Uma Igreja comprometida com a família

Autor: Pastor Paulo Aguilar

UMA IGREJA COMPROMETIDA COM A FAMÍLIA

Josué 24.14-25 / Mateus 12.46-50

Segundo o IBGE de 1993 à 2003 – cresceu em 44% o número de divórcios no Brasil. Sinal de que as famílias estão com problemas: cônjuges não se entendem, há adultério e infidelidade; filhos são rebeldes, desobedientes, jovens vivem juntos sem casar, é grande o número de mães solteiras, etc. Nunca a família foi tão bombardeada pelo inferno como nesses dias: Sexo, drogas, prostituição, adultérios, divórcios, agressões têm feito parte da rotina de muitos lares, que um dia diante do altar juraram fidelidade e aliança diante de Deus. Agora pense: Quem pode se sentir feliz em um lar assim? A família está precisando de ajuda, gritando por socorro. O que temos feito para ajudá-la? O que a igreja tem feito? A igreja precisa se comprometer mais com a família.

I – DESAFIA A FAMÍLIA A SERVIR AO SENHOR! – No Antigo Testamento, Josué fez um pacto entre o seu povo e Deus e usou uma pedra para lembrar o compromisso de seu povo (Igreja) com Deus, Josué 24.14-28. A pedra seria o sinal, o marco dessa aliança, todos os que olhariam para ela, se lembrariam da promessa que fizeram diante de Deus. Talvez muitos hoje precisariam de uma pedra, bem grande no meio da sala para lembrar seus compromissos: de consagração a Deus, do casamento, ao cônjuge, aos filhos, etc. Muitos esquecem: Que tal colocar grande pedra no meio da sala para lembrar dos seus compromissos com sua família?

Só há uma solução para as famílias de hoje: A Igreja levar Deus para dentro dos lares! Foi o que fez Josué, viu que o povo, as famílias, iam mal, sofriam, por não servir Senhor, mas a ídolos. E ele questiona: A quem querem servir? Era preciso optar, ou servir a Deus ou ao Diabo.Pois renunciar a Cristo é optar pelo diabo.Quando diz “Escolhei”: afirmava que era uma escolha pessoal de cada um. E “Hoje” – quer dizer que não dá para deixar para amanhã, semana que vem, mês que vem… a família precisa de solução hoje. Amanhã poderá ser tarde demais.

A falta de Deus nos lares é o maior dos problemas. Muitas famílias não reconhecem: mas se falta Deus a família descamba para a idolatria, a infidelidade, o desrespeito, os vícios, a violência, ao divórcio, e a morte do lar. Somente uma igreja comprometida com a família mostra o quando Deus é importante, e que só Ele fará a diferença no lar.

Deus quer usar a igreja, os líderes para desafiar as famílias a tomarem o propósito: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!” afirmou Josué. Seu exemplo atingi primeiro o mensageiro. Antes de exigir dos outros, Josué, exigiu de si mesmo. Ele dá o exemplo: Vejam: no meu lar já é assim, e no teu? A Igreja precisa de homens/ Líderes como Josué: que vejam a necessidade dos lares. Que não sejam omissos; mas convictos, verdadeiros e que, como cabeças do lar, lutem por suas famílias e sejam grandes referenciais de Deus no meio da Igreja.

Como fazer isso? Josué mostrou, se comprometeu a ensiná-los:

a) com Sinceridade e verdade (v.14) – Deus está cansado da falsidade humana: promessas e mais promessas sem cumprimento.. a família precisa viver em sinceridade e verdade para gerar confiança entre os membros.

b) Deitar fora os ídolos: há ídolos que a igreja através de sua voz pode tirar do lar (23 a); Os maiores ídolos dos dias atuais tem sido o trabalho, luta por sucesso, riquezas… Por isso as pessoas tem lutado e dado tudo de si. Entretanto, lutar pela sua casa é a melhor luta da sua vida, de que adianta vencer batalhas profissionais, financeiras, de saúde, ministeriais e espirituais se perdemos a nossa família? Nenhum sucesso compensa a derrota o fracasso de nosso lar.

