IECB Participa da XI Assembléia Geral da AIPRAL na Guatemala

1Dias 8 a 14 de agosto de 2011 realizou-se na Igreja Presbiteriana Central de Guatemala a XI Assembléia Geral da Associação de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina. Dos 18 países  que participam dessa associação 13 estavam representados; os outros não conseguiram visto para entrar no país.

Nos primeiros dois dias, 9 e 10, aconteceram o Foro das Mulheres e o Foro dos Jovens nas dependências da referida Igreja, a qual fica no centro da Guatemala. Da IECB a irmã Oraide Rusch, como presidente da OASC Nacional, representou o Departamento Feminino. A irmã Susana Renner que era coordenadora da região sul também participou. O Departamento Juvenil da IECB foi representado pelo seu presidente Pastor  Charles Renner e a IECB pelo seu presidente Pastor Ivo Köhn. A Igreja do Paraguai foi representada pelo seu presidente Pastor Arno Stelter.

Todo o evento estava sob o lema: “O FRUTO DA JUSTIÇA SE SEMEIA EM PAZ E COMUNHÃO” (Tg 3.18). As devocionais, os estudos bíblicos e as plenárias convergiam todos a esse tema. Foram momentos de gostosa comunhão e nos sentimos no meio de irmãos, como família. Fomos muito bem acolhidos e tratados nessa semana pelos irmãos e pelas irmãs da Igreja Presbiteriana Central de Guatemala. As discussões giravam ao redor do assunto o que as mulheres e os jovens das igrejas da América Latina podem fazer para que tenhamos um mundo com mais justiça, paz e comunhão. A responsabilidade da Igreja não envolve apenas a espiritualidade, mas o empenho pela justiça, paz, comunhão, pela natureza também devem ser reflexos de espiritualidade na vida de cada cristão.

Na noite de quarta-feira realizou-se o culto de abertura na Igreja, onde o presidente da AIPRAL Reverendo Clayton Leal da Silva, do Brasil, trouxe a mensagem de abertura falando sobre o versículo de onde foi extraído o lema do evento.

No dia 11 de agosto, na quinta-feira, realizou-se no Colégio da Pátria, de propriedade da Igreja Presbiteriana Central, uma consulta sobre o tema: “A ÁGUA, DOM DE DEUS E DIREITO HUMANO PARA A VIDA PLENA NA TERRA”. Tivemos três  apresentações sobre o tema: Uma por Carol Barolin, outra por Carlos Tamez e outra por um pastor da Guatemala, que lidera um movimento em defesa de uma região onde há muitas nascentes de água. Depois  o assunto foi discutido em grupos para a formação de um documento final a ser encaminhado a todas as igrejas que fazem parte da AIPRAL.

Dias 12 e 13 de agosto aconteceu a Assembléia propriamente dita, também nas dependências do Colégio Pátria, a qual foi declarada aberta e dirigida pelo seu presidente. Novas igrejas foram aceitas como membros da AIPRAL e dadas as boas vindas. Vários comitês foram nominados: de nominações, de emendas da constituição e dos regulamentos, de finanças e auditoria, de resoluções e mensagens, de diretivas. Esses comitês tiveram seus momentos de trabalho e apresentação dos resultados dos mesmos. O Comitê Executivo prestou seus relatórios: o secretário executivo e o tesoureiro. As pré-assembléias dos Jovens e também a Consulta sobre água prestaram informações dos seus fóruns. A partir de agora a Assembléia Geral passará a ser por qüinqüênio por questões de custos. Algumas secretarias foram absorvidas por outras e o vice-presidente fará o trabalho de secretário ao mesmo tempo.

No sábado foi eleita o novo Comitê Executivo da AIPRAL para o próximo qüinqüênio:

Secretário  Executivo Geral: Dario Barolin – Uruguai
Presidente: Gabriela Mulder – Argentina
Vice – Presidente e secretário: Agnaldo Pereira Gomes  –  Brasil
Tesoureiro: Santo Espinosa – Costa Rica
Teologia e Missões: Jenner Miranda – Guatemala
Justiça e Comunhão: Carlos Tamez – Costa Rica
Jovens: Gustavo Quintero –  Colômbia
Mulheres: Maria Gimenez – Venezuela

Os integrantes do comitê executivo que deixaram o cargo foram homenageados e receberam recordações, em especial o secretário executivo Gérman Zylstra, que esteve no cargo por duas gestões consecutivas.

No Domingo de manhã, às 8h aconteceu o culto de encerramento da assembléia na Igreja Presbiteriana Central de Guatemala, que ficou lotada. Quem pregou naquela manhã foi o secretário geral da CMIR (Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas) de Genebra, Suíça. Ele é de Gana e pregou em inglês, sendo traduzido. O novo Comitê Executivo foi empossado pelo ex-presidente Ver Clayton Leal da Silva. Logo após o culto todos tiveram que apressar-se para chegar ao aero porto e retornar aos seus países. Estávamos hospedados no Hotel Pan American,  que fica a duas quadras e meia da Igreja.

Foram dias muito abençoados e gostosos de intensos trabalhos e de muita comunhão. Somos gratos à AIPRAL que nos possibilitou a participação no evento e queremos ser semeadores  da justiça num espírito de paz e comunhão em nossas igrejas.

Pastor Ivo Lídio Köhn – Presidente da IECB