O Deus que cura

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

Em Isaías 61. 1-2 lemos: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”. O nosso Deus é um Deus que cura, que restaura que ressuscita que renova e transforma; por isso é o médico dos médicos.

Toda a enfermidade, todo o mal físico, emocional ou espiritual está relacionado ao pecado, à transgressão das leis do Criador; razão pela qual traz muito sofrimento. Se não houvesse pecado não haveria sofrimento e necessidade de cura.

Já no Éden percebemos o Deus que cura, quando açoitados pela desobediência ao Criador, os nossos primeiros pais se refugiaram atrás dos arbustos e quando expulsos com a condenação proferida sobre cada um deles receberam a promessa de que da sua descendência viria aquele que pisaria a cabeça da serpente, ou seja, venceria a Satanás.

Na cura do leproso Naamã em 2. Reis 5. 14 lemos: “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo”. O Deus de Israel curando um estrangeiro.

No Novo Testamento temos muitos milagres e curas de pessoas, as quais com fé chegaram a Jesus e foram curadas dos seus tormentos e das suas dores. Percebemos que essas curas não foram apenas de corpo, físicas, mas também espirituais.

Deus cura os males físicos hoje através dos médicos, aos quais concedeu sabedoria e entendimento para descobrirem a origem das nossas enfermidades e os remédios que combatem esses vírus ou bactérias. Sempre digo que os médicos e as enfermeiras são os anjos de Deus a caminhar pelos corredores e quartos dos hospitais. Ele também age de forma direta em resposta às nossas orações.

Deus cura os males espirituais provocados por uma vida desregrada, afastada Dele mediante a Sua palavra e o Seu Espírito. Para isso Ele usa seus obreiros: pastores, missionários, evangelistas e todos os cristãos consagrados a Ele.

Deus cura namoros em crise, amizades desfeitas. Deus cura os casamentos em crise, nos quais cada um só machuca o outro. Sua graça é infinita e seu amor sem limites. Ele cura toda sorte de relacionamentos que não estejam caminhando bem, porque Ele cura de dentro para fora.

Deus cura a Igreja, quando está adoentada em sua vida de fé e amor para com os (as) irmãos (ãs) na fé. Deus cura a depressão quando as pessoas o buscam com integridade de coração.

Deus também sara as feridas que nossos erros rasgam em nossa alma com o bálsamo do seu perdão e da sua misericórdia. Ele liberta dos traumas do passado e rompe qualquer poder que esteja freando nossa fé. “Quem, pois, o Filho libertar verdadeiramente será livre”. (João 8.36)

Deus cura a dependência das drogas, quando de coração a pessoa crer nele e está disposta a seguir as suas orientações. Enfim, nosso Deus é o Deus dos impossíveis.

Para que a cura de Deus chegue a nós precisamos olhar para a cruz de Cristo e lembrar as palavras de Isaías 53.5: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

Há, porém, um detalhe: Deus não pode ser obrigado ou forçado a nada, porque Ele e a sua vontade são soberanos. Se o próprio Filho de Deus declarou: “Não se faça a minha e sim a tua vontade”, quanto mais nós devemos fazê-lo. O poder curador de Deus não pode ser usado para mercadejar a palavra. Muito se bate hoje na tecla da cura imediata em um grande número de denominações religiosas, usando-se inclusive de charlatanismo e de testemunhos pagos para impressionar, impactar a platéia e fazer Marketing da sua placa de igreja.

O Deus que cura necessita de nós como seus agentes de cura em nossos relacionamentos diários. Ele quer que nossos olhares não ferem e machucam os outros; que nossas palavras sejam agradáveis e cheias de vida e não de veneno mortífero;  que nossas ações sejam edificantes e animadoras; que sejamos o bom perfume de Cristo, ou sal da terra e luz do mundo.

Pastor Ivo Lídio Köhn