38º Congresso Nacional da JEC

Dias 24 a 27 de janeiro de 2008 realizou−se o 38º Congresso Nacional da JEC do Brasil na cidade de Criciumal, RS sob o lema: “QUAL A VONTADE DE DEUS PARA A MINHA VIDA?” O preletor convidado foi o Pastor Iran Góes de Campo Mourão, PR O local foi o Parque de Exposições do município e Pastor Volmir Reips e esposa com seus jovens, paroquianos e autoridades municipais prepararam muito bem esse local. As delegações do Paraguai, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (inclusive o Pastor Hains Hattge de Apuí, Amazonas) chegaram até ao meio dia de quinta−feira, quando foram calorosamente recepcionadas, fizeram suas inscrições e receberam seu alojamento. Após as 16h todos com seus Ônibus e demais veículos fizeram uma carreata pelas principais ruas da cidade.

Às 20,30h deu−se a abertura do evento embaixo de uma tenda enorme alugada para esse fim e montada no estádio do Clube Tupi, ao lado do parque. A direção da JEC formou a mesa de honra com as autoridades presentes, destacando a deputada estadual Zilá Breitenbach, prefeito de Criciumal e presidente da Câmara de Vereadores, o presidente da IECB, Pastor Dorival Seidel, os quais saudaram os congressistas e após o Hino Nacional o Pastor Laerte Roos, como presidente da JEC do Brasil declarou aberto o evento e fez passar diante do palco todas as delegações com suas camisetas e as que apresentaram as camisetas mais bonitas foram premiadas cada uma com uma bola de Vôlei.

O louvor do Congresso esteve sob a responsabilidade do Grupo ART & JÚBILO de Guaira, que também cedeu seu equipamento de som e foi uma bênção em todas as programações. Na sexta e no sábado à tarde realizaram−se os esportes nas modalidades de Futsal masculino e feminino, Vôlei masculino e feminino e tênis de mesa masculino e feminino, cujos vencedores foram agraciados com medalhas no sábado à noite. Todos os esportes transcorreram num clima cordial e cristão. Os alojamentos, locais de esporte, refeitório, tudo ficava num complexo só do parque e facilitou o bom andamento de todo o evento. Foi gravado um CD das músicas do Louvor e também outro CD com fotos de diferentes momentos do Congresso e colocado ao dispor dos jovens congressistas.
No sábado de manhã foram desenvolvidos sete diferentes Seminários com assuntos relacionados à adolescência e Juventude:
1. “SÓ PARA RAPAZES” − Pastor Ivo Lídio Köhn
2. “SÓ PARA MOÇAS” − Gerli Köhn
3. “DEPRESSÃO” − Pastor Oswino Reschke
4. “MISSÃO INTEGRAL” − Pastor Lic. Charles Renner
5. “INFLUÊNCIAS” − Pastor Edison Lutzer
6. “POSSO TUDO” − Pastor Mauro Mohnschmidt
7. “LIDERANÇA” − Seminarista Daniel Mohnschmidt
Cada congressista optou por um dos seminários e todos eles estavam muito bem freqüentados e certamente foram de grande proveito a cada participante.

As quatro mensagens estiveram sob a responsabilidade do pastor Iran Góes, de Campo Mourão, Pr, o qual foi usado pelo Senhor para falar ao coração de cada congressista quando abordou os seguintes sub−temas:

1. A vontade de Deus para a minha vida − Emocional.
2. A vontade de Deus para a minha vida − Sentimental.
3. A vontade de Deus para a minha vida − Profissional.
4. A vontade de Deus para a minha vida − Espiritual.

Ele, com sua habilidade peculiar de brincar com a platéia, soube cativar a todos e colocar as mensagens de forma simples, mas enfática e compreensiva para todos. Sua família o acompanhou. Que Deus o abençoe em seu ministério onde quer que seja.

Vários grupos de coreografia fizeram suas apresentações e também números musicais da Banda Daniéis e da Banda Biophone foram apresentados. No sábado a noite um irmão de Condor, RS deu seu testemunho falando aos jovens como a graça de Deus o libertou do alcoolismo e restaurou sua vida, seu casamento e sua família. Deus também nos agraciou com dias de temperatura amena e agradável, incomum na época, o que muito contribuiu para o êxito deste Congresso. A tenda favoreceu a existência de condicionadores de ar natural, como dizia Pastor Volmir. Destacável também foi a presença de muitos pastores e suas esposas nesse congresso.
Foi lançado nesse Congresso um MANJEC diferente com estudos e devocionais diários. A diretoria da JEC do Brasil também lançou o projeto JEC EM AÇÃO, com o qual querem sair das arquibancadas e entrar no campo, ou seja, envolver a Juventude em ações sociais de benefício para todos. O tema de 2008 será: MEIO AMBIENTE. No próximo Congresso os melhores projetos serão expostos e premiados. Na sessão plenária no sábado á tarde foi decidido que a metade do lucro da JEC neste Congresso seja destinada para a construção da Casa de Retiros em Ijuí, RS e também que cada grupo juvenil faça algo em 2008 para apoiar a construção dessa obra.
No Domingo de manhã tivemos o encerramento onde se apresentaram os agradecimentos e todos os envolvidos receberam algum mimo como lembrança. Pastor Bruno Giese, de Itaipulândia, PR lançou o convite para o 39º Congresso em 2009. Após o almoço várias delegações rumaram para Ijuí, ao IBISEC, onde se deu o lançamento da pedra fundamental da Casa de Retiros.

A Igreja e todos os Departamentos da mesma estão empenhados na construção desta Casa de Retiros, a qual já está em fase adiantada e com as paredes quase levantadas. Logo em seguida JEC EM AÇÃO partiu para a primeira ação dentro do tema do ano MEIO AMBIENTE, plantando mudas de árvores próximas ao complexo da Casa de Retiros e da piscina. O nome dos jovens e das pessoas que plantaram as árvores foi catalogado.

Louvado seja Deus por mais esse evento de nossa Igreja! Obrigado à paróquia de Criciumal, seu pastor e esposa e sua diretoria e todas as equipes que nos hospedaram e serviram tão bem. Que cada um se preocupe mais com a vontade de Deus para a sua vida!
Direção da IECB