XXXIIº Brüderfest em Nova Santa Rosa

Dias 22 a 24 de setembro de 2006 realizou-se em Nova Santa Rosa, PR o 32º Brüderfest (Festa Fraternal) sob o lema: “VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR” (Ap. 2.4-5) . Os pregadores convidados foram Pastores José Kollenberg, de Capanema, PR (português) e Waldemiro Fiedler, de Santa Helena, PR (alemão).

A abertura do evento deu-se na sexta-feira, dia 22 de setembro às 20h com uma apresentação do Conjunto Raios de Luz da comunidade local sobre o seu histórico, poema sobre o lema e palavras de boas vindas a todos. Fizeram uso da palavra o presidente da paróquia, Irmão Erich Giese; o irmão Celson Hoffmann, representando os presbíteros, o Exmo. Prefeito Municipal Sr Norberto Pinz e o Pastor Dorival Seidel, presidente da IECB. Todos expressaram suas palavras de boas vindas e desejos de bênçãos para o evento. O programa foi abrilhantado pelos dois corais locais, pelo coral de Linha Pietrowski, de Linha Brasil e por um solo de Nadia Kelm, a mais jovem cantora da paróquia com apenas 5 anos. O estagiário Jaime Pufal com alguns jovens liderou o louvor de todo o evento. Baseando-se no texto lema o Pastor José falou sobre A IGREJA ELOGIADA; como ela era no início.

Durante o sábado choveu o dia todo, mas mesmo assim um grande número de pessoas se fez presente nas programações do dia. De manhã o irmão Erich Giese deu seu testemunho como alguém que participou de todos os 32 Brüderfeste falando das muitas bênçãos que esse evento trouxe para sua vida e para todos. O Pastor Waldemiro Fiedler pregou sobre Isaías 55.1, dizendo que as coisas de Deus são de graça e as coisas do mundo precisam pagar e enfatizando também a necessidade do retorno ao primeiro amor. Pastor José falou sobre Hebreus 10.19-24 acentuando que não devemos deixar de nos congregar. Não tem como manter um amor verdadeiro sem se congregar. A palavra está aí, mas nós muitas vezes não estamos. O almoço foi servido gratuitamente aos membros que haviam trazido seus donativos. À tarde o irmão Valdi Hoffmann deu seu testemunho e Pastor Fiedler falou sobre Isaías 55.2 dizendo que muitos gastam sua vida com coisas que não satisfazem e que não trazem recompensa. Voltar ao primeiro amor traz a recompensa da vida eterna, de poder estar com o Pai. Durante o dia cantamos muitos hinos em alemão e o coral de vozes da comunidade local abrilhantou com seus hinos, bem como as irmãs Salete e Anete Lenz. Vale lembrar aqui que a irmã Salete passou por uma cirurgia complicada e vê-la com sua irmã cantando novamente emocionou a todos.

Sábado à noite tivemos a participação mais maciça de Marechal Cândido Rondon que também participou com a apresentação de dois números musicais, dos quais um com coreografia. O Pastor José também apresentou solos e com a esposa alguns duetos nesse evento. O Conjunto Raios de Luz e as irmãs Salete e Anete cantaram. O irmão Ernani Petry trouxe um testemunho sobre a conversão e libertação de seu pai. Foi levantada a oferta do evento que somou R$ 423,50. Pastor José falou sobre o texto lema e usando como texto paralelo 1. Coríntios 13.4-7. Ele frisou que o amor não acaba e questionou a todos onde estavam naquela noite comparando-se com o dia da sua conversão.

Domingo de manhã a igreja estava repleta. Além dos corais da comunidade local tivemos novamente a participação da Nadia Kelm e das irmãs Salete e Anete. As crianças tiveram classe especial paralelamente. Os irmãos presbíteros Ildo Lenz e Arlindo Eisen deram testemunho de experiências de vida; o primeiro falou sobre o que lhe marcou nos primeiros Brüderfest e o segundo contou uma experiência da Faculdade de Direito que está freqüentando na UNIPAR. O Pastor José falou sobre o texto lema, principalmente sobre a primeira parte do versículo 5: “Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”. Onde eu caí? Quando comecei a esfriar? Tem que haver um quebrantamento. É preciso parar, pedir ajuda e voltar. O arrependimento é despertado por Deus, mas é uma ação humana. Durante o almoço e após houve uma gostosa comunhão e confraternização.

Domingo à tarde tivemos o encerramento do evento. O programa foi dirigido pelo pastor Dorival Seidel. Além dos corais locais, o coral de Planalto do Oeste, a Nadia e as irmãs Lenz participaram novamente. O irmão presbítero Vilson Wehrmeister falou sobre o que Deus fez na sua vida e como ele chegou à conversão. Pastor José falou sobre a última parte do texto lema enfatizando a grande recompensa. Falou do rei Josias que em 2ª Reis 22 fez todo o povo retornar ao primeiro amor e a recompensa que isso trouxe. Foram expressos agradecimentos a Deus e a todos que contribuíram para que esse 32º Brüderfest fosse a bênção que foi. Todos se despediram com abraços e felizes pelo banquete espiritual que haviam recebido. Que cada um e cada uma possam realmente permanecer no primeiro amor e que isso se reflita sobre o meio em que vivem!