Deus Presente

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

Quantos (as) filhos (as) crescem sem um pai presente, porque nunca o tiveram, porque os abandonou ou porque faleceu quando eram pequenos. Isso é muito triste. Senti um pouco desse drama, dessa carência visitando minha namorada quando trabalhava num Lar de Crianças, com órfãos.

Como cristãos, mesmo não tendo o pai carnal, temos o maravilhoso privilégio de ter um pai celeste sempre presente em nossa vida. Davi, no Salmo 139.7-10 escreve assim: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá”. Como onipresente Deus está em todas as partes ao mesmo tempo. Sua presença enche o universo como a camada atmosférica envolve o globo terrestre. Nada passa despercebido a Ele; seus olhos tudo vêem e seus ouvidos tudo ouvem. Isso é deveras confortante aos Seus filhos, mas serve também de alerta e exortação para que andemos sempre em Seus caminhos.

Quando Jesus despediu-se dos seus discípulos no monte das oliveiras declarou em Mateus 28. 20: ”Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Quando um filho sabe e sente que o pai está perto, fica mais tranqüilo e seguro, mesmo que não consiga vê-lo. Um menino ainda dormia quando o pai saia para o serviço e quando à noite ele retornava o filho já estava na dormindo novamente. Então combinaram que o pai entraria no quarto do filho para olhá-lo e dar-lhe um beijo. Como sinal de que havia estado ali faria um nó no cobertor. Constatou-se na escola que esse menino era um dos melhores alunos. O nó no seu cobertor de manhã ao acordar dizia-lhe: “Meu pai esteve aqui! Ele me ama e se importa comigo”! Se você crê em Jesus Cristo Deus está contigo. Ter a certeza de que maior é aquele que está conosco nos tranqüiliza e motiva a prosseguir e perseverar.

A palavra de Deus está repleta de textos que falam da presença de Deus na vida de seus filhos e suas filhas. Em Sofonias 3.17 lemos: “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”. No Salmo 23.4 Davi exclama: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum; porque tu estás comigo”.

Que prova você pode apresentar a respeito dessa presença de Deus em sua vida? Quantas vezes já escapou de um acidente grave? Foi sorte? Não! Foi a mão de Deus que te protegeu. Repentinamente lhe veio uma idéia luminosa sobre algo que não conseguia entender. Foi Deus que lhe iluminou.  Alguém vem ao seu encontro e lhe diz exatamente as palavras que você precisava ouvir naquele dia. Isso não é acaso, mas prova da presença de Deus.

Deus está presente quando você está passando por momentos de alegria e vitória, mas jamais te deixa quando as coisas começam a escurecer e nada parece dar certo. Nesses momentos Ele te carrega em Seus braços. Essa certeza nos dá forças e tranqüilidade para enfrentar qualquer situação, porque maior é aquele que está conosco, presente, do que qualquer coisa que possa levantar-se contra nós. “Se Deus é por nós, quem será contra nós”? (Rm 8.31).

Se isso é válido para cada um individualmente, quanto mais para a sua igreja, da qual Cristo disse que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16. 18) Em Ap . 12-13 está escrito a esse respeito: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de couro”. Jesus está no meio de sua Igreja. Por esse motivo nenhuma perseguição conseguiu acabar com ela e Satanás também não poderá derrotar-te por que “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. (Sl 34.7)

O compositor sacro diz na primeira estrofe do hino: “Vivifica-nos, Senhor: “Deus presente está conosco, pronto todos a salvar/ Sobre as almas sequiosas, quer sua bênção derramar!  Manda, oh! Manda as ricas chuvas da tua bênção, Salvador! Imploramos! Esperamos! Vivifica-nos, Senhor”!

Pastor Ivo Lídio Köhn – Presidente