Jesus – O Cordeiro de Deus

Autor: Pastor Paulo Aguilar

 

JESUS: O CORDEIRO DE DEUS!

“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse:

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do Mundo!” Jo.1.29.

Em uma das primeiras aparições publicas de Jesus quando adulto, João Batista o apresenta a seus discípulos como O Cordeiro de Deus. Um dos motivos certamente foi porque nos tempos antigos era costume os povos pagãos sacrificarem seus filhos a seus deuses, para demonstrar devoção. De certa forma o povo de Israel também tinha uma lei que os filhos mais velhos (primogênitos) deveriam ser ofertados a Deus em sacrifício (Êx. 13:13-15), entretanto para demonstrar seu amor e diferença para com os deuses pagãos, o Senhor Ordenou que os filhos mais velhos deveriam ser resgatados (substituídos) por cordeiros.  Mas a grandeza do amor de Deus se revela no fato de que, enquanto homens ofertavam seus filhos a deuses falsos, o Único e verdadeiro Deus, oferta o seu Filho, como sacrifício pelos homens. Por isso Jesus é conhecido como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

O Cordeiro – Para todo o povo judeu a figura do Cordeiro era muito conhecido, pois desde a sua origem esse povo criava ovelhas. Entretanto para eles também na sua religiosidade o cordeiro tinha um significado  importante. Vamos lembrar um pouco sobre essa relação existente: Em uma das muitas vezes em que a Bíblia apresenta o sacrifício de Cordeiros a Deus em Gn. 22 nos é contado a história do Sacrifício de Isaque, e como na ultima hora Deus proveu um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar. Depois já no Livro de Êxodo 12, encontramos a história da primeira Páscoa e como o sangue do Cordeiro, marcado nas portas das casas foi a forma de salvar o povo de Israel da morte dos primogênitos. Já em Lv. 16, o cordeiro tornou-se um dos animais que deveriam ser sacrificados, pelos sacerdotes a Deus, com o objetivo de receber perdão de pecados. Mais tarde o profeta Isaías (Is. 53). Profetiza e descreve o Messias prometido como o Cordeiro que é sacrificado para salvar a muitos.

No Novo Testamento encontramos João Batista, filho de sacerdote, que durante toda a sua vida viu os cordeiros sendo levados ao Templo para serem sacrificados pelos pecados do povo, reconhece em Jesus, O Messias que Deus prometera, e o apresenta como O Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo. Já no Livro do Apocalipse a palavra cordeiro é uma palavra chave. Ela ocorre pelo menos 29 vezes. Apresentando Jesus como O Cordeiro que venceu tudo e todos, e que com poder e majestade castigará os ímpios, e junto com os salvos reinará para sempre.

Interessante também é lembrar que em Gn. 22 o Cordeiro foi oferecido por uma só pessoa: Isaque. Já em Êxodo 12 o Cordeiro foi sacrificado para salvar toda afamília e em Lv. 16, como sacrifício por todo o povo de Israel. Mas aqui, quando João apresenta a Jesus:  “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1.29. Tanto Judeus, como Gentios foram beneficiados pela graça salvadora de Deus, ou seja, todo o mundo.

O Cordeiro de Deus – Até a vinda de Jesus eram os homens que davam os seus melhores cordeiros (sem defeito e sem Mácula) como sacrifício pelos seus pecados. Conforme a ordem de Deus sacrifícios no meio do povo de Israel eram freqüentes e até virou tradição, todo a vez que queriam se aproximar de Deus, primeiro ofereciam sacrifícios pelos pecados, e geralmente cordeiros eram ofertados.

Entretanto no caso de Jesus, foi Deus quem deu o seu Cordeiro (Jesus) sem defeito, sem pecado, para ser sacrificado pelos nossos pecados. Mais uma vez isso nos revela que a Salvação não depende de nós, mas de Deus, nada do que o homem fez ou pode fazer é capaz de salvá-lo da condenação eterna. Mas um único e grandioso gesto de Deus, em misericórdia e amor, salva a todo o pecador que o aceita e nele crê. Ele por meio de Jesus precisou vir até nós, precisou ser o sacrifício perfeito, derramar o seu sangue inocente e puro, precisou revelar a grandeza de seu amor através do sacrifício de Cristo, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna Jo. 3.16. O povo de Israel ofereceu a Deus milhares de Cordeiros durante gerações, mas Jesus,  foi o único e suficiente Cordeiro oferecido por Deus aos homens, uma só vez (Hb. 10.12). Os cordeiros dos homens nunca poderiam tirar pecados (Hb. 10.4), mas o Cordeiro de Deus é o único que nos purifica de todo o pecado (1 Jo. 1.9). Todos os que foram oferecidos pelos homens eram cordeiros simbólicos; mas Jesus é o verdadeiro Cordeiro de Deus.

O Cordeiro de Deus que tira o Pecado do mundo – A bíblia mesmo afirma que Deus não se agradava com a constante tradição que virou esse sacrifício de cordeiros pelo seu povo, pois ofertavam sem amor, sem arrependimento pelos pecados, mas por costumes (Is. 1.11-17). Nem mesmo se todos os animais do mundo fossem oferecidos em sacrifício a Deus não poderiam pagar o pecado de um homem sequer, quanto mais de todo o mundo. É nesse momento que Deus oferta o seu filho, o único capaz de pagar pelos pecados do mundo todo. Todos os cordeiros foram insuficientes para tirar até mesmo um único pecado. Mas Cristo é o Cordeiro de Deus, todo-suficiente, que tirou todos os pecados de seu povo, (Hebreus 9:26).

Ele se ofereceu de boa vontade para ser o sacrifício pelo nosso pecado, por isso Isaias o descreve que como Cordeiro mudo foi levado ao matadouro (Is.53.7). Veio única e exclusivamente para ser o sacrifício em nosso lugar na cruz do Calvário.

Por outro lado como é maravilhoso saber que ele tem poder para tirar todo o pecado de nossa vida. Para ele não há pecado grande demais que não possa perdoar, mas ao mesmo tempo nem pecado pequeno demais que ele não venha a se importar. Ama a todo o pecador, anseia e espera que toda a pessoa reconheça sua situação como pecadora (Rm. 3.23), e em humildade e arrependimento se prostre a seus pés clamando por misericórdia e perdão. Lembrando que diante dele não há como esconder ou negar um pecado, muito menos justificar ou culpar alguém, pois tudo isso somente piora nossa situação e nos afasta dele. Assim como ele é o único Cordeiro de Deus que tira a todo pecado, a única forma de nos livrarmos do pecado e reconhecendo e confessando diante dele (Is. 1.18).

Para concluir, eu gostaria que você pela fé olhasse para Jesus agora, e o visse como João Batista o viu, como O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Inclusive o teu e o meu pecado. Por mais que você se sinta culpado por algo, ou tenha cometido erros e pecados em sua vida, esse Cordeiro diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mt.11.28). Não precisamos fazer sacrifícios ou grandes obras para sermos aceitos por Deus. Ele enviou seu filho pra ser o sacrifício em nosso lugar, tirando assim nossas culpas e pecados, e nos dando acesso direto ao Pai. É isso que nós lembramos e comemoramos nessa época de Páscoa,  Deus sacrificando não um cordeiro, mas seu Filho, para nos purificar de todo o pecado. Você já agradeceu a Ele por Jesus, O Cordeiro de Deus que tira o Pecado do mundo? Pense nisso. Amém.