Quadro de Família – E as Férias?

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Muitos pais ficam  um pouco inquietos e não sabem o que fazer quando chegam às férias escolares dos seus filhos. Como ocupá-los? O que fazer com o tempo?

Se vocês pais estiverem na lavoura, procurem envolvê-los em vossas atividades para ocupá-los e aprenderem de onde vem  seu “pão de cada dia”. É com vocês que eles precisam aprender o que Deus disse a Adão, o primeiro ser humano, em Gn 3. 19ª: “No suor do teu rosto comerás o teu pão…” Fazer uma coisa boa e útil sempre será saudável, também nas férias. Não os deixam ociosos por muito tempo, porque mente  desocupada torna-se oficina do diabo. Nunca esqueçam que há outro ditado popular muito verdadeiro: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”! Preocupam-se com a amizade de vossos filhos.

Programem passeios a casa de parentes mais achegados para que vossos filhos possam  visitar e conhecer melhor seus primos, conviver com tios e tias e também com os avôs que moram distante. Com isso estarão contribuindo para fortalecer os laços familiares, o que é muito importante, porque a família é a célula da sociedade.

Pescarias para os meninos que gostam, junto com seus pais; para as meninas  alguns dias com amigas verdadeiras  e dignas serão lembrados com saudades mais tarde. Aproveitem esse tempo das férias para dar uma atenção diferenciada aos vossos filhos.

Organizem uma viagem mais distante para a praia ou algum lugar turístico como prêmio aos filhos se tirarem boas notas durante o ano, para que lhes sirva de motivação.

Para vocês, pais, que residem na cidade e que trabalham durante o dia nas indústrias e no comércio, as férias escolares de vossos filhos devem merecer uma atenção toda especial. Tudo que mencionamos até aqui também é válido e aplicável para vocês no setor urbano.

Excelente seria que vossas férias no trabalho coincidissem com as férias escolares dos vossos filhos e assim poderiam viajar todos juntos para visitar familiares ou conhecer lugares turísticos, sempre levando em conta também o desejo deles.

Caso isso não é possível, procurem uma maior qualidade de tempo com os filhos nesse período. Durante o tempo de trabalho de vocês eles poderiam fazer algum curso de música, computação ou algo que se encaixasse nesse período. Quem sabe um trabalho temporário. O que não é bom é permanecerem muito ociosos nesse tempo e principalmente ficar soltos e abandonados a fazer o que bem quiserem.

Planejem e organizem o tempo de férias dos filhos para que eles os aguardem com uma expectativa feliz pelo que os espera e não apenas como um alívio do que fica para trás por algumas semanas.

O que deve ser lembrado e nunca esquecido é que na vida de fé não existem férias. Porque estou em férias não preciso ler a Bíblia, orar, ir ao culto ou participar de qualquer atividade da minha Igreja. Experimentem ficar sem se alimentarem fisicamente para ver quanto tempo suportam? Nossa vida espiritual e a dos nossos filhos também precisam ser nutridas durante as férias. Quem sabe acontecem nas férias Escolas Bíblicas de Férias, Acampamentos, Congressos Juvenis, Retiros em sua Igreja. Vocês, pais, já sabem disso com muita antecedência. Economizem um pouco para possibilitar vossos filhos a participar desses eventos. Com certeza será um bom investimento que trará juros e correção monetária para todos.

Tornem as férias de vossos filhos em algo aprazível, um tempo útil e bem aproveitado, um tempo que os faça sentir que seus pais se interessam por eles e como seus melhores amigos estão atentos a cada uma de suas necessidades. Nunca esqueçam que a palavra do Senhor diz em Ef 6.4: “E vós pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. Mas para os filhos está dito antes no Vs 1:”Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”.

Pastor Ivo Lídio Köhn