c) Inclinar o coração ao Senhor (23c) – famílias deixaram a comunhão com o Senhor de lado, não o buscam mais, entretanto só ele tem poder para: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, para que a terra não seja ferida com maldição” (Ml. 4.6). Veja que preciosa promessa de Deus para continuarmos lutando por nossas famílias! É preciso entender que divórcio, brigas e contendas não constroem uma família feliz; mas sim buscar a Deus, de coração voltado para ele, dobrado diante dele, reconhecendo que precisamos dele em nossa família.

d) e obedecer a sua voz (24). A desobediência ao Senhor tem levado muitas famílias a ruína. Muitos têm silenciado Deus no lar, porque não usam mais a Bíblia, não buscam mais ao Senhor (Sl. 46.10) “Escutai e sabei que eu sou Deus”. Pais se queixam dos filhos, mas eles também não obedecem ao pai do céu e sua palavra.

MOSTRA QUE A FAMÍLIA PRECISA VIVER A VONTADE DO SENHOR! A maioria das pessoas por ter uma ligação com a igreja pensa: sou da família de Deus. Jesus destacou que a sua família é aquela que faz a vontade do Pai celeste. Mt. 7.21. Qual a vontade de Deus para a família? 1º. A salvação de cada alma, da família (pai, mãe, filhos, etc) 2º. – Que tenhamos um Lar feliz e abençoado – Sl. 128 (leia). 3º. I Ts. 4.3 – “E está é a vontade de Deus: a vossa santificação que vos abstenhais da prostituição.” Além da consagração, Deus espera a fidelidade a esposa, ao marido, dos jovens ao futuro cônjuge…

A Igreja comprometida: aponta a verdade, desfaz a falsa concepção do que é ser família de Deus. Por vezes se prega muito aos jovens sobre namoro, casamento, mas pouco se ajuda depois, quando os problemas acontecem no casamento. A Bíblia apresenta qual o papel de cada integrante na família afim de que vivam em união, e felicidade (Ef. 5.22 a 6.4). A igreja tem a missão de mostrar e desafiar cada um a fazer sua parte. Marido amar a esposa, esposa respeitar seu marido, filhos obedecer aos pais, Pais criar os filhos na orientação do Senhor…

Jesus sempre se preocupou com a família: Se doou as pessoas, andava com os pecadores, miseráveis sofredores para ajudá-los – Lavava-lhes esperança, amor, perdão e nova vida. Igreja deve fazer isso. Os mais belos milagres de Jesus foram em prol das famílias: Ressuscitou lázaro, a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim… Levou ajuda e salvação a casa de Zaqueu, a de Simão…. Desfez o mal entendido do divórcio, que Moises havia permitido por causa da dureza do coração, e insistiu que marido não deve deixar a esposa, e ainda previniu contra o adultério…

Essa deve ser também a preocupação a Missão da Igreja. Precisa trabalhar mais o lado familiar, cuidar da família, tratar e orar pela família, usar mais o aceso que a igreja tem de chegar ao lar, ao coração da família, e levar a cura para dentro dos lares, se preciso ressuscitar relacionamentos… Mostrar amor, prontidão em ajudar… Isso eu vejo que é a missão de Uma Igreja comprometida com a Família:

Por isso queridos: ninguém nega que as famílias estão com problemas? Que bom que a Igreja se preocupou de uma forma mais especial neste ano com esse tema: Vamos nos comprometer a trabalhar mais isso em nossas igrejas. Voltando para a Pedra, Não precisamos colocar uma grande pedra em nosso lar, temos a Igreja edificadas por pedras vivas. A Igreja deve ser essa pedra de compromisso – Com sua mensagem, testemunho, exortação e dedicação a família, deve fazer-nos lembrar do compromisso familiar de cada um. No tempo de Josué vejo as pessoas olhando para a pedra e lembrando da promessa que fizeram a Deus. Vamos ser a Igreja, que as pessoas ao olharem para ela, a vejam como aquela que está ali para lembrar de nossas promessas e alianças com Deus, mas também daquilo que prometemos dentro dela para com nossa família e nosso próximo. Aí sem seremos uma igreja comprometida com a família. Amém.

Paulo Aguilar.
Pérola D’Oeste – PR