Perdoar

“Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês.”
Lucas 6:28

As vezes olhando para os ensinos de Jesus parecia que ele não tinha noção do que é o coração do ser humano. Também temos uma ideia de utopia quando lemos os cerimoniais de purificação que Deus exigiu do povo de Israel quando peregrinaram no deserto.

São condições nos pedidas que são absurdas dentro da nossa condição normal de vida. Não nos parece nada confortável orar por alguém que deseja meu mal e faz de tudo para me destruir. Parece inaceitável desejar o bem daqueles que querem nos prejudicar.

Mas o extraordinário dos ensinamentos de Jesus e também da ritualística de pureza proposta por Deus a seu povo, tem uma conotação de novo. É a proposta de uma vida diferente da habitual. É a libertação definitiva de correntes de mágoas, dores, ressentimentos e amarguras, além obviamente da impureza. Se parece absurdo os pedidos de Deus e de Jesus, isso nos denuncia do quanto meu coração ainda é mau e pende ao pecado.

Se amar quem me prejudica é um peso muito grande é por que no fundo da alma desejo fazer o mesmo, e isso faz de mim alguém tão ruim quanto o outro.

O desafio de hoje é reconhecer que amar meus inimigos e orar por quem me persegue é o mais puro e profundo processo de cura que minha alma pode passar e o verdadeiro favorecido sou eu.

Pastor Marcos Langer