Quadro de Família – O Preço da Semeadura

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Você colhe o que você planta” é a lei suprema e infalível de DEUS que rege o Universo e não há nada acima dela. Esta lei é conhecida também na Física como: “Para cada ação existe uma reação”. Partindo deste princípio universal, é importante ter plena consciência de que é necessário primeiro plantar para obter alguma colheita depois. Entretanto, a sabedoria está em saber como plantar e selecionar o tipo de semente, a qual deveremos espalhar na terra a fim de obter bons frutos na nossa vida. No mundo há 2 tipos de sementes: a positiva e a negativa.

A semente positiva é o tipo mais maravilhoso de semear, pois nos garante bons frutos de relacionamentos harmoniosos. Ex: Um sorriso amável, uma palavra encorajadora, um elogio sincero, um trabalho caridoso, ou até mesmo um cumprimento simples e caloroso.

A semente negativa, por outro lado, é o semear mais comum entre as pessoas na vida diária. Existem algumas pessoas que espalham sementes de preocupações, sofrimentos, embaraços e de obstáculos, sem perceber as verdades universais contidas em frases como “O que vai, volta” e “Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você.”

Nas sementes positivas há diferentes níveis:

1- Semear com ajuda financeira ou com coisas materiais. É o que há de mais fácil.

2- Semear com elogios ou oferecer palavras amáveis e atenciosas é uma virtude de condição elevada.

3- Semear AS PALAVRAS DE DEUS, por sua vez, é a maior de todas as dádivas. O semeador adquire méritos insuperáveis, enquanto o receptor obtém verdade, confiança, fé, coragem, paz e liberdade suprema.

4- Se o ato de semear for incondicional, então será a virtude ainda mais elevada, e também, a mais difícil de alcançar, pois será a única forma de doação verdadeira. Precisamos lutar para semear desta forma com todo o coração, sem qualquer expectativa ou esperança de retorno. Devemos aprender a semear de coração, pois desde o nosso nascimento até o fim da nossa existência, tivemos que contar com a generosidade de muitas pessoas. Nossos pais nos ofereceram amor incondicional e atenção, nossos professores nos deram a chance de conhecer e de obter muitas conquistas. Pessoas dos diversos tipos na sociedade nos proporcionaram condições que possibilitam nossa sobrevivência diária. Muitas condições favoráveis nos foram dadas na vida, por isso, neste momento, precisamos parar um pouco para refletir e perguntar: “O que oferecemos aos outros em retribuição? O que demos às nossas famílias, aos amigos, à sociedade e ao mundo?” A única maneira de levar a semeadura a seu efeito máximo é estabelecendo boas condições e afinidades entre maior número de pessoas, entre os povos, e por fim, entre todas as sociedades do mundo. Semeando o bem e condições favoráveis, não só expressamos nossa gratidão e apreço, mas também, plantamos a semente da realização do nosso ser espiritual inerente a todo ser humano. (2 Coríntios 9:6-14)

Na família, no lar os pais também pagam um alto preço para semear a semente positiva no coração de seus filhos. Tudo que fazem visa tão somente o bem dos que Deus lhes confiou, mas nem sempre seu esforço é reconhecido, aceito e valorizado. Uma mãe deixa de comer, para que seu filho não passe fome; um pai abnega a si próprio para beneficiar seus filhos. Quantos conselhos, quantas orações, quantas noites em claro esperando a febre dos filhos baixar ou eles retornar de algum lugar. A mãe de Agostinho, pai da Igreja, orou durante muitos anos pelo seu filho, derramou muitas lágrimas por ele, pela sua salvação, mas não teve mais a felicidade de viver esse momento; entretanto, ele se converteu e tornou-se um dos grandes da Igreja primitiva. Valeu a pena o preço pago pela mãe. Já tenho falado isso a muitas mães preocupadas com a salvação de seus filhos. Pelo bem estar físico e principalmente espiritual da família, vale à pena pagar qualquer preço. Quem não investe em seu negócio colherá poucos resultados, mas quem paga um preço alto, ou seja, investe do seu tempo, do seu amor, da sua dedicação na sua família colherá no devido tempo os seus frutos. Sejamos semeadores e semeadoras incansáveis não medindo esforços ou economizando tempo ou dinheiro na propagação das virtudes cristãs em nossa família ou onde Deus nos levar. A Seu tempo colheremos e veremos que valeu o esforço, o preço pago.

Pastor Ivo Lidio Köhn