Se todos na Igreja fossem como eu

Todos nós já lemos ou ouvimos que em Israel há o Mar da Galiléia e o Mar Morto. Ambos formados pelo mesmo rio, o Jordão. O Mar da Galiléia é cheio de vida, com águas doces e frescas e grandes cardumes de peixes. Mas o Mar Morto, as suas águas têm vinte e cinco por cento mais salinidades que a dos oceanos. Ali não existem algas, nem peixes, e até as aves que sobrevoam o lago muitas vezes caem mortas, envenenadas por seus gases sulfurosos. Por que o Mar Morto é tão estéril? Porque ele só recebe. As águas do Jordão chegam ali e não seguem adiante. Evaporadas pelo sol forte, e contaminadas pelos depósitos de minerais, ficam salgadas e estagnadas. O Mar Morto é uma ilustração viva do que acontece com o ser humano quando ele só recebe, absorve e se esquece de dar, ajudar, repartir…. O Mar da Galiléia nos lembra que a saúde está condicionada ao fato de passarmos adiante aquilo que recebemos. Em nossa meditação desse mês queremos analisar nossa vida de cristãos, baseados em quatro perguntas, que li certa vez em uma Bíblia e que tocou meu coração, para refletirmos sobre nossa vida e serviço no Reino de Deus.

1 – Se todos fossem a Igreja com a freqüência que eu vou, como os cristãos cresceriam espiritualmente? O Salmista Davi expressa no Salmo 122.1“Alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor”. Exatamente pelo fato que ele sabia que a Igreja era mais que tudo para ele, a casa do seu Deus. O lugar onde ele se encontrava de uma forma mais intensa com o Senhor e Salvador de sua vida. O local onde podia com alegria cantar e agradecer a Deus por cada bênção derramada, pelo cuidado, e sustento que Deus lhe dava diariamente. O lugar onde junto com muitos outros irmãos glorificavam a Deus, e através da comunhão com os demais, era fortalecido na fé e crescia espiritualmente. Ele não ia para agradar seu “pastor”, ou algum outro membro, mas para estar na presença de seu Deus.

Muitos “cristãos” têm-se desacostumados a ir a Igreja. Os motivos ou desculpas para tal, tem sido os mais diversos: não gosto do pastor, da sua mensagem, de um ou outro irmão… e aos poucos a pessoa vai se afastando. Não vê, mais a Igreja como casa de Deus, ou então não quer ter um encontro ou compromisso com Ele. Agora quando precisa da igreja, ela deve estar ali, para atender os seus desejos.

Por outro lado, quando raramente vai, ainda critica que sua igreja está parada, sem vida, morta… Sem perceber que é nele que a vida espiritual está parada, ou morta. Será que isso não tem acontecido com você também? Sua igreja está crescendo espiritualmente? O que você tem feito para que isso aconteça? Tem com alegria participado, convidando outros irmãos, compartilhando bênçãos, cantando com toda a força de teus pulmões em louvor e gratidão pelas bênçãos, e buscando sempre a presença de Deus? Com certeza se fizer começar a fazer isso, e despertar nos demais esse desejo de estar diante de Deus, logo, logo as pessoas começaram a participar mais e com a mesma alegria de Davi, aceitaram seu convite para ir à Casa do Senhor. Quando cada um deixa de lado as reclamações e faz a parte que lhe cabe, a igreja é vivificada, e cresce espiritualmente. Se todos fossem à igreja como você vai, será que ela mudaria, ou cresceria?

2 – Se todos orassem como eu oro, como o Reino de Deus seria abençoado? Pense uma vez: Quanto eu oro por dia? Quanto tenho orado pela minha Igreja? Pelo meu pastor? Pela conversão dos pecadores? Pelas programações da Igreja? Como eu quero que minha igreja seja abençoada, seu eu não tenho orado por ela? Como desejo que a mensagem toque os corações dos pecadores, e não oro por eles nem pelo pastor que ali está pregando? Se todos na minha igreja orassem da mesma forma que eu oro, será que haveria mais ou menos bênçãos sendo derramadas? Se a vida vai mal se a família vai mal, se a igreja vai mal, com certeza é porque está faltando oração de cada pessoa, para que Deus possa começar a derramar bênçãos grandiosas.

É fácil criticarmos quando alguma coisa não dá certo: quando a mensagem não toca, quando a diretoria faz algo errado, quando as coisas vão mal. Agora ao invés de fazermos isso, vamos fazer algo que é mais fácil ainda: orar. Orar por cada programa, por cada evento, por cada membro, por cada pastor (sim pelo pastor também e muito, pois muitos não sabem as lutas que ele passam durante a semana, até chegar o momento de levar a palavra de Deus, mesmo que ele ora, com certeza a mensagem e o trabalho serão mais abençoados se você orar por ele também). Muitas vezes queremos só absorver coisas boas e fantásticas da Igreja, mas o que temos feito por ela?

