Encontro Regional – JEC Oeste – PR

1O dia 28 de Abril de 2013 foi muito especial para os jovens da JEC Oeste do Paraná, pois se realizou o I Encontro Regional de Jovens para o ano de 2013, nas dependências do Centro Cultural de Pato Bragado. Foi desenvolvido o tema: “TRANSFORMERS”, pelo Pr. Jaime Pufal da Paróquia de Horizontina – RS.

A programação teve início pela manhã, com a direção e saudação do Presidente da JEC Oeste PR, Pastor Licenciado Valdir Braun, o qual deu as boas vindas a todos com as palavras de Romanos 12: 1 e 2 e após apresentou as caravanas. As jovens Daniele e Maressa, de Pato Bragado fizeram a leitura bíblica de Efésios 3:14-21 e oração, respectivamente. O Pastor Adimar Pufal (Pastor local) e o Pastor Bruno Giese (Presidente Regional) também trouxeram a sua saudação.

Depois de um abençoado momento de louvor dirigido pelo grupo da paróquia de Nova Santa Rosa, fomos abençoados com a primeira mensagem do Pr. Jaime Pufal que iniciou falando do filme Transformers, onde os robôs Autobots representam o bem e os robôs Decepticons representam o mal e fez uma comparação entre o real e o imaginário, baseado no texto bíblico de Mateus 24, abordou sobre vários aspectos da nossa vida em que precisamos ser “Transformers”, mas vivemos camuflados:

– Na vida social: Já mentimos na infância, tentando jogar a culpa sobre os outros.  No trabalho, vivemos como mascarados, nem sempre conseguimos mostrar quem realmente somos, não conseguimos agir com sinceridade.
– Na vida pessoal: Alguns vivem tanto na mentira que passam a acreditar na sua própria mentira. Como temos nos comportado nas redes sociais? Precisamos saber quem somos! Somos imagem e semelhança de Deus.

– Na família: Maior dificuldade em ser “Transformers”. Porque existe tanta frieza de coração? Quanta infidelidade familiar.
– Na Igreja: Usamos uma roupagem de cristãos, muitas vezes com uma fachada bonita e o interior podre. Tudo menos pureza e santidade. Somos sal da terra e luz do mundo, mas enquanto o sal estiver dentro do saleiro, não vai salgar nada, assim como nós somente dentro da igreja, também não podemos fazer a diferença, temos que sair e mostrar quem realmente somos, mostrar a nossa luz para o mundo.
– Com Deus: De Deus não se zomba! Não existem “Transformers” de fachada para Deus, Ele não quer superficialismo, precisamos ser autênticos e assumir as nossas fraquezas e pecados perante Ele.

Pr. Jaime finalizou a mensagem dizendo que está na hora de não nos conformarmos com este século, está na hora de sermos “TRANSFORMERS” pela renovação de Deus e vivermos na boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Ao meio dia, foi servido um delicioso almoço no Parque de Exposições e a tarde foram realizados os esportes nas seguintes modalidades: Futebol masculino e feminino, voleibol misto, corrida revezamento 4×100 m e 100m livres e a modalidade novidade deste encontro: o pimbolim.

Após uma linda tarde de comunhão e esportes a programação da noite iniciou com uma apresentação de coreografia pelo grupo de jovens de Pato Bragado. Em seguida, o Pastor Estagiário Ivan Fernando Dickel saudou a todos os presentes com a leitura bíblica de Romanos 8:1-11 e na seqüência tivemos mais um momento de louvor.

O Pr. Jaime Pufal iniciou a segunda mensagem desafiando os jovens a tomar iniciativa na obra, para o crescimento do reino de Deus, enfatizando que Deus pede para que coloquemos a nossa vida e os nossos dons à disposição, em resposta ao Seu chamado, tendo como resultado uma vida de real entrega. Deus não quer que vivamos escondidos e camuflados, pois temos em nossas mãos, o poder de dar vida a outras pessoas através do evangelho, transformando a realidade, simplesmente fazendo o que devemos fazer através do trabalho na igreja, através dos ministérios, como: escolinha bíblica, visitas evangelizadoras, com a elaboração de programas e com evangelismo corpo a corpo.

Não devemos nos contentar em ficar escondidos, pois o texto de Efésios 3:20 e 21 enfatizam que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais e finalizou a mensagem motivando a todos a contribuírem para a obra de Deus sem desculpas e ainda orou para encerrar este momento especial.

Houve a entrega da premiação dos esportes pelo Pastor Licenciado Henrique S. Sarmento e pelo jovem Jhonatan Veit, os quais agradeceram a colaboração e compreensão de todos. O Pastor Licenciado Valdir Braun e o Pastor Adimar Pufal agradeceram a colaboração e a presença de todos no Encontro e o Pastor Adimar Pufal encerrou o programa com uma oração, agradecendo pelas bênçãos derramadas.
Agradecemos a Deus por este dia cheio de bênçãos e de comunhão com os irmãos e também agradecemos ao Pr. Jaime Pufal que nos transmitiu o recado de Deus e nos alertou para uma missão: de sermos TRANSFORMERS no meio em que vivemos.

Na paz de Jesus,

Valnise Rosane Schmitt – Secretária Jec Oeste – PR