Encontro regional de famílias em Paraíso do Sul

Aconteceu no dia 28 de Junho nas dependências do Socipê, o encontro regional de famílias congregacionais da Região Centro Sul. O programa teve início as 09h45min, o pastor hospedeiro Jandir Rossi fez a abertura saudando a todos com a paz do nosso Deus e com o texto bíblico de Lucas 19:1-10. Na seqüência o coral da comunidade de Mangueirinha cantou uma linda canção de boas vindas a todos. O Pastor Edson Datsch da paróquia de Agudo conduziu o louvor e o Palestrante pastor Osvino Reschke, apresentou a primeira palestra sob o Tema: “Uma família segundo os conceitos bíblicoscom o subtema: “UMA VISÃO PSICOTEOLÓGICA DA FAMÍLIA”; baseado no texto bíblico de Lucas capítulo 15 na parábola do Filho pródigo, mostrando que a família não é uma instituição falida e sim que os seres humanos que fazem parte da família estão com problema não resolvidos, não solucionados e são esses problemas que fazem com que a família venha a ser uma instituição falida. Problemas e mágoas do passado atrapalham o presente e impedem que as pessoas tenha uma vida familiar feliz.

“O exemplo mais comovente desta parábola é, sem dúvida, a atitude misericordiosa e perdoadora do pai”.

“O reconhecimento dos pequenos feitos atua como estímulo a realizações mais abrangentes”

Na parte da tarde a programação teve início as 13h50min com a apresentação do grupo de crianças de Agudo sobre o símbolo da IECB e seu significado.

A coroa sobre a cruz representa o Senhorio de Cristo. Ele é o Rei dos reis, o Soberano sobre tudo e todos. O Cabeça da Igreja.

A cruz bem no meio, no centro do globo terrestre, representa a mensagem cristocêntrica na qual crê a Igreja e a qual ela prega. Representa a morte expiatória de Cristo e sua obra salvífica na cruz como único meio de salvação para o mundo.

O globo representa o mundo, toda a terra.

Após, o coral da Comunidade do Cerro Seco cantou duas canções. Esteve na direção pastor Rogélio Renner que saudou a todos com o texto bíblico de Josué 24:15 “Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.  Logo após o coral da Picada do Rio apresentou dois hinos e na seqüência o pastor Edson Datschconduziu o louvor e o Palestrante apresentou a segunda mensagem com o subtema: “A FAMÍLIA NO PLANO DE DEUS”.

Baseado no texto de Salmo 127:1 “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. O palestrante falou sobre o significado casa, que precisa ser o ponto de referencia aos filhos, da importância da presença de Deus no seio da família. Falou também que a família continua no plano de Deus e deixou uma pergunta para os participante: Deus está nos planos da tua família?“. Abordando que a Bíblia sagrada precisa ser o manual da família e não as telenovelas e modismo do mundo atual. O segredo do SUCESSO da família está na bíblia.

“A família deve viver diariamente momentos

 de comunhão, entre seus membros”. 

O texto conhecidíssimo do salmista precisa estar presente diariamente na família. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” Salmo 119:105. Fazendo com que os ouvintes pensassem mais quanto a comunhão com Deus a nível familiar.

 O Pastor Osvino fez uma pergunta crucial: Como vai tua família?Muitas pessoas demonstraram que suas famílias não vão bem e que muitas delas precisam de ajuda e que a ajuda está na igreja e em Deus.

A igreja tem um papel fundamental para com a comunidade e sociedade local, a igreja precisa fazer a diferença na rua, vila, bairro e cidade, se ela não fizer a diferença podemos tirá-la de lá, pois para nada serve.

Percebemos que as famílias estão sedentas de ouvir mais sobre o assunto família, pois o grande número de participantes no encontro impressionou a paróquia hospedeira e os pastores.

Agradecemos a todas as famílias que participaram e ao nosso palestrante que foi muito usado por Deus.

Que o bondoso Deus continue abençoando nossas famílias!