64ª Assembléia Geral da IECB

Sob o lema “O POVO DE DEUS” a Igreja Evangélica Congregacional do Brasil realizou dias 6 a 9 de janeiro de 2005 em Santo Antônio do Sudoeste – PR sua 64ª Assembléia Geral Ordinária.

Nos cultos foram abordados os seguintes sub-temas: Na quinta-feira, à noite, no culto de abertura: “QUEM É ESSE POVO?” (Pastor Presidente Dorival Seidel) Na sexta-feira à noite: “QUEM É O DEUS DESSE POVO?” (Pastor Nilton David) No sábado à noite: “QUAL A MISSÃO DESSE POVO?” (Pastor Edemar Krause) E no Domingo de manhã, no culto com Santa Ceia: “QUAL É A HERANÇA DESTE POVO?” (Pastor Hélio Renner) Além dos cultos normais destacaram-se os seguintes pontos:

Foi amplamente discutido e depois aprovado o novo Regimento Interno da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil adaptado aos seus novos estatutos aprovados em Assembléia Extraordinária início de novembro de 2003 em Santa Helena – PR.

Também foi discutido e aprovado o Regimento Interno do Departamento da IECB “O DISCIPULADO”.

Foi lançado neste concílio um Guia Temático elaborado pela comissão litúrgica com os esboços das 4 mensagens da conferência, os sub-temas para cada mês e versículo bíblico indicado para cada domingo do ano. É objetivo da direção da IECB que em todas as comunidades se fale em cada domingo sobre o mesmo assunto.

A Comissão Litúrgica ficou encarregada de trabalhar a identidade da Igreja, no que precisamos caminhar juntos e em que temos liberdade de atuação.

Com alegria a direção da IECB pode lançar nessa Assembléia Geral o livro “PRINCÍPIOS DE MORDOMIA CRISTÔ, para ser usado como livro texto para estudos bíblicos nas comunidades. Esse livro é fruto do trabalho da comissão litúrgica.

Pastor Gottfried Walbrink e esposa Nelci foram homenageados pela IECB através do Pastor Köhn, pelos seus 25 anos de ministério dentro da Igreja. Receberam lembranças para esse momento.

A paróquia de Santo Antônio do Sudoeste comemorou no sábado à noite seu jubileu de ouro, 50 anos de fundação. Tivemos a alegria de contar com a presença do Pastor Walter Rode e filhos, fundador da paróquia e da maioria dos pastores que ali atuaram nessas cinco décadas, como podem ver na foto. Poemas foram apresentados falando da história desses 50 anos. Depois houve fogos de artifício e bolo.

Aconteceu um proveitoso encontro entre os delegados das paróquias e direção da Igreja, onde os primeiros tiveram a oportunidade de expressar-se a respeito do trabalho da Igreja. Esta está preocupada em ser transparente.

Cada pastor e delegado recebeu seu caderno com os relatórios e as informações dos departamentos da Igreja com a prestação de contas.

O concílio levantou uma oferta para as vítimas do maremoto no sudeste asiático, que será remetida através da AIPRAL (Aliança das Igrejas Presbiterianas e reformadas da América Latina).

Foram decididas e ratificadas as seguintes transferências:

– Pr. Fridolino Jesse de Esperança do Sul para Três Passos.

– Pr. Lírio Trennepohl de Agudo para Esperança do Sul.

– Pr. Edevino Assenheimer de Capanema para Agudo.

– Pr. Walter Schwertner de Cruzeiro para Panambi Norte auxiliado pelo Pr. Celso Rheinheimer.

– Pr. José Kollenberg de San Alberto – PY para Capanema.

– Pr. Danilo Wohlenberg de Estância Velha para Marechal Cândido Rondon.

– Pr. Lineu Hoffmann de Panambi Norte para Cruzeiro.

– Pr. Vilson Weiss, que estava em licença, para Estância Velha.

– Pr. Lic. Marcelo Schäffer de Panambi Norte para San Alberto – PY.

Em 2005 os seguintes estagiários atuarão nas seguintes paróquias:

a) Adilson Lenz em Nova Santa Rosa.

b) Charles Renner em Curitiba.

c) Marcos Langer em Pato Bragado.

Glória a Deus pelas bênçãos desse evento e queira Ele nos abençoar para que o povo de Deus realmente caminhe junto em 2005 e possa reencontrar-se em 2006 na Paróquia de Nova Santa Rosa – PR.

A direção da IECB