Quadro de Família – Louvor e Gratidão

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Nesse mês de Junho em muitas das nossas igrejas realizam-se os cultos de Ação de Graças pela Colheita, nos quais as bênçãos de Deus são focadas e é despertado o sentimento de gratidão a Deus pelas dádivas a nós concedidas. As pessoas trazem produtos da terra nas igrejas do interior e enfeitam o altar para proporcionar um ambiente visível das bênçãos e enfatizar o sentido do culto. Depois cada um deposita sua oferta especial de gratidão diante do altar. É um momento especial na vida da igreja.

Aqui estamos abordando a questão do louvor e da gratidão no âmbito familiar. Nenhuma família deveria tomar suas refeições sem antes agradecer e louvar a Deus, pelo privilégio de tê-las. Em quantos lares do mundo há carência das mesmas e se passa fome.

Se você como pai de família tem um trabalho e uma maneira de ganhar seu pão e sustentar sua família honestamente, louve e agradeça a Deus por isso. Há muitos desempregados que gostariam de ter esse privilégio.

Se você tem uma casa para morar, um abrigo para sua família, que é o seu lar, louve e agradeça a Deus por isso; mesmo que não seja ainda a casa dos seus sonhos. Quantos há que moram embaixo da ponte ou na rua, não conhecendo o aconchego de um lar!

Se Deus lhe deu filhos, louve a agradeça a Ele pelos mesmos, pois o Salmo 127. 3  diz: “Herança do Senhor são os filhos, o fruto do ventre, seu galardão”. Há muitos que gostariam de tê-los e não lhes foi concedida essa graça.

Se você possui ainda os pais, louve e agradeça a Deus pelos mesmos, pois quantos são órfãos de pais ausentes ou já falecidos. Visite uma vez orfanatos para ver a carência que tais crianças possuem de pais presentes.

Louve e agradeça a Deus pelo seu marido, que está ao seu lado como companheiro, amigo e pai de seus filhos, tentando prover o sustento da casa. Quantas mulheres precisam criar seus filhos sozinhas!

Louve e agradeça a Deus pela sua esposa, que está ao seu lado como auxiliadora idônea, companheira, amiga, mãe de seus filhos. Que seria da sua casa, dos seus filhos, de você sem ela?

Louvem e agradeçam a Deus pela liberdade que vocês têm como família de viver a vossa fé, de ler e ouvir a palavra de Deus, de freqüentar livremente sua igreja.

Louvem e agradeçam a Deus também pelas dificuldades e tribulações pelas quais ele permite vocês passarem, pois as mesmas contribuem para aprimorar vossa fé e trazê-los para mais perto dele.

Onde o espírito de louvor e gratidão predomina, a casa é mais alegre e a família mais forte para enfrentar mais facilmente os desafios da vida. Por isso nunca esqueçam o que diz o salmista no Salmo 103.1-2: “bendize ó minha alma ao Senhor e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum só de seus benefícios”

Pastor Ivo Lídio Köhn