A importância do Perdão

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. Mateus 6.14-15.
“Eu não te perdôo! Aquilo que ele (a) me fez eu nunca vou perdoar!” são frases que ouvimos quase que diariamente e muitas vezes da boca de pessoas que se dizem cristãos. Acredito sinceramente que a falta de perdão tem sido o grande causador de problemas e divisões dentro da igreja, dentro da família e da sociedade em geral. Qualquer coisa tem sido um motivo para pessoas se ofenderem ou guardar rancor e ódio uma das outras, quando não chegam ao ponto de partir para brigas, ou ir para a justiça. E qual o resultado de tudo isso? Muito sofrimento, lágrimas, intrigas e até morte. O fato é, que o povo cristão ainda não aprendeu a colocar o perdão em prática, talvez seja por isso que Jesus tanto insistiu neste tema, e até o incluiu na oração que muitos fazem todos os dias: O Pai Nosso (Mt. 6.9-11). Gostaria de destacar em nossa meditação deste mês, que o Povo de Deus, precisa aprender a importância do perdão, afim de que nossa igreja, nossa família, nossa cidade seja um lugar onde tenhamos prazer e alegria de viver.
A falta de perdão – Cada dia que passa o perdão faz mais falta na vida das pessoas, é uma arte pouco praticada. As pessoas têm deixado de ter uma vida feliz e abençoada simplesmente porque não querem perdoar o seu próximo. Por exemplo, há pessoas que estão na igreja e cantam, se emocionam e até declaram todo o seu amor para com Deus, mas não querem perdoar alguém que lhes ofendeu. Outras choram e reclamam com os seus problemas familiares, contudo dentro dos lares encontramos esposas que guardam rancor e mágoas do marido e vice versa, irmãos que não se entendem, filhos que vivem a brigar com os pais, mas ninguém está disposto a perdoar. Há muitos que se queixam da falta da bênção de Deus, do trabalho que não prospera, ou ainda que não tem prazer em ir a igreja, porque não podem olhar para tal pessoa que está no outro banco, com quem tem um desentendimento ou ressentimento por causa de divisas de terra, de brigas de filhos, de palavras que ofenderam, etc. e tudo isso poderia ser resolvido com uma simples frase: “Eu te perdôo!” Ou ainda: “Me perdoe”.
Geralmente essas pessoas até afirmam que amam a Deus, só não amam aquele irmão que lhe ofendeu. Contudo a Palavra de Deus afirma: “Se alguém disser: amo a Deus e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama aa seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora temos da parte dele este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.” I João 4.20-21. por isso podemos afirmar que falta de perdão, é falta de amor, Jesus mesmo disse: “Por isso te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” Lucas 7.47. Que tal de antes de declarar seu amor a Deus, aprender a amar de fato o seu próximo, e demonstrar isso através do perdão?
O que a falta de perdão faz – O profeta Isaías afirma: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e vosso Deus; e os vosso pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Is. 59.2. Que a falta de perdão é pecado todos sabem, agora, você já pensou que este teu pecado, lhe separa de Deus? Quando não queremos perdoar, é como se colocássemos um grande murro entre nós é Deus, e não conseguimos chegar perto dele, e ainda mais, também encobre o rosto de Deus de nós, de tal modo que ele não ouve nossas orações. Aí está o motivo, porque muitos cristãos, mesmo lendo a bíblia, louvando e adorando no culto não conseguem se sentir perto de Deus, ou sente que suas orações não são respondidas: simplesmente porque não querem perdoar.
Outra conseqüência está no texto do Salmo 32.3-4: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim e meu vigor se tornou em sequidão de estio”. Isso mesmo não querer perdoar ou buscar perdão, enfraquece os ossos, envelhece, nos faz chorar e gemer todo o dia, a mão de Deus em vez de abençoar, pesa como um enorme fardo sobre nós, e as forças se acabam. Davi experimentou isso, e só encontrou alívio e libertação quando buscou o perdão de Deus. Talvez você esteja vivendo assim por não querer perdoar ou clamar por perdão, Deus sabe. O Autor John Bevere, em seu livro: A Isca de Satanás pág. 143 afirma: “Médicos e cientistas relacionam a falta de perdão e amargura a certas doenças, como artrite e câncer. Muitos casos de doença mental são ligados a amargura da falta de perdão”. Creio que por isso Jesus afirma em Mateus 18.34 que o homem que não quis perdoar o seu próximo foi entregue aos “Verdugos” ou “atormentadores” que é um tipo de tortura causada por espíritos demoníacos, e a falta de perdão faz com que Deus permita que estes verdugos causem agonia e dor no corpo e na mente de muitos “cristãos”. Pois Jesus acrescentou: Assim também meu Pai celeste vos fará se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.” Mateus 18.35.
