Membro

Autor: Pr. Dorival L. Seidel

Durante  a  segunda  Guerra  Mundial,  um  capelão  numa  ilha  do  Oceano  Pacífico construiu  uma  capela  de  oração  com pedaços  de  madeira  de  navios  que  as  ondas haviam  jogado  sobre  a  praia.  Talvez  não  fosse  uma  beleza  de  estrutura,  mas  os  cultos  realizavam-se  ali,  o  Evangelho  era  pregado  e o  nome  de  Deus  era  louvado.  Este  santuário  da  ilha  é  um  quadro  do  que  o  Salvador  está  fazendo  para  edificar  a  sua  igreja.  O  Senhor  não  salva  apenas  aqueles  que  tem  um  gênio  bom,  uma aparência  atraente,  uma  personalidade  simpática   ou  um  carácter  forte.  “Deus  escolheu  as  cousas  loucas,  as  cousas  fracas,  as  cousas  humildes,  e  as desprezadas…” I Co 1.27,28.  As  pessoas  que  o  mundo  considera  fracas,  loucas,  desprezíveis,  quando  perdoadas  em  graça  e  maravilhosamente  renovadas  no  Senhor, tornam-se  membros  do  corpo de  Cristo.    Refletir  sobre    esta  verdade  pode  ser  uma  experiência  santificante.  Nós  podemos  nos  alegrar  porque  o  Senhor  constrói  a  sua Igreja  com  “madeira  sem  destino”.  Por  isto  eu  posso  fazer  parte  do  rebanho  de  Cristo.

    “Somos  membros  do  Seu  corpo.  Grande  é  este  mistério,  Cristo  e  a  Igreja”,  Ef. 5.30-32.  Os  membros  de  um  corpo  humano  são  diferentes  entre  si.  Mas  todos obedecem  às  ordens  do  cérebro.  A  Igreja  de  Cristo  compõe-se  de  pessoas  de  diferentes  povos.  Eles  tem  dons  diferentes.  Mas  há  um  denominador  comum  para  eles. Todos  querem  viver  na  dependência  de  Jesus,  o cabeça  do   corpo.  A  sua  vida de  fé  começou  com  esta decisão: “Senhor  Jesus,  dispõe  de  mim”.  Que  cada  um  de nós  exercite  diariamente  viver  sua  vida,  em  todos  os  setores,  obedecendo  ao  seu  Senhor:  no  pensar,  no  olhar,  no  falar,  no  comer,  no  vestir  e  na  aplicação  de  seus bens  materiais.

Segundo  Walter  B. Knight  há  sérias  falhas  nos  membros  das  Igrejas.  5 % dos  membros  arrolados  na  igrejas   não  existem  mais.  10 %  dos  membros  não  são arrolados.  20 %  nunca  oram.  25 % nunca  lêem  a  Bíblia.  30 % nunca  freqüentam a  Igreja.  40 %  nunca  contribuem  para  qualquer  setor  da  Igreja.  70%  nunca  se  engajam em  quaisquer  atividades  da  igreja. 80 %   nunca  tomam  parte  nas  reuniões  de  oração. 90 %  nunca  realizam  o  culto  doméstico.  95 %  jamais  ganharam  uma  alma  para Cristo.  Esta  alarmante  constatação  faz  me  perguntar,  que  tipo  de  membro  sou  eu??

Pode  uma  pessoa  ser  considerada  cristã  sem  unir-se  a  uma  igreja?  Sim,  é  possível.  Mas  ela  será  semelhante  ao  estudante  que  não  vai  a  escola,  ao  soldado  que não  comparece  no seu  quartel, ao  cidadão  que  não  paga  os  impostos  nem  vota,  a  um  vendedor  sem  fregueses,  a  um  autor  sem  leitores,  ao  tocador  de  tuba  sem orquestra,  ao  jogador  de  futebol  sem  equipe,  a  um político  sem  eleitores…  Isto  mostra,  a  necessidade  que  cada  membro  tem  de  ter  a  sua  Igreja,  a  sua  denominação  e nela  servir  ao  seu  Senhor.

Ouvindo  um  excelente  grupo  coral,  fiquei  muito  impressionado  com  a  beleza  do  seu  canto.  Como  meu  coração  se  emocionou  quando  os sopranos,  contraltos,  tenores e baixos,  todos  em  uníssono  juntaram-se  numa  só  poderosa  voz  para  proclamar  o  louvor  e  a glória  de  Deus.  No  coro, desdobraram-se  em  partes  individuais  e  a harmonia  era  arrebatadora,  a  interpretação  das  estrofes  quase  incolor.  Nós  na  qualidade  de  membros,  “cantamos” diferentes  partes  em  nosso  trabalho  para  o   Senhor. Temos  diferentes  antecedentes,  personalidades  e capacidades.  Mas  nosso  trabalho  em  conjunto,  para  Ele,  pode  resultar na  mais  linda  “harmonia”  de  trabalho.   Em  lugar de  apreciarmos  esta  mescla,  temos  a  tendência  de  exigir  conformidade  com  nossos  padrões particulares.  É  agradável  ver  membros  de  diferentes  estilos,  capacidades  e peculiaridades,  apresentando  em  harmonia  o  mesmo  tema,  isto  é,  o  amor  e  as  declarações  do  Senhor  Jesus Cristo.  Quando  alguém  desafina  e  não  segue  o  Líder,  isto afasta  a  harmonia  básica.  Não  é  básico  que  o  membro  ao  meu  lado  canta  a  mesma  voz,  mas  é  básico,  que ele da  sua  forma,  contribui  para  o  mesmo  tema  geral,   a causa  de Cristo.

Que  cada  membro  Congregacional  esteja  sempre  intimamente ligado  com  Ele   e  firmemente  engajado  na  gloriosa  Obra do  Senhor.

Pr. Dorival L. Seidel