Com certeza quando mais você orar pela sua igreja, mais e mais ela será uma bênção para você e para todos os demais membros, e até para sua cidade e pais.

3 – Se todos ofertassem como eu oferto, como seria a igreja? Vivemos na época do consumismo desenfreado, onde o que mais desejamos é ganhar mais e melhor. Agora quando se trata do assunto de dar ou ofertar, muitos se ofendem, se afastam, outros fazem de conta que nem escutam, ou então se decepcionam com a igreja.

Em muitos lugares as pessoas reclamam quando precisam dar dez reais a mais para a igreja, mas muitas vezes são os primeiros a murmurar quando a igreja não está bem limpa, quando a pintura está feia, quando faltam hinários, quando o pastor não é o que eles gostariam que fosse… Mas pergunto: o que temos feito na área financeira par mudar isso? Porque acho muito o anual da igreja, mas não acho demais o que gasto com festas, bebidas, ou diversão?

Por isso pensamos: se todos dessem para a Igreja o que eu dou, será que seria melhor ou pior? Será que existiria igreja ainda? Conseguiria pagar os gastos da igreja e o pastor? Se eu me lembrar deles somente quando preciso de um ofício da igreja, ou quando morre alguém, será que ela vai ainda existir neste momento?

Eu tenho certeza, que basta querer para que eu possa fazer mais pela minha igreja, Deus me dá 100% de tudo o que tenho e sou, será que é demais dar para o seu reino 10 % como sinal de gratidão e amor ao Senhor que deu sua vida por mim? Será que tenho feito a minha parte: contribuído, ofertado, dizimado para minha igreja? Lembramos que Jesus falou: Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” Mt. 22.21. Louvo a Deus por aquelas pessoas que tem compreendido isso e estão com fé mantendo a igreja.

4 – Se todos servissem como eu sirvo, como seria minha igreja? “Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” Mt. 20.28. Acredito que tudo o que falamos acima poderia ser diferente se houvesse na igreja de Jesus, mais pessoas dispostas a servir. Infelizmente muitos cristãos pensam que estão na igreja para serem servidos. Sento-me no meu lugar e quero ser bem servido, do contrário reclamo, critico, me afasto, ou troco de igreja. É isso acontece e muito quando a mensagem pegou no meu pé, quando alguém me fala algo que não gosto de ouvir, quando deixam o meu orgulho ferido.

Por vezes como cristãos esquecemos que o nosso Cristo, de quem deriva o nosso nome, foi levado à cruz por amor a sua igreja. Ele foi insultado, caluniado, chicoteado e morreu por ela. Em momento algum ele reclamou, ou decidiu abandonar sua igreja. Porque suportou tudo isso? Porque mesmo sendo o Filho de Deus, veio a este mundo para servir. Foi ele que destacou: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, seja esse que vos sirva; quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o filho do homem…” Mt. 20.26-28. Ele nos deixou o exemplo e insistiu para que dentro do seu reino/igreja fossemos servos.

Mas será que eu tenho servido? Em que estou servindo? Se todos servissem como eu, minha igreja seria melhor? Se você é servo, mostrará através do exemplo para os demais que é servindo que nos tornamos importantes, que é servindo que nos tornamos grandes, como diz Jesus. Alguém afirmou que cristão que não é servo, é como uma árvore sem frutos, como um poço sem água. Infelizmente é como o mar Morto.

       Olhando para essas quatro perguntas, vamos nos questionar: com o que a minha vida mais se assemelha: com o Mar da Galiléia ou com o Mar Morto? Será que ha verdadeira vida cristã dentro de mim, ou só sais sulforosos que matam? O profeta Ezequiel no Cap. 47, profetiza que um dia Deus fará sair uma água do limiar do templo em Jerusalém, tornando-se um rio que entrará no mar Morto, tornando suas águas saudáveis, trazendo vida abundante nele, e por todo o lugar que este rio passar se encherá de vida, de árvores frutíferas, de peixes e animais. Sim somente Deus é que pode transformar um cristão mar morto, através do Rio de águas vivas de sua palavra, em um cristão cheio de vida espiritual. Por isso abra sua vida e coração para o Senhor Jesus, deixe-o transformar-lhe por dentro, e você passará com certeza a ser um cristão, que se alegra em estar na casa de Deus, que ora pela sua igreja, com contribui com alegria e gratidão e que serve com amor. Um cristão que não apenas gosta de receber, de absorve, mas de dar, de ajudar, de compartilhar a vida em Jesus Cristo. Que Deus torne isso realidade em cada vida, em cada Igreja, com membros que servem ao seu Senhor de coração. Amém.