O perdão de Deus está condicionado ao nosso perdão – Muitos cristão afirmam que Deus perdoa tudo, e costumeiramente sempre citamos o versículo de I Jo. 1.9: “Se confessarmos os nosso pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Certamente que isto está certo, contudo Jesus mesmo afirmou que o perdão de Deus para nós depende de nosso perdão ao próximo. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6.14-15. ou seja, Deus está pronto a nos perdoar, quando nós perdoamos.
Lembra da história do rei que foi ajustar contas com seus servos, e um que lhe devia dez mil talentos foi perdoado por ele, mas lá fora não quis perdoar o seu amigo que lhe devia apenas cem denários? Pois foi ali que o rei mandou chamar aquele que não soube perdoar e o entregou aos atormentadores como citei acima. Mas quero lhe lembrar que Deus é o rei dessa história e você e eu somos os que muito lhe devemos, e ele está pronto a nós perdoar, mas espera que também perdoamos o nosso próximo, pois do contrário toda a imensa dívida que Jesus nos perdoou na cruz, poderá novamente ser cobrada. E lembre-se mais ainda: sem o perdão de Deus, não entramos no céu. Podemos até ser convertidos e consagrados, mas se não soubermos perdoar, não receberemos o perdão de Deus.
No mesmo livro que citei acima, é relatada uma história verídica de um pastor nas Filipinas sobre quem relataram que antes de ser pastor era um homem de negócios muito prospero e por isso não queria servir a Deus. Até que certa vez teve um enfarte e praticamente morreu na sala de cirurgia e se encontrou com o Senhor fora dos portões do céu, e implorou para que Deus lhe estendesse a vida, e ele lhe serviria, então Deus consentiu, mas antes lhe mostrou uma visão do inferno, e ele viu sua sogra queimando nas chamas. Ele então ficou surpreso pois sabia que ela era uma cristã devota, que sempre participava da igreja e ele acreditava que ela havia aceito Jesus como Salvador, pois fizera a oração do pecador arrependido. Então pediu a Deus: “Por que minha sogra está no inferno?” e o Senhor lhe contou que ela havia se recusado a perdoar um parente seu, e por isso não pode receber o perdão de Deus.
Gostaria de finalizar lhe desafiando: Pense em alguém que lhe ofendeu, pode ser da família, da igreja, ou vizinho, e que até agora ainda não perdoou. Será que vale a pena sofrer aqui, dores, enfermidades, tormentos por isso? Será que vai deixar o diabo lhe levar para o inferno por causa de uma ofensa ou de uma pessoa? Que tal se livrar de todos esses sofrimentos? Então perdoe sempre. Não olhe para o tamanho da ofensa, mas sim para o tamanho do perdão que Deus lhe Deus. Não deixe o diabo tomar conta de seu coração, mas sim permita que o amor de Deus encha sua vida.
Lembra da história dos dois amigos no deserto: quando discutiram e um bateu no outro, o que recebeu o tapa, escreveu na areia: “hoje, meu melhor amigo me bateu!” Mais adiante foram tomar banho em um oásis, e aquele que recebeu o tapa, estava se afogando e o outro, lançou-se em seu socorro e lhe salvou. O que levou-o a escrever em uma pedra: “Hoje meu melhor amigo, me salvou a vida”! Indignado o amigo lhe pergunta: porque quando lhe bati escreveu na areia e quando lhe ajudei escreveu na pedra? E o outro lhe disse: “Quando alguém nos ofende, devemos escrever na areia para que logo o vento possa apagar tudo, mas quando alguém nos ajuda devemos escrever na pedra do coração, onde nada nem ninguém conseguem apagar”. Pena que muitos têm invertido essa história e gravam no coração as ofensas e esquecem da bondade. Contudo se pertencemos ao Povo de Deus, devemos aprender a importância de perdoar nosso próximo sempre, pois disso depende nossa salvação. Deus lhe abençoe.