Multiplicar

Neste mês de agosto desejo compartilhar sobre o que é a “multiplicação. Você querido leitor já reparou que a multiplicação faz parte da vida e da família? Ouvi o relato de um casal que teve 10 filhos, a esposa viveu até os 105 anos e deixou um legado de 400 descendentes deste casamento. Nos negócios com dedicação e trabalho também é possível multiplicar. Multiplicar é transformar o mais em muito mais.

Jesus quando esteve aqui na terra multiplicou pães e peixes. E mais que os elementos físicos, ele multiplicou discípulos que a princípio eram 12, a esses se juntaram a mais setenta e dois, cento e vinte, quinhentos, três mil, cinco mil e hoje milhões de discípulos espalhados pelo mundo. A ordem hoje é a mesma vá, ensine, batize e faça discípulos que continuem se multiplicando e formando uma igreja saudável.

Certa vez li algo que me fez refletir sobre o discípulo e o membro: “O membro espera pães e peixe, o discípulo é um pescador. O membro apoia-se no pastor, o discípulo ajuda seu pastor. O membro espera visita, o discípulo é um visitador. O membro quer ir para o céu, o discípulo quer ir e levar pessoas para o céu. Discípulos oram, se relacionam e cumprem a missão com novos discípulos. Tudo isso porque discípulos não apenas somam, mas multiplicam”. Extraído do site: WWW.CASADOSENHOR.COM.BR

A missão que os discípulos receberam do Senhor Jesus foi clara e objetiva: fazer o maior número de discípulos de todas as nações, de Jerusalém até os confins da terra, enquanto Ele não retornasse para buscar a sua igreja no grande dia da sua volta triunfal.

É bem verdade que muitas coisas desde o início da igreja em Jerusalém até os nossos dias mudaram. Vivemos em um contexto inimaginável para uma pessoa que viveu há mais de dois mil anos atrás. Os tempos são bem outros. Os cenários e as culturas sofreram mudanças profundas. Mas a pergunta que devemos fazer: será que os princípios estratégicos usados pelo espírito Santo ou a ordem dada por Jesus para o crescimento e expansão da igreja naqueles dias foram superados? O que aconteceu com a missão que nos foi dada?

Fico perguntando qual a chave dessa estratégia poderosa que impactou e transformou a vida de tantas pessoas em tão pouco tempo e proporcionou um crescimento tão rápido que se multiplicavam dia após dia? Vejo que não há um segredo, ou um mistério que não foi desvendado. O fato é que quando olhamos para o dia a dia dos discípulos tudo girava em torno da oração sem cessar, evangelização discipuladora, preparavam líderes com muita compaixão e graça. “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”. At 5.42

Neste versículo encontramos uma riqueza imensa de princípios para a igreja do Senhor, de cumprir bem a sua missão de multiplicar discípulos. Não em um dia estabelecido, o domingo ou quarta-feira, porém em todos os dias da semana devemos discipular alguém para se tornar um discípulo e este um discipulador. Também percebemos que diariamente e de maneira simples e informal o discípulo deve ser discipulado.

A igreja não deve perder o foco na missão recebida do Senhor Jesus, pois, quando dela se afasta, perde-se pelo caminho e pode até continuar parecendo uma igreja, mas, na essência, torna-se diferente daquilo que Jesus planejou e perde a capacidade de ser sal e luz.

Todo membro da igreja deveria ter pelo menos um nome em mente para discipular e saber que precisa ser discipulado também. Esse trabalho demanda tempo e precisa ser feito se queremos ver a igreja crescer e ser multiplicada.

Jesus multiplicou e espera que você e eu continuemos multiplicando também.

Pastor Rogélio Renner – Presidente