Jesus Cristo – Tudo em todos

Autor: Pastor Paulo Aguilar

 

                                     JESUS CRISTO: TUDO EM TODOS!

“Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele residisse toda a plenitude”. Colossenses 1.17-19.

Vivemos em uma época em que Jesus Cristo parece não ser mais o único e exclusivo Senhor da Igreja. Falo isso porque em muitos lugares pregadores tem dado mais ênfase a própria denominação e seus lideres do que ao Senhor Jesus. Há pessoas pregando que só a sua igreja salva, só a sua realiza cura, outras em que o objetivo de se ir para a igreja, não tem sido cultuar, adorar e render ação de graças a Jesus, mas sim buscar solução para o seu problema financeiro,  prosperidade: “venha para essa igreja e você vai ser rico, todos os seus problemas serão resolvidos”, e a própria pregação gira em torna somente de coisas materiais e terrenas, enquanto os pregadores mandam e desmandam em Jesus como se ele tivesse que fazer o que eles querem. Como se ele fosse o gênio da lâmpada que é chamado apenas para satisfazer desejos egoístas de lucro, prosperidade e curas, e nos outros momentos deve ficar assentado em seu canto. Será que não é para situações como estas que Jesus diz: “Estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim miserável, pobre, cego e nu”? Ap. 3.16-17. Está na hora da igreja e seus lideres olhar menos para o seu poder, e mais para o Senhor Poderoso, sobre tudo e sobre todos.

Quem é Jesus? Acredito que precisamos voltar à pergunta que Jesus fez a seus discípulos: Quem diz o povo que eu sou? (Mt. 16.13). Escrevo isso porque temos visto que a grande maioria das pessoas que freqüentam as igrejas nos dias de hoje, não conhecem de fato a Jesus. Por vezes é visto como um nome mágico que basta ser proferido e as coisas acontecem, mas sempre de acordo com o gosto do cliente. Poucos que como Pedro pode afirmar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” Mt. 16.16.

Alegro-me porque como Igreja, neste ano de 2008, vamos ter a oportunidade de estudar dentro de nossas comunidades, tudo aquilo que Jesus é e deve ser para a Igreja, tendo como objetivo cada vez reconhecermos a ele como Senhor, que quer ser tudo em todos.

No livro de Apocalipse, ele se apresenta as sete igrejas da Ásia como: “Eu Sou o Alfa e o Omega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que a de vir, o Todo-Poderoso.” Ap. 1.8.  O mesmo que na visão de João diz: “Não temas; eu sou o primeiro e o ultimo e aquele que vive…” Ap. 1.17-18. Ele É, hoje, o nosso Senhor, nosso Salvador, nosso Pastor, nosso Deus Todo Poderoso… E isso desde o princípio até o fim, sem chance alguma de mudar ou deixar de ser o Senhor da nossa vida e da Igreja.

Jesus Cristo: tudo em Todos! Quando Paulo escreveu sua carta aos Colessenses, podemos ver que aquela igreja também enfrentava heresias ameaçadoras que desvalorizavam Cristo.  Pessoas afirmavam que além de crer e seguir a Jesus era necessário seguir filosofias, leis de homens, adoração a anjos como intermediários e experiências místicas para alcançar a esfera espiritual (Cl. 2.4, 8,18). Ou seja ensinavam que Jesus não era suficiente para a Salvação.

Ao escrever a carta o “propósito de Paulo foi mostrar que Cristo é melhor, primeiro e principal dentre tudo. E o cristão precisa viver e refletir essa verdade. Ele enfatiza que os cristãos são enraizados e vivos nele, protegidos e completos nele, e é impossível viver uma vida sem ele. Revestidos de seu amor, com sua paz reinando em seu coração, sendo capacitados para fazer de Cristo o Primeiro em todas as áreas da vida” (Bíblia de Estudo das Profecias).

Em Cristo Reside toda a Plenitude – Há uma grande necessidade da Igreja reconhecer a grandeza, o poder e a majestade de Jesus como o único Senhor. Paulo o apresenta como Deus Eterno que sempre existiu, Ele é o Senhor que a tudo da à vida, e nos deu vida eterna através de sua morte, por isso precisa ser reconhecido como o Senhor da Igreja, aquele que tem tudo o que nós como seres humanos precisamos para sermos felizes e realizados na vida.

Se você quer algo de Deus, você encontra em Jesus. Tudo o que Deus tem para nos dar está em Jesus. Para todas as nossas necessidades, Jesus tem plenitude. Nele habita a plenitude. Plenitude de vida, de amor de paz, de perdão, de graça, de misericórdia, de Salvação… Enfim nele tudo é pleno, para que nós por meio dele tenhamos plenitude de vida. Plenitude significa mais que suficiente para tudo e todos. Em Cristo não existe recursos limitados, não há algo que seja impossível ou demasiadamente grande. Por isso se a Igreja, se o Cristão tem a Jesus como seu Senhor, e vive de acordo com a sua palavra, com certeza também terá plenitude de vida (Jo. 10.10). Ele sempre tem tudo para quem o busca. Contudo nele e em ninguém mais  devemos buscar essa plenitude de vida e Salvação. Se temos a Jesus não precisamos de ídolos, de imagens, de força interior, de coisas místicas e ocultas… “porque aprouve a Deus que, nele residisse toda a plenitude”.Onde você busca hoje sua plenitude?

Em Colossenses 1.19 e 20 a Bíblia Viva diz: “Porque Deus queria que tudo Dele mesmo estivesse em seu Filho. Foi por meio daquilo que seu Filho fez que Deus abriu um caminho para que tudo viesse a ele, todas as coisas no céu e na terra, pois a morte de Cristo na cruz trouxe para todos a paz com Deus através de seu sangue.” Jesus é o único em quem Deus realmente habitou plenamente, e por meio dele que habitar em nós, sendo o Senhor e Salvador da nossa vida, sendo o princípio e o fim de tudo em nosso ser, sendo tudo em todos.

            Será que Jesus tem sido tudo em sua vida e em sua comunidade? Será que a sua grandeza, majestade, soberania, mas ao mesmo tempo o seu amor e misericórdia já conquistaram o seu coração? Napoleão Bonaparte, que cobriu de guerra à metade da Europa, escreveu em seu diário ao final de sua vida: “Com todos os meus exércitos e generais, por um quarto de século não consegui subjugar nem um único continente. E esse Jesus, sem a força das armas, vence povos e culturas por dois mil anos.” E por quê? Exatamente porque Jesus não procura conquistar a força, com armas ou com guerras, mas ele conquista as pessoas com o seu amor, que nos foi revelado na cruz. Portanto, deixe Jesus ser o Senhor de sua vida, para que nele você possa ter plenitude de vida. Amém.