Jesus a fonte de água da vida!

No último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, rios de água viva brotarão do seu interior”.Jo. 7.37-38.

“Mas aquele que beber da água que eu lher der nunca mais terá sede, porque a água que eu lhe der fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” Jo. 4.14

 

Jesus estava em Jerusalém, na Festa dos Tabernáculos, um das três maiores festas dadas por Deus ao seu povo. Nela além de recordarem os 40 anos que passaram no deserto vivendo em cabanas, recordavam de modo especial através do Tabernáculo, à presença do Senhor em meio a seu povo para guardar e guiá-los. Também nestes dias de festa comemoravam o fato histórico de Êx. 17, onde Deus fez água brotar da Rocha para saciar a sede do povo, e aproveitavam para agradecer as chuvas que regavam as plantações. No último dia, o povo formava um circuito por 7 vezes em volta do altar cantando “Hosana”, ao mesmo tempo em que batiam sobre o altar ramos de salgueiro e palmas. Este dia era chamado o “Dia do Grande Hosana”, ou “Dia de Agitar os Ramos”. Era costume também ir ao tanque de Siloé e encher um copo de água, e ir em direção ao Templo cantando Salmos. Foi neste dia que Jesus se levanta e declara ser á fonte de água viva.
I – JESUS SE APRESENTOU COMO A FONTE DE ÁGUA VIVA! Porque será que Jesus afirmou que ele era a fonte onde todos podiam vir saciar a sede? Para entendermos melhor isso vamos lembrar algumas coisas sobre a água: Cerca de 60 à 70% do nosso corpo é constituído de água. Em uma criança de 0 a 2 anos de idade pode chegar a 80% de água em seu corpo, e com o tempo vai diminuindo um idoso tem entre 50 e 60 % de água no corpo. Os órgãos com mais água são os pulmões e o fígado (86%). o sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água. Se essa água em nosso corpo reduzir: em 1%, sentiremos sede. Em 5%, a pele encolhe e teremos dificuldades em mover músculos e pensar com clareza; em 10% ou mais nosso corpo morrerá” . Segundo um e-mail que tem circulado pela Internet: “A falta de água é o fator nº 1 da causa de fadiga durante o dia. 8 a 10 copos de água dia poderiam aliviar dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males. 5 copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%, câncer de mama em 79% e em 50% desenvolver câncer na bexiga.” Segundo especialistas: “ a sede é um indicador tardio de falta de água. Quando se tem vontade de beber água, é porque dela o organismo precisa já ha algum tempo.” (Fonte Internet).

Olhando para isso vemos o quanto à água e imprescindível para nosso corpo, podemos dizer que ela dá a vida. Além de ser usada em quase tudo, Ela: sacia, limpa, fortalece, anima, dá vida. Sem ela não conseguiríamos viver.

       Conhecimento de Jesus – Jesus sabia da importância da água. Por isso afirma ser a água da vida: para percebermos a sua importância em nossa vida. Sem Jesus: nossa vida começa a morrer. Sem ele os males e sofrimentos aumentam com sua presença grande parte dos males seriam extintos de nossa vida. Ele é a solução para nossos problemas. Por isso se apresentou como a água salvadora. A fonte da vida que traz verdadeira vida.

      A água cria dependência – Bebemos cada dia, mas logo precisamos mais. Mesmo se bebermos grandes quantidades hoje, amanhã precisaremos dessa água de novo. Assim é com Jesus, ele quer nos mostrar o quanto precisamos dele dia após dia, e não apenas no culto de domingo. Sem ele nossa vida espiritual começa a sentir sede, começa a passar por dificuldades e se não saciada vem à morte espiritual. Não é esta a sede da maioria das pessoas: serem amadas, aceitas, sentirem-se em paz e segurança e ter uma vida plena? O desejo de Jesus é saciar nossa vida: com paz, amor, segurança, vida eterna. Jesus não apenas é a vida, mas quem nos dá a verdadeira e plena vida. Você já bebeu dessa fonte?

II – “SE ALGUÉM TEM SEDE, VEM A MIM E BEBA!” Quando geralmente tomamos água? Você dirá: “quando temos sede”. Exatamente, mas você tem sede de Deus? No Salmo 42.2, o salmista expressa: “A minha alma tem sede do Deus Vivo”. Isso mesmo, e não apenas a alma dele, mas a nossa alma também tem sede de Deus. Sabe aquele sentimento de vazio por dentro? Aquela sensação de que nos falta algo? Corremos atrás de tudo e todos e não encontramos satisfação plena para nossa vida? Pois é ai que está à sede que nossa alma tem de Deus. Você já pensou passar alguns dias sem beber água? Dizem que uma pessoa dificilmente consegue ficar mais de três dias sem beber água. Imagina então como sua alma pode estar desesperadamente sedenta se você não busca essa fonte de água viva que é Jesus a cada dia? Ai está o motivo do seu sofrimento interior. Falta água, e água viva. Por isso Jesus convida você para beber dele, (37). Entregue sua vida a ele, sacia-te cada dia com sua palavra e com a oração. Não deixe sua alma padecer sede.

