Encontro Paroquial de Casais em Nova Santa Rosa

1Dia 27 de maio de 2012 realizou-se na Igreja Evangélica Congregacional em Nova Santa Rosa, PR, um Encontro Paroquial de Casais com a participação de 74 casais. O preletor convidado foi o Pastor Iran Góes de Ijuí, RS. Foi um dia muito abençoado no qual Deus falou ao coração dos casais de uma forma especial mostrando-lhes que o amor nunca se apaga, mas apenas se perde nos labirintos das magoas e dos ressentimentos do coração humano.

O grupo de louvor que nos dirigiu no louvor e na adoração a Deus foi composto pelo seminarista Gabriel, pela Bruna, filha do pastor Iran, pela Danieli Schulz, pelo Tiago Batschke e Alexandre Köhn. Agradecemos a eles pela sua brilhante atuação. Os jovens foram os encarregados para preparar o almoço do dia e organizar o salão social da igreja e o fizeram com brilhantismo. Nosso muito obrigado a eles! As crianças que tiveram que acompanhar os pais foram cuidadas por uma equipe de jovens liderada pelo Pastor Lic. Valdir Braun.

Na parte da manhã o tema abordado pelo nosso palestrante foi “REDESCOBRINDO A ARTE DO AMOR NA VIDA CONJUGAL.” Baseou-se em Eclesiastes 9.9. Ele salientou que a falta de amor transforma a família em pessoas comuns, pois não há laços de afetividade. A esposa torna-se a funcionário do marido e este é apenas o pagão, ou seja, aquele que paga as contas. A mulher pode destruir ou edificar seu lar. A submissão da mulher é uma conquista do marido através de gestos de amor e carinho. O segundo ponto destacado por ele foi que a presença do amor torna pessoas comuns em família. O amor permite perdão, compreensão, aceitação, respeito, equilíbrio, paz e segurança.

A hora do almoço foi um momento de gostosa comunhão e confraternização. Os jovens haviam preparado um cantinho especial onde os casais puderam tirar fotos. Foi muito bom ver todos assim juntos usufruindo aquele momento especial.

A tarde o nosso palestrante abordou o tema: “CONSTRUINDO A PONTE ENTRE PAIS E FILHOS”. Enquanto pela manhã ele focalizou o casal, á tarde deteve-se mais com o relacionamento entre pais e filhos baseando-se em Malaquias 4.6. Tomou como exemplo o grande rei Davi, que foi um faz tudo, mas um péssimo pai. Explanou quatro erros de Davi como pai: 1º – Davi sempre transferiu responsabilidades intransferíveis. Não existe terceirização na vida familiar. 2º Davi foi capaz de enfrentar o gigante Golias, mas incapaz de olhar nos olhos dos filhos 3º Em momento algum Davi confrontou os seus filhos quando estavam errados. 4º Davi e suas atitudes fizeram brotar no coração de Absalão ódio. Ele disse que não se pode minimizar problemas entre os filhos. A conversão dos filhos os salva da tragédia.

O dia passou muito depressa. O presidente da paróquia irmão Celson Hoffmann agradeceu ao pastor Iran por ter aceitado nosso convite e ter sido um instrumento de Deus em nosso meio; agradeceu ao grupo de louvor, aos jovens e a todos que colaboraram para o êxito desse evento. Como pastor local também não podia deixar de agradecer ao irmão Celson e sua esposa Irene e ao irmão Neri Giese e esposa Luciane, presidente e tesoureiro da paróquia respectivamente, pelo encabeçamento de toda a organização. Com uma oração de gratidão e intercessão para que os ensinamentos recebidos se transformem em realidade foi encerrado o Encontro.

Pastor Ivo Lídio Köhn