Falecimento de Pastor Pioneiro da IECB

GUSTAVO ALTMANN faleceu aos 30 minutos do dia 24 de Janeiro de 2003 em sua residência, em Crissiumal – RS, aos 77 anos, 10 meses e 12 dias.

Nasceu na Polônia, no dia 11 de Março de 1925, como filho de Gustavo e Julia Altmann. Quando ainda criança, veio com seus pais para a Argentina e se radicaram na Província de Misiones, na cidade de Leandro N. Além. Na sua infância recebeu o batismoe na adolescência a confirmação pelo Pastor Gorske. Sentindo o chamado de seu Senhor e Salvador, foi para o seminário teológico em Concórdia (Argentina), formando-se pastor. Ainda muito jovem, foi enviado por sua Igreja ao vizinho país, que ainda não conhecia, para o ministério pastoral. No dia 08 de Fevereiro de 1948 cruzou o Rio Uruguai, chegando à localidade de Linha 15 de Novembro, Santa Rosa, que dista aproximadamente 50 km da fronteira. Aqui algumas famílias aguardavam o seu jovem e novo Pastor. No dia 15 de Fevereiro (somente uma semana mais tarde), ele realizava o seu primeiro culto em solo brasileiro. Em idioma alemão leu o texto de Lucas 12:49, e dissertou sobre ele: “(Jesus) Ich bin gekommen, dass ich ein Feuer anzünde auf Erden; was wolte ich lieber, denn es brennete schon “. Em português: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder”.

No dia 26 de Fevereiro de 1949 contraiu núpcias com Irene Meyer e foram abençoados com um filho (Edgar) e três filhas (Erica, Ilga e Miriam).

Pastor Altmann pastoreu, com muito entusiasmo, coragem e visão de crescimento, as hoje paróquias de Linha 15 de Novembro (por duas vezes), Esperança do Sul, Marechal Cândido Rondon e Padre Gonzales. Estas paróquias e, por que não dizer, toda a Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, devem muito a esse servo do Senhor no que tange a membresias, construções, atendimentos eclesiásticos e pregação clara da Palavra de Deus. Sempre acompanhado de sua fiel companheira de luta, dona Irene, e familiares. Ele também foi o primeiro pastor congregacional a entrar em solo paraguaio, procurando por famílias que precisassem de atendimento. Hoje a Igreja Evangélica Congregacional do Paraguai está registrada no Ministério de Cultos e reconhecida oficialmente no país vizinho com seus 4 pastores (paróquias), e mais de 500 famílias membros.

Por motivo de problemas cardíacos e força estatutária, ele se retirou do ministério pastoral no dia 08 de Janeiro de 1984, na paróquia que ele começou o seu trabalho, ou seja, Linha 15 de Novembro. Ele ocupou vários cargos na diretiva da Igreja, inclusive em uma ocasião a presidência da Igreja. No comitê do Seminário ele foi sempre um homem de visão e grande incentivador.

Já não mais ativo no ministério pastoral, mas sempre presente e ativo nas programações, inclusive nos concílios, foi atingido violentamente por um derrame. Recuperando-se lentamente do mesmo, quase que por completo, embora um pouco debilitado, instalou-se inesperadamente no seu fígado uma enfermidade mortal. Recursos médicos foram procurados, porém todos os esforços foram inúteis. O atestado médico atesta como causa mortis Nereflesia de Fígado e Via Biliar.

Deixou em luto sua esposa Irene, seus filhos, genros, nora, netos, irmãos, irmãs, cunhadas, cunhados, parentes e ainda um grande círculo de pessoas conhecidas. Seu corpo foi velado primeiramente em sua residência, onde também foi realizado um culto por alguns pastores presentes, e depois levado até a Igreja de Linha 15 de Novembro. No culto fúnebre participaram 19 pastores, o coral de pastores, o coral de trombones e de vozes da comunidade e ainda um quarteto. Alguns pastores usaram a palavra para transmitir a sua mensagem aos familiares e presentes. O pastor presidente Dorival Seidel trouxe a mensagem principal. Após o culto, o esquife foi levado, carregado pelos pastores, até o cemitério da Comunidade, que fica nas imediações, com grande acompanhamento. Seu túmulo foi enfeitado com muitas coroas e flores. Deixamos as palavras de consolo e conforto aos queridos familiares enlutados, e com certeza a palavra do apóstolo Paulo se tornou verdade no ministério e na vida do Pastor Gustavo Altmann: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2.Tm4:7-8).

Pastor Helio G. Renner
Paróquia Linha 15 de Novembro