Concílio da IECB em Vila Paraíso – RS

1Louvamos a Deus por mais este concílio que ele nos proporcionou, com todas as suas peculiaridades (morros, paisagens e um povo muito hospitaleiro). O clima agradável do mês de outubro foi uma benção, as noites eram fresquinhas bem como suas manhas. Deus observou cada detalhe, pois nos proporcionou dias ensolarados.

Lema da IECB para 2014: PERSEVERANDO PARA A EXCELENCIA 

Um dos textos para o lema de 2014 é este de At 2.42, 46 e 47: E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.

Esse texto demonstra a união e consagração da igreja primitiva, aquele primeiro grupo que seguia a Cristo, mesmo em meio a muita provação e perseguição. Estudemos a palavra de Deus e encontremos nela a fonte de inspiração para que possamos buscar as mudanças necessárias na vida de cada um e também da IECB como um tudo. Temos muito para melhorar, sim temos e há de começar por cada um que percebe essa necessidade. Também temos muitas bênçãos para agradecer. Esses dois aspectos estão registrados no caderno de relatórios entregue a cada pastor e delegados presentes na assembleia do concilio.

O concílio é o momento soberano da igreja, é o local e a ocasião onde são tomadas as decisões que deverão ser cumpridas para o decorrer do ano até o próximo concílio. Algumas decisões são fáceis de serem assumidas e outras um tanto mais difíceis, como a mudança do plano financeiro da IECB, pois quando envolve valores, há muitos que se exaltam e demonstram sua falta de espiritualidade ou mesmo sua vulnerabilidade nessa questão.

A Assembleia ou concílio é bastante desgastante, e aconteceu na essência, no dia de sábado. É o momento de relatórios do presidente da IECB, dos departamentos, da revista O Mensageiro, da FACTECON, e de tudo o que aconteceu na igreja do último concílio até este. O bom é que os relatórios das paróquias estão no caderno de relatórios entregue aos pastores e delegados, e com isso diminui bastante os trabalhos nesses dias, facilitando a todos. Até o final da tarde é visível o cansaço de todos os participantes.

Estamos como igreja amadurecendo e aprendendo, aos poucos a discutir ideias, e não pessoas. Ou seja, a discussão está sobre uma ideia e nem tanto sobre a maneira da pessoa viver, por mais que ás vezes é difícil de separar uma coisa da outra. Tem momentos que os ânimos se alteram, a temperatura aumenta, mas em tudo é assim e na igreja não seria diferente, já que ela é composta por pessoas que tem sentimentos, emoções e defendem seus interesses, por mais que ás vezes se diz que é a vontade de Deus. Como um todo, buscamos realizar a vontade de Deus.

A vontade de Deus é soberana, sempre foi e sempre será, mas nem sempre ela é observada por todos. E este é o motivo, de em muitas vezes, sofrermos ou até sermos perseguidos ou mal entendidos, pois as pessoas misturam vontade divina com a vontade humana, e para separar uma da outra Deus precisa intervir e isso nem sempre é agradável, na maioria é penoso, mas necessário, pois Ele sabe o que faz (Rm 8.37), e sabe como corrigir a cada um.

Equipes de trabalho

O comitê de ética, formado por três pastores esteve a todo momento se reunindo deliberando assuntos importantíssimos como as transferências e negociações entre as paróquias e a diretoria central. É um local em que o clima esquenta um pouco também, mas muito necessário, parabéns aos pastores que exercem esta importante função.

Outra equipe de trabalho que esteve atuando em paralelo, e que é vital para que a transparência aconteça é a dos fiscais de caixa, esses são responsáveis para fiscalizar todos os caixas e seus relatórios. E olha que as calculadoras funcionaram, pois examinaram cada item dos caixas e no que houveram dúvidas pediram esclarecimentos, parabéns também para esta equipe.

Uma peculiaridade do local é o hospital, o único do município, se localiza ali na vila, próximo a IECB, a 6 km do asfalto. A receptividade e o tratamento cordial do povo local foi marcante. O cardápio então, estão de parabéns. Ficará difícil para a próxima paróquia hospedeira do concílio poder oferecer um cardápio tão gostoso e tão seleto. Parabenizamos a todos os membros da paróquia e ao pastor local, Rogélio Renner.

Várias foram as equipes que trabalharam, não vamos citar todas, pois poderíamos nos esquecer de alguém e assim alguém poderia se sentir desprestigiado.

Departamentos –  No concílio, cada departamento presta seu relatório e vamos destacar apenas alguns deles, outros poderão vir a se somar a esse relatório nos próximos dias.

