Senhor, conte comigo – Porque sou membro do teu corpo

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

Senhor, conte comigo – Porque sou membro do teu corpo

O corpo humano é constituído por muitos e diversos membros com funções específicas, mas que trabalham em harmonia sob a coordenação da cabeça. Quando um membro é afetado por alguma coisa todo o corpo sofre essa agressão e também se une em defesa do órgão afetado.

Cada membro no seu lugar tem a sua função específica e precisa desenvolvê-la para que tudo funcione em completa harmonia e haja produtividade. A perna não pode ser braço e nem o braço a perna; a boca não desempenha a função do ouvido e nem o ouvido o da boca. Um também não pode dizer ao outro: “Não preciso de você!” Um membro depende do outro; há uma perfeita sincronia entre todos que resulta em saúde perfeita.

No corpo de Cristo da mesma maneira (ver 1. Co 12.12-27). Cada membro da Igreja é importante e necessário. Um precisa do outro porque ninguém é uma ilha. No vs 27 do texto acima citado diz: “Ora, vós sois o corpo de Cristo e individualmente seus membros”.  Através da fé em Jesus e sua aceitação como Salvador e Senhor nos tornamos membros da Igreja, corpo de Cristo, e somos guiados por Ele, que é o Cabeça da Igreja.

A minha responsabilidade como membro é muito grande. Não posso desesperar, mas tranqüilizar-me que, se o Cabeça da Igreja me orientar e guiar estarei fazendo a minha parte. E aqui está a minha primeira responsabilidade: Senhor, eu quero ouvir e aceitar as tuas orientações. A submissão e a obediência são fundamentais. A desobediência e a rebeldia deixam o corpo doente. Outra responsabilidade é respeitar e considerar o outro, mesmo ele pensando e tendo funções diferentes do que eu. Ninguém é dono exclusivo da verdade a não ser Cristo que disse: “Eu sou… a verdade…” (João 14.6) Porque sou membro do corpotambém tenho o compromisso de socorrer e auxiliar o outro quando ele não consegue desempenhar sua função sozinho ou se encontra fragilizado. Hoje o outro precisa de mim, amanhã eu posso necessitar do seu socorro. Aquele que está mais próximo de mim e carece de auxílio é meu próximo a quem, segundo Jesus, eu preciso amar como a mim mesmo. Quem torna essa hegemonia do corpo de Cristo possível é a ação do Espírito Santo que habita em cada crente e aí temos mais uma responsabilidade: Porque sou membro do corpo de Cristo preciso ser sensível e flexível à orientação do Espírito Santo e distinguir a sua voz de todas as outras que ecoam dentro de mim. Há um só Espírito que atua e se todos se deixarem guiar por ele teremos a unidade do corpo de Cristo apesar da sua diversidade de membros.

Por estarmos inseridos no corpo de Cristo nem poderíamos agir de outra forma do que dizer: “Senhor, conte conosco! Estamos ao teu dispor para tudo que for necessário para a saúde e o vigor do teu corpo!” Não podemos sentir-nos intrusos ou estranhos no corpo de Cristo, mas a vontade e soltos em nosso lugar.

Quero acentuar a importância da cabeça no corpo. Faltando a cabeça o resto do corpo perde sua razão de existência, pois lhe falta a voz de comando, de orientação, lhe faltará sua razão de ser. Se Cristo for deixado de lado e sua vontade e seus preceitos não forem considerados teremos um corpo morto, frio, inerte; apenas uma associação, uma entidade, um clube .

Você, caro leitor, já é um membro do corpo de Cristo ou apenas um sócio da sua denominação e encara a Igreja apenas como clube de serviço? Grandes coisas Deus pode e quer fazer em tua vida, quando te colocares a disposição do Senhor para integrar o seu corpo; fores submisso e obediente ao cabeça; considerares e respeitares os outros membros; auxiliares os mais fragilizados e obedeceres à voz do Espírito Santo.  Que Deus te abençoe e transforme num membro eficiente no corpo de Cristo!