Vª. Assembléia Geral do CLAI em Buenos Aires

Sob o lema “A graça de Deus nos justifica, seu Espírito nos liberta para a vida” realizou-se nos dias 19 a 25 de fevereiro a Vª. Assembléia Geral do Conselho Latino Americano de Igrejas no Colégio WARD na província de Buenos Aires, Argentina.
A tarde estava reservado para as inscrições dos participantes, tendo representantes das igrejas filiadas ao CLAI (mais de 150) de Honduras, El Salvador, Porto Rico, Panamá, República Dominicana, Equador, Bolívia, Colômbia, Chile, Cuba, Panamá, Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil. Organismos e membros fraternos também enviaram seus representantes. A abertura foi segunda-feira à noite na Igreja Pentecostal Bíblica Cristiana sob a direção do secretário do CLAI para a região Rio de La Plata, com a apresentação de todas as cinco regiões que formam o CLAI e muitas saudações de representantes das mais variadas organizações. A mensagem estava ao encargo do bispo Julio Murray, da Igreja Episcopal do Panamá.
Todas as manhãs tiveram devocionais muito abençoados numa grande barraca armada no gramado da chácara do Colégio Ward, um local muito bonito, na qual estava armado o altar ao centro. Um grupo de louvor e coral especialmente ensaiados dirigiu o louvor e a adoração com a participação de um grupo de coreografia. Cada dia uma região era responsável pelo culto. Foram momentos muito ricos, onde os representantes das diferentes culturas a América Latina se uniram para cultuar a Deus. As mensagens foram muito profundas e bem colocadas pelos encarregados. Depois todos se dirigiam ao salão das sessões plenárias que eram lideradas pelo presidente do CLAI Bispo Julio César Holguin e seus assessores da Junta Diretiva.

Nos devocionais da manhã.
Foram realizados Foros Teológicos onde se avaliou os documentos que as regiões haviam produzido, sempre com dois preletores que manifestavam sua opinião e após havia as manifestações do plenário. Os temas foram: “Ministério, Carisma e Poder” / “A Igreja e os desafios éticos” / “Espiritualidades e Identidades” / “Diaconia e Evangelização” / “O direito a vida plena”. Cada delegado integrava um grupo que se reunia para debater o tema e fazer sua avaliação. A síntese dos grupos era apresentada sempre no dia seguinte.
Nessa Assembléia também se elegeu a nova Junta Diretiva para os próximos seis anos numa eleição muito disputada. Foi eleito novo presidente do CLAI o bispo Julio Murray, da Igreja Episcopal do Panamá. O Brasil conseguiu colocar 4 representantes nessa nova Junta Diretiva: O bispo Maurício de Andrade da Igreja Episcopal, atual presidente do CLAI Brasil, de Brasília; a Eleni Rangel, da Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo; a Rosilea Wille da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, de Brasília e o Emanuel Brito, da Igreja Metodista de São Paulo.

Alguns barsileiros como o novo presidente do CLAI na Assembléia
As refeições foram servidas no próprio Colégio e os alojamentos eram em Hotéis e instituições de Buenos Aires. Na quinta-feira, dia 23, à noite realizou-se próximo ao Obelisco, no centro de Buenos Aires, um ato público onde personalidades ilustres que se empenharam para a superação da violência em defesa da paz foram homenageadas. Na manhã de sexta-feira receberam homenagens especiais algumas pessoas acima de 80 anos e que deixaram sua marca na história do CLAI, como o bispo Pagura e o Reverendo Emílio Castro.
Na terça-feira à noite tivemos a alegria e o privilégio de podermos realizar uma reunião nas dependências do Hotel Bauen, onde estávamos alojados, com Dr. Felix, o secretário de Missões da Junta de Ministérios Globais de nossa Igreja nos EUA e representantes da nossa Igreja na Argentina e representantes da Igreja Discípulos de Cristo da Argentina, Paraguai e Porto Rico. O objetivo foi nos conhecer melhor. No outro dia também tivemos um momento sozinhos com o secretário e relatamos a ele sobre o trabalho da nossa Igreja trazendo-lhe alguns anseios.

Reunião no Hotel com Secretário da Junta
Paralelamente às atividades dos membros plenos da Assembléia foram realizadas muitas outras atividades envolvendo as mulheres, os jovens e demais visitantes onde temas da atualidade e de interesse do CLAI foram abordados por pessoas previamente designadas para isso.
Está de parabéns a região do Rio de La Plata que organizou e hospedou essa Assembléia pela forma brilhante que recebeu a todos, os mais de 500 participantes desse evento. Podíamos sentir mais uma vez como sob a cruz e a palavra de Deus caiem por terra as diferenças de raça, cultura, idioma e costumes. Somos gratos a Deus pela oportunidade de poder representar a Igreja Evangélica Congregacional nesse evento e desejamos à nova Junta Diretiva muitas bênçãos para os desafios dos próximos seis anos de supervisionar as secretarias regionais e lutar pela unidade do povo de Deus!
Pastores Dorival Seidel e Ivo Köhn