Vidas Secas

Autor: Pr. Paulo Aguilar

Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a Ter sede; aquele, porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna, disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água, para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la”.  João 4.13-15.

Água é indispensável para a vida. Mais da metade do corpo humano é composto por água, não passamos um dia sequer sem beber desse líquido precioso.  No deserto, por exemplo, a água vale mais que ouro. Nos desertos, fontes de água proporcionam vida, são conhecidas como oásis verdes.  Infelizmente cada dia se percebe como o ser humano tem dado pouco valor para a água, fontes e rios estão sendo poluídos, água sendo desperdiçada dia após dia… Um dos grandes problemas do nosso planeta, num futuro não muito distante, é a falta de água potável. No sentido espiritual, muitas pessoas não têm percebido o valor da água da vida que é Jesus. Não percebem que como diz o Salmista: “Como a corça anseia por águas, assim por ti ó Deus minha alma anseia. A minha alma tem sede de Deus”, e por isso vivem Vidas Secas.

Uma alma Sedenta – Você alguma vez já passou sede?  Certamente deve ser algo angustiante e desesperador, sofrer de sede. Olhando para dentro de nós, cada pessoa possuiu uma sede interior, o desejo de ser ou Ter algo que a faça feliz, realizada, plena. No Evangelho de João 4, encontramos a história do encontro entre Jesus e uma mulher que havia ido até um poço buscar água. Contudo ali ela revelou que  tinha uma imensa sede de ser feliz. Ela havia dedicado sua vida, no objetivo de saciar essa sede, mas tudo o que experimentou até aquele momento, a tornou em uma mulher sofrida, deprimida e cansada com os erros da vida. Ela buscou saciar sua sede com prazeres e aventuras. Teve cinco maridos, cinco tentativas de uma vida emocionante e feliz, tudo isso a levou a experimentar cinco decepções. Por fim estava ligada a um homem, que não era seu marido, mais uma aventura, mais uma esperança de saciar sua sede, mais um caso amoroso, que estava condenado ao fracasso, por ser um relacionamento sem a bênção de Deus, pois não eram casados, e o Senhor Deus em sua palavra, desaprova tais uniões.

            Que vida era essa que a mulher levava? Que felicidade havia tido até agora? Que paz e satisfação podiam reinar em seu coração? Uma vida destruída, cheia de dores e separações, um coração em pedaços, que aparentemente nada, nem ninguém podia juntar novamente, pois já imaginou Ter cinco decepções amorosas? Passar por cinco divórcios? Que coração, que vida agüenta isso? Certamente vivia com esse sexto homem, por não agüentar viver na dor da solidão. Além do mais era conhecida em sua cidade, como uma mulher de má fama, prostituta, depravada, e certamente estava sempre na boca do povo, pois dela todos falavam mal. Era tão desvalorizada pelas pessoas que ia buscar água perto do meio dia, pois naquela hora não haveria ninguém no poço para incomodá-la.

Senhor dá-me dessa água – Aquele dia, a beira do poço, alguém a espera, mesmo tendo um aspecto de um viajante, cansado da viagem, aquele homem é o filho de Deus. Para iniciar a conversa, ele pede um pouco de água, e logo após afirma, que possuiu a água, que poderia saciar toda a sede de infeliz vida daquela mulher. Ao ouvi-lo ela logo suplica: Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede. Esse era o maior desejo de seu coração, sua alma, já não suportava, mais a imensa sede de vida que sentia. Para receber essa água, ela estava pronta a fazer de tudo, a abrir seu coração, a relatar toda a angústia e sofrimento de sua alma, a contar das decepções que tivera, do seu caso amoroso, com um homem sem ser casada.

Ela então clama aquele homem, para que lhe ensine o lugar certo em que deve adorar, e como adorar a Deus, para que encontre paz, alegria e esperança para sua vida. Quando ela fala do Cristo, Jesus lhe afirma, eu sou ele, eu que falo contigo. Naquele momento sua vida é transformada, seu coração começa a sentir vida e alegria, a tal ponto da mulher largar o seu cântaro, e sair correndo para a cidade, convidando as pessoas para vir e conhecer o homem que mostrou todos os erros de sua vida, que a perdoou e transformou seu ser, enchendo-a de paz, vida e salvação. Ou seja aquela mulher sedenta de vida, e que aos olhos das pessoas não passava de uma mulher depravada, até para alguns uma prostituta, torna-se uma das primeiras missionárias para o seu povo, afim de que também conheçam e bebam da água da Vida que é Jesus.  E devido ao seu testemunho, centenas de pessoas vão ao encontro desse homem, pois viram e sentiram a diferença, a transformação que Ele operou na vida daquela mulher.

