IECB participa em Brasília do lançamento do plano de mobilização de igrejas cristãs pela educação

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil representada pelo seu presidente Pastor Dorival Seidel e vice-presidente Pastor Ivo Köhn participou dia 8 de maio de 2008 no Ministério de Educação, em Brasília, do Lançamento oficial do Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação.

O Ministério de Educação através do seu Ministro Fernando Haddad chamou representantes do CLAI (Conselho Latino Americano de Igrejas) CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e TODOS PELA EDUCAÇÃO para formarem parceria com o MEC na elaboração de um Plano de Mobilização de Igrejas pela Educação. Uma comissão foi formada que elaborou através de várias reuniões esse plano o qual foi discutido e avaliado amplamente na primeira parte do dia 8 de maio de 2008 nas dependências do Ministério de Educação e Cultura. Estiveram presentes luteranos, anglicanos, congregacionais, batistas, presbiterianos, adventistas, católicos, assembleianos, Igreja do Nazareno, representantes do CLAI, CONIC, CNBB e ASTE. Essa explanação e avaliação do Plano foram lideradas pelos assessores do Ministro da Educação, Linda Goulart, Lia Scholze, Rafael Ferrari e pelos membros da Comissão. Esse Plano visa envolver as Igrejas pela Educação aproveitando seu potencial para contribuir para o crescimento da eficiência da Educação e a formação de uma cidadania cada vez mais qualificada. Os que estiveram presentes comprometeram-se, entusiasmados pela oportunidade que se criou, de serem multiplicadores da idéia em suas cidades e a comissão planeja os próximos passos a serem dados.

Às 16,30h daquele dia todos se reuniram no auditório do MEC para a cerimônia do lançamento oficial desse Plano. Compuseram a mesa de honra: Fernando Haddad, Ministro da Educação; José Henrique Paim, Secretário Executivo do Ministério da Educação; Dom Luiz Soares Vieira, Vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil; Reverendo Walter Altmann, Moderador do Conselho Mundial de Igrejas; Pastor Carlos Augusto Möller, Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil; Pastor Ivo Lídio Köhn, Presidente do Conselho Latino Americano de Igrejas do Brasil; Vicente Defourny, Representante da UNESCO no Brasil; Mozart Neves Ramos, Presidente – executivo do Compromisso Todos pela Educação; Linda Goulart, Assessora Especial do Ministério da Educação. Cada um desses representantes pronunciou-se expressando a satisfação, a alegria e a confiança nesse Projeto. O EXMO.SR. Ministro da Educação Fernando Haddad encerrou com seu pronunciamento a solenidade.

Acreditamos ser um momento histórico na Educação desse país as Igrejas serem chamadas para formar parceria com o Governo na lapidação de seus futuros cidadãos. Queremos fazer a nossa parte e conclamamos a todos os colegas e líderes das Igrejas para que, quando o Plano chegar até a sua base, se engajem no mesmo. Que Deus abençoe a Educação de nosso País e que cumpramos a nossa missão de sal da terra e luz do mundo!

Direção da IECB