Conhecendo a realidade que nos cerca

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Cada um de nós sofre as influências da realidade em que vive. Essa realidade refere-se ao contexto natural ou familiar, cultural e espiritual. Precisamos   ser profundos conhecedores da nossa realidade para sermos felizes e úteis àqueles com os quais convivemos.

Cada servo de Deus precisa estar ciente disso quando é transferido de um lugar ao outro. Precisa inteirar-se dos usos e costumes de cada lugar, da cultura do povo, de como o seu antecessor trabalhava e inteirar-se da nova realidade. O ideal é conseguir a amizade e o respeito das pessoas para alcançar crédito.

Cada marido e cada esposa precisam  conhecer a realidade do seu casamento e lar. Não podem fazer vistas grossas e deixar a casa cair. Cada um deve ter a humildade de reconhecer seus erros, pedir perdão e perdoar o outro, esforçando-se para sempre melhorar. Não deve haver ganhador e nem perdedor, porque não se trata de uma competição.

Cada patrão deve conhecer a realidade dos seus funcionários, de onde procedem, que nível cultural e espiritual possuem, qual a sua capacidade, o seu desejo de aprender e crescer, a sua dedicação e o seu amor pelo trabalho que realizam.

Cada professor precisa inteirar-se da realidade de seus alunos para poder entender melhor a sua conduta, suas reações, sua aplicação ou não aos estudos e seu rendimento.

Nem sempre a realidade é aquela que gostaríamos de ter, mas podemos transformá-la com muita calma, perseverança e persistência, principalmente, como cristãos, pessoas convertidas e consagradas a Deus. Se o grande apóstolo Paulo escreve aos filipenses: ”Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4.13)  e aos coríntios: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Co 5.17). Será que não seremos capazes de mudar realidades desagradáveis em agradáveis; amaldiçoadas em abençoadas?  Claro que sim! Basta querermos e lembrar que o Senhor mesmo nos convida: “Invoca-me, e te responderei;  anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”. (Jr 33.3).

É uma total imprudência e irresponsabilidade alguém agir sem conhecer a realidade que o cerca. Colherá amargos frutos de rejeição e insucesso na grande maioria dos casos. Quem, porém, é profundo conhecedor da realidade onde vive, trabalha, estuda, atua, circula, terá maiores probabilidades de se dar bem, pois estará sempre atento e preparado para situações inesperadas.

Pastor, você conhece seu rebanho? Ovelhas, vocês conhecem o seu pastor? Marido você conhece a sua esposa? Esposa, você conhece o seu marido? Pais, vocês conhecem os seus filhos? Filhos, vocês conhecem os seus pais? Patrões, vocês conhecem os  seus funcionários? Funcionários vocês conhecem a sua patroa ou o seu patrão? Professor (a), você conhece os seus alunos? Alunos, vocês conhecem o (a) seu (sua) professor(a)?

Esteja sempre atento (a) para a sua realidade e serás exitoso (a) em teus propósitos.

Pastor Ivo Lídio Köhn