Linha 30 comemora 100 anos do início dos trabalhos

1O dia 15 de Dezembro 2013 foi um dia muito especial para a comunidade de linha 30 ajuricaba e para toda a Paróquia, pois foi à data escolhida para comemorarmos os 100 anos de inicio do trabalho congregacional em solo Ajuricabense.

Uma historia maravilhosa que inicia antes mesmo de 5 de novembro de 1913, mas em nosso livro de atas a data inicial é 5 de novembro de 1913 e foram 100 anos de bênçãos, lutas e desafios, 100 anos de conquistas,  vitorias e sementes lançadas. Jesus diz: todo aquele que quiser vir pós mim pegue sua cruz e me siga, e podemos dizer que foi um trabalho árduo, desafiador, mas de muitos bom frutos, Deus com certeza teve e tem um propósito muito especial  com essa comunidade, não sabemos se vamos lembrar de todas as bênçãos, só podemos dizer como diz o poeta no hino: Conte as tua bênçãos e dize-as quantas são e veras surpreso o que Deus já fez. E nesses últimos dias relembrando tudo o que Deus já fez nesta comunidade, só nos restar dar graças, de alguns desses frutos, dessa comunidade, que como tudo indica, iniciou seus trabalhos em meados de 1909, pois em nosso livro de atas no termo de abertura de 05/11/1913 faz menção que esse trabalho já existia a 4 anos antes e era atendido pelo Pastor E. Müller, e denominava-se nesses 4 anos EVANGELCH LUTERICH SANT YOHANES (EVANGELICA LUTERANA SÃO JOÃO) e localizava-se na linha 27 onde permaneceu até o ano de 1977 quando transferiu-se para linha 30.

100 anos em um casamento intitula-se bodas de Jequitibá, árvore frondosa de muitas raízes fortes, e também podemos dizer que dessas raízes cresceu uma arvore que também deu seus frutos, Com um belo trabalho feito como igreja e departamentos Crianças, Jovens OASC, sementes foram lançadas, e novos frutos vieram, pois desse trabalho formaram-se duas novas comunidades Formigueiro – Nova Ramada e Ajuricaba Cidade. Por aqui passaram e formaram-se muitos lideres, músicos, Professores de culto infantil e de doutrina não tem como nomear todos, mas somos gratos por cada um que se deixou e ainda se deixa usar por Deus nestes ministérios tão especiais.

Nesse período Deus abençoou com a gravação de 2 CDs como coral de vozes, e também o coral participou do festival de musica sacra Mercosul (Brasil e Argentina) em Panambi RS onde conquistou o 1º lugar na categoria Coral de vozes. E tudo começou com um grupo de instrumentistas liderado por Lidia Neumann, e depois tornou-se em coral,  E neste tempo tiveram como regentes:, Pr. Valdomiro Fiedler, Pr. Celso Basilio Rheinheimer, Cesar Winter, Jairo Friske e há alguns anos com o deslocamento de membros para outras comunidades o coral se desfez, hoje contamos com um grupo de canto liderado pelo Pastor, e Deus nos deu a graça de neste dia tão especial, Juntarmos novamente alguns dos componentes do coral para louvarmos a Deus, e foi regido por Jairo Friske.

Desta comunidade também saíram dois Pastor Pr. Mauro Monschmidt, que hoje é o Pastor Presidente da IECB, Pr. Daniel Monschmidt, Pastor em Naranjal Paraguai, também duas esposas de Pastores, dona Iris Raiman casada com Pr. Adimar Pufal – Pr em Pato Bragado Paraná, e Marines Monschmidt, casada com Pr. Lineu Hoffmann – Pastor no Bairro Cruzeiro Santa Rosa.

E com o passar dos anos as comunidades de Linha 30, Linha 15, Ajuricaba e Formigueiro juntaram-se para formar uma nova paróquia, pois até ali pertenciam à paróquia de Ijui então a data de fundação da paróquia de Ajuricaba ficou estabelecida como dia 08/12/97.

E da então paróquia de Ajuricaba podemos nomear mais Pastores que saíram do solo ajuricabense e estão no ministério na IECB – Pr. Walter Schwertner comunidade linha 15, Pr. Edison Lutzer comunidade linha 15 e depois Formigueiro, Juliane Schiling, de Formigueiro, esposa do Pastor Dione, Pastor em Tenete Portela RS
Passaram por aqui os Pastores:

E. Müller. Pr. Itern W. Petersen.B. Schoen. A. Reinniz. Professor Schmahl. Pr. Karl Spittler. Pr. Sehrer Herrmann. Pr. Pufahl. Pr. Stahlschuss – Pai da Dona Lidia Neumann. Pr. Eric Witzke. Pr. Otto Sthikel. Pr. Teodoro Striker. Pr. Schulz, Pr. Hachtmann, Pr. Celso Rheinheimer, (por duas oportunidades esteve a frente dos trabalhos)  Pr. Ivo Köhn, ex-pastor Gerson Michel. Pr. Nilton David. Pr. Arnildo Pufal e atualmente Pr. Oldenei Kerber.
E nestes 100 anos vario seminaristas, estagiários, pastores passaram por essa paróquia e a todos somos extremamente gratos.

Esse é sim um breve relatório desses 100 anos, que até aqui foram contados, cabe a cada um de nos escrever novas linhas nessa historia tão abençoada por Deus. E somos extremamente gratos a Deus por um dia tão especial que ele nos proporcionou, tivemos a grata satisfação de contar com neto e netas do Pastor Pufahl e Pastor Raich, vindos da Argentina, Mato Grosso e do Rio Grande do Sul. Tivemos também a presença do Pr. Mauro, Pr. Celso, banda Municipal, dupla Herois da Fé, um trio de Santa Rosa, cantores locais, uma maravilhosas bênçãos foram derramadas neste dia.