Deus deu o Seu Filho

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

João 15.13.

 

Conta-se uma história que Durante a II Guerra Mundial, nos Estados Unidos, era costume uma família que tivesse um filho que servisse nas Forças Armadas colocar uma estrela na janela frontal da sua casa. Porém uma estrela dourada indicava que o filho tinha morrido no apoio à causa do seu país. Há anos, alguém contou uma história comovente sobre este costume. Ele disse que uma noite um homem caminhava por uma rua de Nova Iorque, acompanhado pelo seu filho de 5 anos. O pequeno foi atraído pelas luzes que brilhavam nas janelas das casas e quis saber porque algumas casas tinham uma estrela nas janelas. O pai explicou que aquelas famílias tinham um filho a combater na guerra. O menino bateu as palmas quando viu uma outra estrela na janela e exclamou, “Olha, Papai, uma outra família que deu o filho ao seu país”. Finalmente chegaram a um campo, depois da correnteza de casas. Daquele lugar podia-se ver uma estrela a brilhar no céu. O pequenino voltou-separa seu pai e disse, “Oh, Papai, Olha para aquela estrela no céu! Deus também deve ter dado o Seu Filho”. Sim, de fato! Há uma estrela na janela de Deus. Você Sabe o que Ele fez por ti? Ele deu o Seu Filho, por causa do Seu amor por nós. è por isso que lemos em sua palavra: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16.

Vivemos em um mundo onde o maior desejo das pessoas e sentir-se amadas, entretanto encontramos pouco amor por todos os lados. dentro de muitos lares cristãos, ao invés de reinar o amor, por vezes ele é substituído por mágoas, tristezas, dores, ódio, e grande parte das famílias não sabe realmente o que é o amor. E porque? Porque falta a presença verdadeira do filho de Deus que veio ao mundo para demonstrar o que é amor. O apóstolo João fala em sua primeira epístola: “Amados, amemo-nos uns aos outros porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” I Jo. 4.7-8. Certamente aí está o motivo, porque há tanta falta de amor no mundo e até dentro de nosso lar: as pessoas não conhecem o Deus verdadeiro, o Deus do amor. Falamos sim e muito em páscoa, em Deus, em amor, entretanto quem não tem a Jesus como Salvador de sua vida, não consegue entender nem viver o amor.

Será que nos é tão difícil entender o que Deus fez por nós para demonstrar o seu amor e nos ensinar a amar de fato e de verdade? Assim como aquele menino da história, logo conseguiu relacionar as estrelas nas janelas das casas, que lembrava que aquela família havia dado o seu filho pelo seu país, e ao ver uma brilhante estrela no céu logo chegou a conclusão de que Deus também deu seu filho por nós, da mesma forma qualquer demonstração de amor que vemos entre as pessoas, deve nos fazer lembrar que o maior sacrifício de amor que a humanidade já conheceu foi o que Jesus fez por nós na cruz. Ele tem como objetivo, além dos nos ensinar a amar, principalmente nos libertar do mal nos dando vida eterna. A palavra de Deus diz que o amor dele por nós foi tão imenso, tão maravilhoso, e todos os que o aceitam não irão perecer diante do mal, do pecado, deste mundo, mas sim terão a vida eterna. Jesus mesmo afirmou a seus discípulos que ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida em favor de seus amigos. Temos que nos questionar: quantos hoje em dia dariam a sua vida para salvar seus amigos? Jesus o fez e tudo para demonstrar o quanto somos importantes para ele, e como deseja salvar a todas as pessoas dando-lhes vida eterna.

Pense, se em tua casa falta amor, certamente é porque falta Jesus em sua vida, ou na vida de seus familiares. Se em tua igreja falta amor, é sinal de que nem todos têm a Jesus como Salvador, nem todos conhecem a Deus, porque o amor procede de Deus, e sua palavra diz que “se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” I Jo. 4.11. Por isso peça a Deus em oração, que cada dia tudo possa lhe lembrar o amor de Deus, que você possa olhar para as estrelas e lembrar o quanto Deus lhe ama, a ponto de dar o seu filho por você e por mim. Que você possa olhar para o seu próximo e lembrar do amor de Deus, que outros possam olhar para sua vida, e ver nela o amor de Deus. Que nesta páscoa, o principal não seja os presentes, os doces, a festa, mas sim a forte e maravilhosa lembrança, de quanto Deus o ama, a ponto de dar o seu único filho, para morrer em uma cruz, lhe dando vida eterna. Sim Deus deu o seu filho, e espera que você lhe dê a sua vida e sua gratidão.

