Encontro de Mulheres da Aipral

Realizou-se nos dias 18 a 21 de outubro de 2007 no Hotel Salvattin Campestre de Foz do Iguaçu, PR o Encontro de Mulheres da AIPRAL, da sub-região Cone Sul e Andina, da qual fazem parte as Igrejas Reformadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai. A convite da irmã Susana Renner participaram também várias mulheres congregacionais, pois a IECB também é filiada da AIPRAL.

Sempre é grato participar de eventos assim, conhecer novas pessoas, trocar experiências, ver novas metodologias. Em 2006 uma das propostas sugeridas no Encontro das Mulheres da AIPRAL em Cartagenas, Colômbia era de “ler a Bíblia com olhos de mulher”.   A pastora Claudia Tron desenvolveu esse tema em duas palestras. Pastora Sonia Mota, de São Leopoldo falou sábado de manhã sobre: “VIOLÊNCIA FAMILIAR”. Forneceu estatísticas estarrecedoras que acontecem no Brasil:

1.    A cada 4 minutos uma mulher é agredida em seu lar.
2.    Sete abusos sexuais por hora, dos quais apenas 1/3 é notificado.
3.    Em 59,7% dos casos de violência doméstica os agressores são pais ou padrastos das vítimas.

Essas práticas são de pessoas afastadas de Deus. Fomos desafiadas a ser multiplicadoras, de nos comprometer de mudar essa realidade; contribuir para que as Igrejas e Centros de Formação Teológica reflitam mais sobre esse tema; que possibilitem o exercício de relações humanas, institucionais e sociais que afirmam a igualdade entre seres humanos de acordo com os princípios cristãos. “Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos são um só em Cristo Jesus!”(Gálatas 3.28)

Sexta-feira, à noite, fomos assistir o Show de som e luzes na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Fantástico o que o ser humano é capaz de produzir. Sábado, à tarde foi feito um passeio para  as Cataratas, a fim de admirar a grandeza e beleza desta obra do nosso Criador. Os momentos devocionais foram de profunda reflexão e cheio de bênçãos.

Agradecemos o convite enviado e louvamos a Deus por mais essa experiência! Que a paz de Deus esteja com todas!

 

    Gerli Köhn