Senhor conte comigo – Para a edificação do teu reino

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

R  E  F  L  E  X  à O

      Senhor conte comigo – Para a edificação do Teu reino.

                 A palavra “edificação” direciona nosso pensamento para o setor de construção e montagem. Mesmo que a tecnologia já facilitou em muito essa tarefa, a mão humana, a participação dos homens não pode ser dispensada.

A palavra “reino” nos lembra um rei que domina sobre uma determinada área e dos súditos que são submissos a esse rei, que tem o compromisso de zelar para que eles tenham segurança e qualidade de vida.

Que reino é esse para o qual o Senhor quer e precisa contar conosco? Em João 18. 36 Jesus declara a Pilatos: “O meu reino não é deste mundo.” E em Lucas 17. 21 Jesus diz: “Porque o reino de Deus está dentro de vós.” Fica bem claro que não se trata de um reino visível, mas do domínio espiritual do rei Jesus sobre os corações de todos aqueles que o recebem como Salvador e Senhor de suas vidas. No Sermão da Montanha, em Mateus 6.33 Jesus disse: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Com isso Ele colocou como prioridade a vida espiritual, o relacionamento do ser humano com Deus, ter a certeza de ser cidadão desse reino e súdito do rei Jesus. Em Romanos 14. 17 Paulo escreve: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Não é isso que vemos e sentimos na realidade dos países e reinos deste mundo, mas é isso que o Espírito Santo proporciona aos corações que fazem parte deste reino de Deus. Em outras palavras esse reinoaqui é constituído pela Igreja Invisível, formada por todos os que foram lavados e purificados pelo sangue de Cristo e são seus discípulos, independente de denominação, cor, nacionalidade, cultura etc. No fim dos tempos esse reino sairá da invisibilidade e somente ele subsistirá sob o reinado de Cristo, pela eternidade afora; os demais reinos cairão e desaparecerão segundo os ensinos do Apocalipse.

Como podemos colaborar com o Senhor na edificação desse reino?  Primeiramente precisamos fazer parte desse reino através da fé em Jesus Cristo, tornando-nos filhos (as) de Deus conforme João 1.12: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. Assim estaremos sob os privilégios e as responsabilidades deste reino. E quais seriam essas responsabilidades?

  1. Precisamos nos manter fiéis à constituição desse reino, a qual encontramos na Bíblia Sagrada, a palavra de Deus aos homens. Essa deve ser “Lâmpada aos nossos pés e uma luz para os nossos caminhos”. (Salmo 119.105)
  2. Precisamos dar o nosso testemunho de vida, mas também verbal sobre os privilégios que gozamos nesse reino, para torná-lo atraente aos que ainda não o conhecem.
  3. Esse reino precisa ser edificado em nossa própria vida através do zelo sobre a nossa santificação e consagração. Não devemos desleixar a leitura da Bíblia e a oração.
  4. A minha inserção em uma Igreja local requer que também ali eu edifique o reino de Deus empenhando-me pelas coisas da minha Igreja, sendo um membro ativo e não passivo, assumindo meu lugar e fazendo a minha parte.
  5. Preciso ser vigilante e atento para não ser desviado “do caminho” porque “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Não sabemos dia e nem hora quando esse reino virá para seu estabelecimento definitivo. “Conserve o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3.11)

Para que a população desse reino possa crescer e ser aprimorada o Rei Jesus precisa de você e de mim; da nossa boca, dos nossos olhos, das mãos, dos nossos pés e dos nossos ouvidos. Sejamos obreiros que se colocam ao seu dispor “a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1. Pedro 2.9) Cada alma salva é um tijolo a mais na edificação e conclusão desse reino.

Você já é cidadão desse reino e já integra o quadro de construtores do grande Mestre Jesus? Vamos trabalhar e atuar enquanto é dia, antes que venha a noite. Diga: “Senhor conte comigo – para a edificação do teu reino!”