JESUS LEMBROU DE VOCÊ NA CRUZ

Em que ou em quem será que Jesus pensou naquelas horas terríveis em que passou na cruz? Será que foi nos discípulos que o abandonaram, ou em Judas que o vendeu? Teria ele pensado em Pilatos que deu ordem para que fosse crucificado? Ou será que foi nos soldados que pregaram suas mãos e pés naquela cruz? Certamente nada disso ocupou sua mente naquele instante, sabe porque? Porque ele estava pensando em mim e em você, sim em nós, pois sofreu tudo para nos perdoar e salvar.

Conta-se a história de que certa vez três amigos de um governador de um dos estados americanos, foram visitar a terra de Israel, e entre tanto lugares que visitaram, um foi o monte Gólgota, onde Jesus foi crucificado. Quando ali estavam pegaram um pedaço de galho, que lhes serviu de apoio para caminhar. Ao regressarem para sua terra, trouxeram esse pedaço de madeira e o presentearam ao governador dizendo: queremos que saiba que quando estivemos no calvário nos lembramos do Senhor. O governador muito agradeceu aos seus amigos por tão importante presente, e por se lembrarem dele naquele local, e conclui dizendo: agradeço por terem se lembrando de mim naquele lugar, entretanto sou mais grato ainda a um outro homem, que quando estava lá no calvário, pregado em uma cruz, também lembrou de mim, de uma maneira toda especial, dando sua vida pelos meus pecados.

Como cristãos temos uma imensa alegria, e uma constante gratidão, por saber que quando Jesus esteve naquele monte, pregado em uma cruz, padecendo muito, sofrendo a mais terrível de todas as mortes, ele estava pensando exclusivamente em nós, em mim e em você. Com pensamentos puros, de amor, de vida e de salvação, e foi por isso que suportou calado cada insulto, cada açoite, cada prego, toda a dor, pois estaria nos ofertando o maior de todos o presente: o perdão de pecados, a vida, a salvação de nossa alma. E tudo, diz Paulo aos Romanos, para provar o seu amor para conosco.

Por vezes me questiono, como pode alguém rejeitar tão grande prova de amor? Como pode alguém ser insensível, com tão grande demonstração de amor? Que coração seria tão duro, que não consegue cair diante dos pés desse Senhor em sinal de gratidão? Como diz o autor de Hebreus: ‘Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?’. Certamente não existe outro meio, ou caminho para chegarmos ao céu, se não aceitarmos esse amor revelado em Jesus na cruz, e não nos rendermos aos pés desse maravilhoso salvador.

Uma das mais belas mensagens do Domingo de páscoa é aquela que os anjos falaram as mulheres: “Por que buscais entre os mortos ao que vive?” Lc. 24.5. E eu pergunto: porque muitas vezes corre-se atrás das coisas mortas deste mundo e rejeita-se ao Senhor da vida? porque muitos preferem o pecado, os vícios, o mal, coisas que jamais irão produzir vida, mas rejeitam o amor, a vida e a salvação que Jesus nos conquistou através da sua morte na cruz? Se você pudesse escolher entre a vida ou a morte, qual seria a sua escolha? Certamente a vida. Então para possuí-la, você precisa escolher a Jesus, o Senhor da vida, e deixar de correr atrás daquilo que gera a morte.

Você jamais vai encontrar Jesus entre as coisas mortas, pecaminosas e impuras desse mundo, assim como as mulheres não o encontraram mais no túmulo. Ele ressuscitou não apenas para provar que existe vida após a morte, mas para provar que existe nova e verdadeira vida, para aqueles que o amam e fazem a sua vontade, obedecendo os seus ensinos. Por isso ele afirmou: “eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” Jo. 10.10. Você já tem essa vida? Então você já sabe o que significa páscoa. Sabe que pelo fato de Deus ter dado seu Filho, e Jesus ter lembrado de você naquela cruz, não precisa mais correr atrás das coisas do mundo que produzem a morte, mas seguir os passos do Senhor que da plena vida. Isso é amor. Deus o abençoe. Amém.

 

Paulo Aguilar