos cultos da minha Igreja. Aprendeu só com a cabeça ou também com o coração? O que nosso lema quer enfatizar não é apenas conhecimento teórico, intelectual, mas um conhecimento que passa da mente ao coração, ou seja, é crido e colocado em prática.  É necessário sentir e experimentar o Senhor como um Ser vivo e presente em nossa vida.

A cada novo dia você conhece um pouco melhor seu cônjuge, seus companheiros de trabalho, seu patrão, sua patroa, seu vizinho, seus amigos etc. Assim a palavra deLm 3. 22b – 23ª precisam tornar-se uma realidade em sua vida: “Porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã”. Assim, a cada dia que passa você conhece um pouco melhor e mais profundamente aquele Senhor a quem serve em quem confia e que te ampara. Como? Tendo os olhos bem abertos, os ouvidos atentos a tudo que acontece ao seu redor, sempre com aquele espírito humilde de aluno aprendiz: “Senhor, o que estás querendo me ensinar?” Também estudando a Sua palavra diariamente ou ouvindo-a o Espírito Santo, seu autor, lhe revelará novas e grandiosas verdades para sua vida.

Triste será o destino daqueles, que mesmo tendo conhecido ao Senhor, não lhe tributaram glória e o serviram não se tornaram seus seguidores. Isso está claro nas palavras de Rm 1.21: ”Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se  lhes o coração insensato”.  A Palavra é muito clara em afirmar que Jesus não retornará antes que todos tenham tido a oportunidade de conhecer ao Senhor. “E será pregado este evangelho do reino por todo mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. (Mt 24.14)

Estimado (a) leitor (a)! Tenha o ardente desejo em seu coração de conhecer cada dia mais ao Senhor e descobrirás que Deus maravilhoso possuímos; um Deus Pai que em vez de exigir oferendas das suas criaturas se ofertou a si próprio por elas, morrendo na cruz para expiar seus pecados. Veja o que diz Sl 103.8-10: “O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades”.  E no Vs 13 o Salmo diz: Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem”. Você não tem vontade de conhecer melhor a esse Senhor que faz tudo isso pela obra suprema de Suas mãos ? Quero motivá-lo (la) a isso não apenas nesse janeiro, mas a cada dia desse novo ano.

Pastor Ivo Lídio Köhn