O Deus que Santifica

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

Em Levítico 20.7-8 lemos: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor, que vos santifico”.

Através destas palavras o Senhor deixa bem claro a Moisés e ao povo de Israel que somos todos imundos, pecadores, impuros, necessitados de purificação para chegar à Sua presença. Ele também revela aqui como Ele efetua esse processo de purificação e santificação em nós. Sobre isso queremos dissertar esse mês.

Fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), para servir e glorificar a Ele, mas a atitude de desobediência e rebeldia do homem no Éden alterou esse propósito do criador. O pecado separou a criatura do criador obrigando-o a expulsá-la do paraíso e colocar um querubim com espada flamejante à entrada do mesmo para impedir o acesso à árvore da vida. Sacrificou animais inocentes para cobrir a nudez dos primeiros homens (Gn 3.21). Esse sangue inocente já indicava ao sangue do cordeiro de Deus, o qual mais tarde seria derramado na cruz para tirar o pecado do mundo e possibilitar o retorno do ser humano a Deus. (Jo 1.29).

Em João 15.3 Jesus declara: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Isso fecha com a afirmação do nosso texto base acima: “Guardai os meus estatutos e cumpri-os”. O principal meio usado por Deus para nos purificar, limpar é a palavra de Deus. É por intermédio dela que enxergamos quão impuros somos. Quando a ouvimos ou lemos com ávido interesse somos colocados sob uma luz forte e muito clara; no nosso interior a consciência nos acusa dos pecados cometidos e pelo Espírito de Deus levados ao arrependimento e à confissão dos mesmos. Se então com fé olharmos à cruz de Cristo e crermos no poder remidor do seu sangue experimentamos a veracidade das palavras de 1. João 1.9: ”Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

Ninguém por si, com seus esforços próprios conseguirá santificar-se. Poderá melhorar sua moralidade e qualidade de vida, sim, mas o que torna o ser humano impuro não é o que entra de fora para dentro, mas o que vem de dentro para fora conforme as palavras de Jesus em Marcos 7.20: ”E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina”. Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Somente Deus pode realizar o processo da santificação em nosso interior mediante a ação do seu Santo Espírito, pois necessitamos de um coração novo, que só Ele pode dar.

O processo de santificação não é indolor, pois requer o afastamento das coisas impuras e desagradáveis a Deus; assim como não é indolor uma cirurgia que afasta do nosso organismo a causa da infecção e enfermidade. O Deus que santifica, ou o divino cirurgião sabe muito bem como proceder para deixar-nos restaurados e aptos a viver em nova comunhão com ele.  Entrega-te às mãos dele e deixe-o realizar a obra da santificação em sua vida, pois sem ela não verás nunca a Deus. Permaneça à luz da Sua palavra e seja obediente à mesma no dia a dia de sua vida.

Assim como santifica a cada um de nós, Deus também santifica a Sua Igreja, pois nós somos o santuário de Deus e formamos o corpo de Cristo. Sou grato a Deus pelas transformações que vem ocorrendo no seio da nossa Igreja através do combate ao mundanismo, pelas mudanças que a palavra realiza na vida de pessoas, lares, famílias, pelos obreiros fiéis e consagrados, que se deixam usar pelo Espírito Santo e os reflexos que isso provoca no meio da sociedade. Quanto mais a mensagem da palavra de Deus estiver no centro das atividades da Igreja, mais espaço Deus terá para santificá-la.

Estimado leitor! Você já conhece o Deus que santifica? Já passou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo? Já anda em novidade de vida? Então continue firme nesse propósito de permanecer e viver em santidade de vida pensando e buscando sempre as coisas lá do Alto onde Cristo vive. Jesus disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41). Em outro lugar as Escrituras nos dizem: “Quem está de pé cuide que não caia”.

Pastor Ivo Lidio Köhn