Jesus, o médico para os doentes

E sucedeu estando ele em casa à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos, ora, vendo isso os fariseus perguntavam aos discípulos: por que come vosso mestre com publicanos e pecadores? Mas Jesus ouvindo disse: os sãos não precisão de médico, e sim os doentes, ide, porém e aprendei o que significa, Misericórdia quero e não holocaustos, pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.   Mt. 9:10-13.

Doenças sempre fizeram parte da vida humana, e trazem grande sofrimento e tristezas.ela nos priva de muitas coisas, tira de nós aquilo que gostamos, e assusta a toda a humanidade. Mas a doença que mais nos faz sofrer se chama pecado, pois ela interfere em todos os aspectos de nossa vida, levando-nos a viver de forma miserável e dolorosa. Entretanto Jesus veio a este mundo para mudar isso, ele é o médico que cura, não apenas o nosso corpo, mas também a nossa alma.

A Doença chamada Pecado – O fato de Jesus estar constantemente cercado por pessoas humildes, de má fama, e considerado grandes pecadores, sempre escandalizou os líderes religiosos da época, como os fariseus. Eles achavam se ele fosse um profeta, não deveria se misturar com pessoas dessa espécie. Certamente também chegavam a acreditar que o próprio Deus, não gostava de tais pessoas, mas eles sim por serem religiosos deveriam ser os preferidos de Deus. Entretanto o Senhor Jesus sempre foi claro que Deus, apesar de detestar o pecado, ama imensamente cada pecador, e deseja ardentemente libertá-lo do domínio do pecado. E o fato de Jesus estar sempre cercado por pessoas assim, prova isso, pois Deus não olha o tamanho do pecado, mas sim o coração humilde que é capaz de reconhecer seu mal e clamar pela misericórdia de Deus.

Os sãos e os doentes – A bíblia mostra que mais uma vez lá estavam os fariseus criticando Jesus por estar na companhia de publicanos e pecadores, diziam eles, como se quisessem dizer que eles próprios não eram pecadores. Foi nesse momento que Jesus lhes respondeu, usando uma frase tão conhecida em nossos dias: “os sãos não precisam de médico, e sim os doente… pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” Mt. 9.12-13. Jesus mostra claramente que somente quem reconhece ser pecador, é que também poderá clamar pela misericórdia de Deus, enquanto quem se considera bom e certo em todos os momentos, não vê motivos para se arrepender de algo. Ele quer dizer, que como dificilmente uma pessoa que está sempre bem de saúde, vai em busca de um médico. Entretanto, se a pessoa sentir-se mal, ou uma dor, é nesse momento que ela procura quem pode lhe ajudar ou socorrer. Da mesma forma acontece na vida espiritual, muitas pessoas não reconhecem que são pecadoras, e por isso acham que não precisam de Deus, ao passo que outras que reconhecem que pecaram, buscam arrependidas o perdão divino.

Tomar o Remédio Certo –Imagine alguém estar com uma terrível doença e chegar para o médico e dizer que é apenas uma simples dor de cabeça, recebe um remédio, mas ele não faz efeito para a verdadeira doença que a pessoa tem. O que fazer? A única solução seria procurar novamente o médico falar dessa doença, contar os sintomas para assim receber o remédio eficaz. Assim acontece também quando a doença é o pecado. Jesus lembra, é um versículo de Oséias 6:6, “Misericórdia quero e não sacrifícios, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”. Destacando mais uma vez, que nossas obras, ações e religiosidade, não tem valor perante ele, se não estiver acompanhado de arrependimento sincero, ou seja são remédios que não ajudam.

Os judeus tinham costume de oferecer sacrifícios de animais e aves pelos seus pecados, o que com o tempo tornou-se apenas em tradição, achando que o simples fato de fazer garantia que Deus os consideraria justos. Entretanto Ele sempre alertou que sem arrependimento não há justificação. Isso nos mostra que se Jesus por vezes estava entre os pecadores, era por que estes estavam dispostos a deixarem os seus pecados, e mudar de vida andando conforme a vontade de Deus, aceitavam o remédio certo e eficaz. Pois se considerar justo (sem pecado), é o mesmo que estar doente, sem reconhecer. Mas ser justificado por Jesus, é reconhecer que se está doente espiritualmente , e a única solução é clamar e ser curado por Jesus, ou seja, reconhecer o pecado, e arrependido buscar o perdão e ser justificado por meio de Jesus. Então reflita sobre isso: qual o remédio que você tem tomado para a ‘doença do pecado’? Boas obras, negar o erro, tentar esquecer? Ou reconhece sua situação e clama pelo perdão de Deus? Jesus afirma que não veio chamar justos, mas pecadores para serem curados, justificados e receber a vida eterna, no céu.

