Senhor, conte comigo – Como servo (a)

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

Senhor, conte comigo – como servo (a)

Uma das coisas que mais me impacta na definição da palavra “servo (a)” é: alguém sem vontade própria. Um (a) servo (a) (escravo (a)) na antigüidade não possuía vontade própria. A vontade do seu senhor, seu dono era a sua vontade. Conhecemos o lado escuro da escravidão e glória a Deus que ela foi abolida. Hoje cada trabalhador é digno do seu salário e tratado como ser humano e não como um animal. O cristianismo contribuiu muito para isso.

Em João 15.15 Jesus declarou: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi do meu Pai vos tenho dado a conhecer”.  Jesus trata os seus como amigos; isso é um privilégio e uma graça enorme. Numa relação de amizade dessas um pode contar sempre com o outro. Não é maravilhoso saber que em Jesus Cristo temos o melhor amigo, alguém mais achegado que um irmão; alguém com o qual ainda podemos contar quando todos os outros nos voltaram as costas.

Nossa relação com Ele, porém, deve ser de servos, pois em Lucas 17.10 Jesus também nos diz: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”. Um conhecido hino diz: “No serviço do meu rei eu sou feliz…” Porque somos felizes quando servimos ao Senhor? Porque nos sentimos úteis e desincumbimos um dever, uma responsabilidade, um débito para com aquele que deu sua vida por nós; porque podemos ser coparticipantes da edificação do seu reino. A vontade dele deve ser a nossa vontade. Ele precisa crescer em e através de nós. Esse servir a Cristo deve acontecer com liberdade, espontaneidade e alegria; jamais como um jugo ou uma obrigação pesada.Foi exatamente essa mudança nos escravos dos nobres romanos que conquistou muitos deles para Cristo. Perceberam que agora como cristãos eram melhores servos do que antes.

Como é bonito ver a unidade do povo de Deus numa igreja, quando todos arregaçam as mangas e colaboram nos mais variados serviços que ali se fazem necessários: voluntários para ajudar na Escola Bíblica, para cooperar na classe dos adolescentes, para liderar os jovens, para cantar nos corais e nos conjuntos, para integrar as diretorias, para visitar as viúvas e os órfãos, para colaborar no departamento feminino, para trabalhar nas promoções, para trazer suas ofertas, para ajudar em reformas e construções etc. Dá uma tristeza muito grande quando no início do ano, nas assembléias, tantos não comparecem exatamente por lhes faltar o espírito de servos (as).

O Filho de Deus assumiu forma de servo e disse a seu respeito: “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo, tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em regate por muitos”. (Mateus 20.26-28) Ele foi capaz de fazer o trabalho de escravos ao lavar os pés dos seus discípulos, quanto mais nós devemos dispor do nosso tempo e dos nossos recursos para servir-lhe!

Sim, a mentalidade deste século está mais para o “ser servido” do que para “servir. O egoísmo prepondera e é justamente por essa razão que temos uma onda cada vez mais crescente de insatisfação, descontentamento e lamúria. O segredo do bem estar, da felicidade está justamente no servir, no preocupar-se mais com o outro, do que consigo mesmo.

Caro leitor! Será que o Senhor pode contar contigo para ser seu (sua) servo (a)? Nesse mês lembramos o quanto Ele fez para nos prestar o maior de todos os serviços: a salvação. O cantor sacro expressa isso assim no hino 103 do HEC: “Por ti somente, ó pecador, por ti provei do inferno o horror… Que fazes tu por mim?…” Coloque-se a serviço desse maravilhoso Senhor agora mesmo e experimente o prazer da Sua amizade!

 

Pastor Ivo Lídio Köhn