Jesus Cristo: Tudo em todos – Como a porta

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

Jesus Cristo: Tudo em todos – Como a porta

 

Porta é passagem de um lugar a outro, é transpor os limites, as divisas; para dentro ou para fora de um prédio, de uma moradia, de uma sala a outra, de uma situação à outra.

A Bíblia nos diz que todas as portas ou passagens deste mundo se resumem em duas categorias: porta estreita e porta larga. “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição; e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.”(Mateus 7.13-14) Por uma porta larga passamos com muitas coisas nas costas, nos braços, carregando ou levando; por uma porta estreita passa mal apenas nosso corpo, que dirá outras coisas. Jesus quis explicar claramente que aqueles que passam pela porta larga levam consigo tudo que se relaciona ao velho homem. Na estrada para onde essa porta conduz há espaço e liberdade para tudo, mas o final dela é a perdição eterna. Aqueles que entram pela porta estreita deixam antes a sua velha natureza com todos os seus pecados aos pés da cruz e passam pela porta como novas criaturas, bem leves, sem nenhuma carga. A estrada para onde essa porta conduz não permite muita bagagem, é íngreme e requer muito esforço para ser trilhada, mas o final dela é a glória eterna.

Jesus declara no capítulo do bom Pastor e das ovelhas em João 10. 9:Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”. Sem Jesus não há salvação. Boas obras, vida piedosa, religiosidade, fanatismo denominacional não nos fornecem acesso ao redil do Senhor, somente a fé em Jesus Cristo. Por isso João 1.12 diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem em seu nome”. Ele bate à porta do teu coração pedindo entrada e essa somente tem trinco pelo lado de dentro; depende somente da tua decisão de abrir e deixá-lo ser seu hóspede permanente.

Diante de quantas situações confusas e difíceis o cristão se encontra como peregrino na sua viagem pelo mundo temporário. Vale lembrar que para Deus não existem coisas impossíveis e para todas essas situações Jesus quer ser a porta, a passagem, o meio de transformação, de mudança. No nome de Jesus há poder conforme Atos 4.12: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Que situações seriam essas?  Um casamento em crise, uma família problemática, uma vida desesperada e sem sentido, uma enfermidade grave, problemas financeiros, relacionamentos difíceis etc. A juventude canta num conhecido corinho: “Sem Jesus não dá, não dá, não dá…” Ele é a única esperança. Quando desviamos nossos olhos e pensamentos dos problemas e conseguimos visualizar a Jesus como a porta de saída dos mesmos, nos soltamos das forças paralisantes do medo e pavor e somos atraídos e influenciados pelo brilho da luz que dele emana em nossa direção.

Muitos tentaram lutar contra Jesus e ignoraram em vida essa porta, essa passagem para uma vida melhor. Alguns, como o malfeitor arrependido, lograram êxito e ainda puderam passar por ela nos instantes finais de sua vida terrena, mas muitos outros mergulharam nas trevas do desespero e da perdição e tiveram que admitir com aquele imperador romano: ”Tu, Nazareno, venceste!”

A única porta de saída de tudo que está vinculado à tristeza resultante do pecado e a única porta de entradapara uma nova realidade de vida cheia de gozo, paz, alegria e vitória chama-se JESUS. Por isso Paulo pode dizer em 2. Coríntios 5.17: “E, assim,  se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.