A Fonte da Vida

Autor: Pr. José Luiz Kollenberg

Como vai você? Esta de bem com a vida, ou tem algo que lhe aflige a alma? Talvez, já tem concluído que para você não existe solução, pois seu problema ninguém pode resolver, alias vem o sentimento de que ninguém se importa com você ou com seu problema, sua dor. Existe sim solução para o seu problema, você é muito importante, tanto para Deus quanto para muitas pessoas. A questão é, buscar na fonte certa. Neste mês estaremos falando sobre; A FONTE DA VIVA.

No relato bíblico, registrado no evangelho de João capitulo 4, encontramos o diálogo entre Jesus e a mulher samaritana. Este encontro foi marcante, pois Jesus pede um pouco de água física, (versículo 7)  lhe oferecendo água da vida, espiritual,  que saciaria justamente a sua sede interior, da qual há muito tempo estava procurando insaciavelmente nos prazeres do mundo, (versículo 14). Ao encontrar o mestre, ouvir e crer, (ver.15), recebe vida nova e satisfação de todo seu ser. Sua vida não andava bem, (vs. 16-18).

A água representa a vida, “água viva” (João 4:10), no sentido natural significa água potável, que flui de fonte. Espiritualmente significa a salvação(“dom de Deus”)em Cristo, fonte de vida eterna a jorrar. A Água viva, é o Espírito Santo (Jo 7, 39). que gera no nosso coração uma vida nova, isto é, a vida de Deus. Assim como sem água não há vida, sem Jesus não ha Salvação. A partir do encontro com Jesus, muda todo o ser. O testemunho é outro, não apenas se alegra com Jesus, mas leva outros a Cristo.(v.28-29).

A mulher samaritana sabia que os seus pais adoraram a Deus, (v. 20), ela era uma descendente de Abraão. Hoje diríamos: Era filha de cristão, nascida em berço cristão, mas vivia uma religiosidade tradicional apenas. Um simples sócio denominacional, que não tinha uma vida satisfeita, pois buscava preencher seu vazio nos prazeres carnais e vícios. vivia apenas uma religiosidade e não uma conversão e consagração devidamente genuína. Foi necessário um encontro pessoal com Jesus. Isso talvez falta em sua vida querido leitor, por mais que viva na igreja, sendo filho(a) de cristãos. Ser apenas religioso, sem uma experiência pessoal com Jesus, não é suficiente para receber água viva que sacia e liberta. É preciso um verdadeiro encontro com Jesus. Não podemos adorar a Deus nem estar de bem com a vida espiritual se fizemos de maneira apenas racional ou emocional. Devemos sim é deixar o espírito controlar as emoções e sentido humano. Jesus ensina a maneira como adorá-lo verdadeiramente, “em espírito e em verdade”, João 4:24. um dos segredos do verdadeiro adorador é adorar em espírito e verdade. Não adianta você dizer uma coisa e sentir outra, é preciso abrir seu coração a Deus, e colocar exatamente como se sente, expressando sua oração sincera, e não ficar lendo orações escritas por outros.

Aprendemos que as emoções devem ser controladas pelo espírito. Com tudo isso, não estamos desvalorizando as emoções humanas, mas apenas colocando-as nos seus devidos lugares. Na questão espiritual não depende de estímulos externos, mas vem de dentro para fora, até mesmo em meio às tribulações. Por isso Jesus reprova a avareza e ansiedade, (Mt. 6:25-34) quais  procuram muitas vezes controlar a pessoa pelo sentimento e razão humana. A vida deve ser guiada e controlada pelo Espírito, no qual o Espírito de Deus age, e todo ser obedece e conseqüentemente sente-se bem. Os sentimentos não podem ser ignorados, mas não podemos ser controlados por eles. Quem vive movido por sentimentos será uma pessoa instável e sempre desconfiada em relação às coisas de Deus.

Nosso compromisso e fidelidade ao Senhor também não podem depender apenas de sentimentos. Ter equilíbrio, não sermos movido pelo entusiasmo nem detidos pelo desânimo. Importante é, estarmos determinados a continuar nosso trabalho até o fim. Emoções negativas podem ser ameaçadoras sim, mas devemos apresentá-las ao Senhor em oração para que Ele as controle pelo seu Espírito. “Lance a ansiedade a Deus e ele cuidará de você” (1ª Pe. 5:1). A ansiedade prejudica nossa vida em todos os sentidos, mas principalmente espiritual. Pois ela é resultado de pensarmos, (conscientes ou inconscientemente) que Deus não é maior que o meu problema. E o diabo pode facilmente se aproveitar da situação de ansiedade para injetar a idéia de que Deus não o ama, pensando “se Deus me amasse não estaria assim”. E também a sugestão de Satanás é de que “Deus o abandonou! Agora você esta só.” É importante nesta hora expressar este sentimento, mas não concluir que seja assim, devemos lembrar o que a Palavra de Deus diz, e nela se apegar e crer. Creia que Deus pode modificar qualquer situação. Não existe “buraco tão profundo”, que o Senhor não possa estender sua mão e livrar alguém de lá.  “Para o homem é impossível mas para Deus não”, (Mt. 19:26).

Você não estará bem por fora, se não estiver bem por dentro ( Pv 15.13). Que o Deus da esperança nos encha de toda alegria e paz, pondo nossa confiança nEle, para que transbordemos de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Permaneçamos na fonte da vida, a qual nos proporciona um bem estar na vida física e espiritual, tanto neste mundo quanto para eternidade. (leia em sua bíblia os textos indicados).

Aceite você também a água da vida que o Senhor Jesus oferece. Receba o Salvador, pondo sua vida em ordem, deixe-O satisfazer sua vida, aliviar sua dor, sua angustia, medo, preocupação e ansiedade. Estando você também de bem com a vida. Que Deus abençoe a todos, na sua graça e paz.

Amém.

Pr. José Luiz Kollenberg