Deus dos Exércitos

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

O dicionário define o termo “exército” como sendo “o conjunto de todas as forças militares de uma nação; as tropas de um povo que está em guerra; grande número”. Em 1. Sm 1.3 lemos: “Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos, em Siló.”  No livro do profeta Malaquias essa expressão aparece  repetidas vezes em cada um dos seus quatro capítulos. Exemplo: “Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve” (Ml 3.17) Outro profeta que usa muito essa expressão é o profeta Ageu: “Assim fala oSenhor dos Exércitos…” (Ag 1.2)

Quais seriam esses exércitos que estão sob o comando de Deus? São as hostes celestiais, os querubins e os serafins, que lhe servem e louvam de eternidade a eternidade. A eles refere-se o texto em 2. Reis 6.16-17: ”Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. Em Apocalipse 5.11 lemos sobre os números desse exército: “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares”.

Caro (a) leitor (a)! Há momentos na vida em que você se sente rodeado pelos exércitos inimigos, como Geazi e Eliseu em Samaria; pequeno diante do tamanho do problema ou das proporções do seu desafio; como uma pulga diante de um elefante. Naquelas horas é alentador e confortante saber que “mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. Como filhos e filhas de Deus não precisamos temer os exércitos adversários, porque conosco está o Deus dos Exércitos celestiais. Essa foi a experiência do pequeno Davi diante do grande Golias; a experiência de Daniel diante dos leões; a experiência dos amigos de Daniel diante da fornalha ardente. Não tenha medo da crise mundial, não se assuste diante da gripe suína, ou seja o que for. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31b) O salmista exclama no Sl 91.7: “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido”. Por quê?  Porque o Deus dos Exércitos estará contigo. Como Igreja também enfrentamos desafios e dificuldades, mas contamos com a promessa do Cabeça da Igreja: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”.(Mt 16.18b)

Os demônios são atraídos por pessoas que criam quadros negativos. Todo crente precisa ter uma mentalidade de guerreiro. Se você acordasse tarde da noite com os gritos de seu filho e descobrisse um intruso em seu quarto, você se veria transformado numa terrível máquina de combate. É isso que devemos sentir acerca do que Satanás está fazendo hoje. Devemos determinar em nosso coração que não ficaremos sentados sem fazer nada. Esta é uma frase que realmente faz sentido: “DEUS É MAIS FORTE QUE O MAIS FORTE DOS SEUS INIMIGOS“. Há na Bíblia 8.000 menções da palavra “Deus” em suas várias formas, e 177 menções do Diabo sob seus vários nomes. Como vê o diabo não é importante. Contudo, não devemos ignorá-lo. Victor Hugo disse: “Um bom general deve penetrar o cérebro do inimigo”. Isto é, conhecê-lo bem. Uma das mais sutis armas do diabo, neste tempo, é levar as pessoas a crerem que ele não existe. O pastor britânico Charles Spurgeon escreveu, “Se não procurares o Senhor, o Diabo procurar-te-á.” O diabo só sabe o que você diz. Quando o diabo recordar o teu passado, lembre-o do futuro dele. “Está escrito“. – Quando o Senhor pronunciou essas palavras, o diabo fugiu. Satanás não consegue enfrentar a espada do Espírito – a Palavra de Deus.

Na fase mais aguda de ameaças à sua vida, Lutero recebeu oferecimento de amigos e admiradores que se propunham a defendê-lo pelas armas. Lutero recusou dizendo: “Eu não vou apelar para armas e derramamento de sangue para a defesa do Evangelho. Foi pela pregação da Palavra que o mundo foi conquistado; pela Palavra a igreja foi salva; é pela Palavra que ela há ser restaurada. Eu não vou depender de ninguém senão de Jesus Cristo e Sua Palavra”.

Liderados pelo DEUS DOS EXÉRCITOS, erguendo bem alto a espada do espírito, marchemos à frente de vitória em vitória até que Ele venha nas nuvens, rodeado pelos seus exércitos, para buscar a Sua Igreja e vencer a batalha final. Coloque o foco de sua vida no Deus dos Exércitos e seja sempre um (a) filho (a) de Deus vitorioso (a)!

Pastor Ivo Lídio Köhn – Presidente