Muitas pessoas acham que somente os outros fazem coisas erradas, e elas não, por isso estão vivendo como os fariseus que se achavam certos e todos os demais eram pecadores, porque só conseguiam ver erros e defeitos nas outras pessoas, enquanto eles se julgavam sempre certos e bons. Entretanto Jesus disse bem claro, que veio para salvar os pecadores, e não os que se consideram justos e certinhos. Aí está a importância de reconhecermos que somos pecadores e só podemos ser salvos pela graça de Deus, e não por nossos esforços ou sacrifícios.

A cura de todo o pecado – ‘Se porém andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus seu filho nos purifica de todo o pecado. I Jo 1:7.Certa vez diante de centenas de pessoas um pregador falou sobre o texto de I Jo. 1:7, onde nos é afirmado que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Entre os ouvintes estava uma senhora de 73 anos de idade que ficou emocionada com o que ouviu. Ele realmente havia dito: perdoa todo o pecado? Não podia acreditar, nunca ninguém lhe havia falado isso. Isso significaria que não há pecado por maior ou mais antigo que seja que não possa ser limpo pelo sangue de Jesus Cristo? Apesar de ter ocorrido a quarenta anos atrás ainda pesava-lhe na consciência um pecado. Precisava certificar e falar com o pregador. Depois da pregação dirigiu-se até ele e perguntou: é verdade o que você disse, Deus perdoa os pecados ainda hoje? E não existe pecado que não possa perdoar? O pregador confirmou o que havia dito, e insistiu que o próprio Deus foi quem afirmou isso e ele jamais mente (Tito 1:2) e prosseguiu dizendo: – A única condição que Deus impõe é que a senhora se arrependa do pecado e o confesse a ele. A senhora já confessou o seu pecado a Deus? – Mas eu pequei contra o meu marido, será que mesmo assim Deus me perdoará? – Então confesse o pecado também a seu marido foi à resposta. Porém ela tristemente disse: – não é possível, pois ele já morreu. Então ela confessou que havia traído o seu marido, enquanto este estava na guerra. E desde então nunca mais teve paz. O evangelista lhe mostrou que uma vez aceitando Jesus como salvador, e confessando a ele todo e qualquer pecado, mesmo aqueles cometidos contra alguém que já morreu, são lavados pelo sangue que Jesus derramou na cruz do calvário. A anciã fez o que ele lhe disse e após tantos anos de tormento e tristeza pelo seu pecado, finalmente encontrou o perdão e a paz que buscava, e ainda afirmou: – Eu quero servir e seguir esse Deus tão amoroso que pagou um preço tão alto na cruz, para perdoar o meu tão grande pecado.

Quantas pessoas que durante anos tem carregado a culpa de pecados, e isso as aflige mais do que uma terrível doença. Muitas outras vivem tristes, desanimadas, estressadas e até com depressão e não sabem qual é a causa, tentam esquecer ou abafar em sua consciência pecados passados, e vivem infelizes. Que conforto e alegria encontramos nessa palavra do Senhor que afirma, que o sangue de Jesus, nos purifica de todo o pecado. Pois do contrário ninguém seria salvo, ninguém chegaria ao céu, pois lá o pecado não entra, contudo o sangue que Jesus derramou na cruz, tem poder purificador e restaurador, perdoando-nos e purificando nossa vida para assim sermos aceitos por Deus. Não podemos esquecer as palavras que o pregador disse aquela senhora: que Deus impõe simplesmente que a pessoa se arrependa de seu pecado e o confesse perante o Senhor Jesus, rogando pelo seu perdão, e procurar nunca mais cair no mesmo erro. Não interessa a quanto tempo aquele pecado foi cometido, mas sim que Jesus é o único que pode e quer tirá-lo de sua vida e acabar com o sofrimento que ele tem lhe causado. Faça como àquela senhora, confesse todo o seu pecado a Jesus e verá como a paz invadirá sua vida e provará uma cura espiritual e até problemas físicos serão solucionados.

Então vale ou não a pena ter um encontro com esse Deus que derramou seu sangue para nos purificar de todo mal, e nos trazer a paz e a salvação que tanto clama a nossa alma. Você já experimentou o maravilhoso perdão de Jesus? Quantas são as pessoas que vivem atormentadas por erros do passado? Quantas são aqueles que não encontram paz, alegria de viver, nem conseguem dormir direito por causa de seus pecados? Que tal acabar com isso agora? Basta arrependido clamar pelo perdão de Deus, pois ele afirma: o sangue de Jesus seu filho nos purifica de todo o pecado. I Jo 1:7. Saiba que ele veio exatamente para curar você que vive afligida pela doença do pecado. Isso é promessa de Deus para nós hoje e torna-se real na vida de quem nele crê. Busque a Jesus, pois ele é o único médico daqueles que reconhecem a doença do pecado. Amém.