       Vidas sem água – Há uma grande preocupação em todo o mundo, pois se acredita que no futuro irá faltar água. Já imaginamos viver sem água? Certamente somente naqueles dias é que as pessoas perceberam o quanto ela é útil, e como fica impossível viver sem água. Por outro lado a Palavra de Deus também afirma: “Buscai o Senhor: enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is. 55.6), ou seja, é Deus tentando nos despertar para que possamos aproveitar a oportunidade e buscarmos a Deus de todo o coração, antes que venha o dia em que não o poderemos achar, e aí será impossível viver sem ele.

Nos dias atuais muitas vidas, estão secando, murchando, porque falta a água da vida. Cada dia encontra-se mais pessoas, desesperançada, aflitas, depressivas, sem alegria, sem paz, sem amor… Grande parte destas já perdeu a vontade de viver. São sinais de como a alma está sedenta. O que falta: Ir a fonte da vida: beber dessa água da vida que é Jesus.

       Quem crer em mim (38) – Jesus nos mostra que é a Fé que nos faz beber dessa água. Provar nova vida, saciar sede. Viver sem fé em Deus é viver sem esperança e razão. A fé faz superar obstáculos, vencer desafios. Ir mais longe, dar um passo a mais em direção a verdadeira vida. Muitas pessoas perderam a fé em Deus, por isso estão longe da fonte de vida. Você quer beber desta água? É preciso ter sede, e crer pela fé, que somente Jesus pode saciar toda e qualquer sede que sua alma sente.

III – QUEM BEBER DESSA ÁGUA! Nunca mais terá sede. Jo. 4.14. Pensou nunca mais sentir sede? Para nós que agora temos água abundante, não faz tanto sentido, mas para os judeus fazia. Pensamos uma vez no valor da água no Oriente Médio, lá é uma região muito seca. Onde achar água é uma missão difícil. Contudo tenho certeza que a maioria das pessoas gostaria de ter para sempre saciado a sede de sua alma, de paz, amor, compreensão, satisfação na vida. Ai que Jesus afirma que quando entregamos plenamente nossa vida, ele sacia essa sede, e nunca mais a teremos. Infelizmente vivemos em um mundo seco, carente de amor, carinho, respeito, amizade, paz e felicidade… Essa é a sede das pessoas. Somente com Jesus saciamos essa sede.

       “Rios de água viva correrão de seu interior”. Os “rios de água viva” brotarão do coração daqueles que crêem em Jesus. Um rio, traz vida a toda uma margem porque ele é composto de água. Em redor de um rio não há desertos, mas em toda a sua margem há todos os tipos de vegetação, árvores, flores e frutos. Quando bebemos da fonte que é Jesus, de nosso interior brota essa água da vida, passamos a ser como um rio, levando vida a todos a quem temos contato. Contudo se um rio não gera vida em sua margem, é porque ou secou, ou sua água está contaminada. Se o Rio que corre do nosso coração não está gerando vida: será que há água? Será que a água não está contaminada pelo pecado?

Gosto de pensar assim: Jesus é a fonte de água viva, e nós o rio que levamos água às pessoas. Para isso somos igreja. O cristão deve ser uma fonte de água viva fluindo o amor, a palavra e o poder de Deus na família, na igreja, no trabalho, levando vida a todos. Será que temos levado essa água para as pessoas próximas a nós?

Sempre que você beber ou utilizar a água, lembre-se que Jesus é a Água Viva. Para ter Jesus, é necessário sentir sede espiritual, e pode ter certeza que sua alma está sedenta por ele. Sem Ele toda nossa vida é um deserto. Esta água, Jesus quer ser uma fonte no seu interior para que rios de vida possam ser levados a todas pessoas. Para ter essa água da vida você precisa crer em Jesus, aceitando-o como seu Salvador pessoal, e deixar que Ele lhe use para levar essa vida plena a outras pessoas. Você já bebeu dessa água? Já saciou a sede de outros também? Permita que Jesus faça do seu interior brotar um rio de água viva a jorrar para a vida eterna. Amém.

 

Paulo Aguilar