Bebendo da Fonte da Vida  – Você tem sede? Para beber água, é necessário reconhecer que precisamos dela, e que estamos com sede. Da mesma forma em relação a Jesus, somente irá a ele, desejará beber da água que sacia a sede da alma, quem reconhece que precisa dele, que sua alma está sedenta. E você já descobriu qual é a sede que há em ti? Certamente todos nós, não somos diferentes daquela mulher quanto a nossa sede. Como ela, também temos defeitos e pecados, que precisam ser reconhecidos diante de Jesus. Precisamos também reconhecer que a maior de todas as sedes do ser humano é ter uma vida feliz, realizada, plena.  O que fizemos para saciar essa sede de vida? Como a mulher da história, muitos têm experimentado de tudo o que aparece em sua frente na esperança de ser feliz. Ainda mais em nosso mundo atual, quando cada vez mais as pessoas têm corrido atrás de aventuras, emoções, diversões, e tudo o mais que promete um pouco de felicidade.

Quantos hoje que tem se entregados a aventuras amorosas, trocando de marido, esposa, companheiros a cada pouco tempo, e o que tem encontrado? Todos sabem que essas histórias não acabam diferente da mulher samaritana antes de encontrar-se com Jesus. Quanto mais aventuras, mais decepções, centenas de pessoas tem estragado suas vidas trazendo muito sofrimento para sua família. Pessoas que afirmam, agora sim vai dar certo, mas quando menos esperam estão em um canto chorando e lamentando-se com mais uma decepção. E muitos então tem-se lançado a viver na solidão, sem ninguém, pois seu coração não agüenta tanta infelicidade, tanta decepção, tanto sofrimento, estão não a beira, mas sim já no fundo do poço. Quantas famílias que estão sedentas de amor, respeito, compreensão carinho… e não reconhecem, ou aceitam da água da vida que Jesus oferece.

Se você tem passado por situações assim, não consegue ser feliz, se sentir realizado, Ter uma vida plena? É para você esta palavra neste momento. Saiba que a beira desse poço de sofrimento o Senhor Jesus está esperando por você, ele conhece, sabe tudo o que tem passado em sua vida, sabe de suas dores, tristezas e decepções, sabe até se está vivendo em pecado, e não consegue mais sair desse tormento. E para você que ele diz: “Se você beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pois o que vem a mim, jamais terá fome, e o que crê em mim, nunca terá sede”. Ele estende a mão até onde você está para tirá-lo desse poço de sofrimento. Basta como aquela mulher clamar: Senhor, dá-me dessa água, para que eu nunca mais tenha sede. Basta como a mulher abrir diante desse Senhor todo o seu coração, confessar cada pecado, relatar qual é a tua dor, reconhecer que você tem sede de vida plena, e tudo o que conseguiu até agora foi desgostos e decepções.

Você está disposto a fazer isso? O Senhor Jesus vai ensiná-lo a adorar a Deus em Espírito e em verdade, a ser um adorador fiel e consagrado a seu Senhor, e você verá como toda a angústia, dor e sofrimento, toda a sede de tua alma irá desaparecer, pois Jesus irá saciá-la, e fazer que experimente realmente o que é viver. Sem precisar estar correndo atrás de aventuras, de emoções, de diversões, que somente fazem a sede aumentar cada vez mais. Pois em Jesus você encontra o Senhor que lhe tira do fundo do poço e o leva até a fonte das águas vivas. Pois ele afirma que quem beber da água que Ele oferece, terá em si uma fonte a jorrar para a vida eterna (Jo. 4.16).

Caro amigo, deixe de viver uma vida seca, está na hora de para de ir ao fundo do poço todos os dias, Jesus está lhe esperando para lhe dar a água da vida, que irá saciar a sede de tua alma, e verá que ele acaba com toda a sede que você possa sentir. Ouça Jesus: O que crer em mim jamais terá sede, o que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Então venha a Jesus e beba, e experimente a nova vida com o Senhor, e tenha para sempre a sua sede de vida saciada. Amém.

Paulo Aguilar

Perola D’Oeste – PR