A JEC – Juventude Evangélica Congregacional, na pessoa de seu presidente, pastor Marcos Langer, deu seu relatório. Mencionou o projeto da REDE 3E, a qual visa: Evangelizar, Edificar e Enviar a juventude congregacional. Precisamos capacitar nossa juventude e prepara ela para que o reino de Deus cresça também através deles. Todas as paróquias foram convidadas a participarem desta rede de discipulado. Onde o pastor trabalha com seus jovens, a JEC fornece o material e o apoio e o MD – Ministério do Discipulado, acompanha e dá suporte a quem desejar.

O Pré-Congresso da JEC, que sempre acontece no mês de julho, mudou de nome, passou para CLJ (Congresso de Lideranças da JEC), com o objetivo de treinar e capacitar a liderança da juventude para atuarem em suas ligas. Na prática, essa mudança ainda está em processo, pois é necessário que todas as ligas participem com seus líderes e pastores, para que possamos construir juntos esses processo, isso é democracia dinâmica. O local do CLJ ficou definido pela JEC a ser na FACTECON com o objetivo também de valorizar o espaço e aproximar os jovens, e quem sabe despertando o interesse de lá estudarem.

O MD – Ministério do Discipulado, na pessoa de seu diretor, pastor Augusto Betzch, deu seu relatório agradecendo o espaço concedido e manifestou a forte parceria com a da JEC na questão de auxiliar na capacitação da juventude. O mesmo tem acontecido, a mais de 17 anos na IECB. São várias as paróquias que possuem líderes atuantes que foram capacitados pelo seu pastor, auxiliados pelo MD, e essa parceria precisa continuar crescendo e dando seus frutos para a honra e glória de Deus. Pois todo membro precisa ser discípulo e discipulador, onde o pastor é o líder em sua paróquia. Essa liderança precisa ser conquistada e respeitada.

A OASC – Ordem Auxiliadora das Senhoras Congregacionais, esteve representada por sua nova presidente a senhora Suzana do Amaral Betzch. A mesma manifestou satisfação em servir a Deus na IECB, pois foi a igreja que lhe apresentou a salvação em Jesus Cristo, e graças ao trabalho dos pastores que a lideraram e o auxílio do MD ela está firme em Cristo e o que servir de todo o coração. Manifestou ainda que a OASC estará patrocinando os custos do palestrante para o retiro dos pastores de 2014. Bem como tem sido um forte aliado para da FACTECON.

Revista O Mensageiro – estamos completando os 51 anos de revista e a partir da edição de dezembro de 2013 ela passará a ser impressa totalmente colorida. Ela possui um diferencial de outras revistas em alguns aspectos:
É denominacional – visa promover a palavra de Deus na IECB
Traz o lema e subtema do mês na capa e em alguns artigos
Registra os acontecimentos
Tem informação pra várias faixas de idade: crianças, jovens, adultos e idosos
Sociais: enquanto alguns acham desnecessária essa parte, outros a leem por primeiro, pois possuem muitos conhecidos
A pessoa que quiser colocar algum artigo nas sociais precisa ser assinante ou pagar uma taxa de R$ 50,00 por anuncio.
O valor de renovação para 2014 ficou por R$: 50,00 até final de dezembro, e ainda concorrerá a três prêmios.

FACTECON – Faculdade de Teologia Congregacional. Antigo IBISEC, cada aluno paga sua mensalidade, mas não é o suficiente para manter a estrutura e por isso a cada ano é realizada a campanha de ofertas especiais a esta instituição. Neste ano há 6 alunos, e estão abertas as vagas para 2014 inclusive para as moças, as inscrições vão até dia 31 de janeiro de 2014.

Momento especial
No sábado à noite teve um momento todo especial comemorando os 91 anos de atuação da IECB na localidade. Houveram muitas homenagens e participações emocionantes de pastores que atuaram no local. No final do culto foi servido um delicioso bola a todos os participantes no salão social da igreja.

Transferências

Foram sancionadas as seguintes transferências pastorais:

• Pr. Ivo Kohn de Nova Santa Rosa/PR, para Panambi/Norte

• Pr. Walter Schwertner de Panambi/Norte para Nova Santa Rosa/PR

• Pr. Lineu Hoffmann de Cruzeiro, Santa Rosa, RS para Arco-Iris, Panambi/RS

• Pr. Gerson Radiske de Arco-Iris, Panambi/RS para Cruzeiro, Santa Rosa, RS

• Pr. Jaime Pufal de Horizontina, RS para Nova Santa Rosa, PR, como pastor adjunto

• Pr. Licenciado Laercio Fonseca, para Horizontina, RS

• Pr. Licenciado Rafael Eckhardt, para a missão Bom Pastor, Três Passos, RS

• Pr. Licenciado Dione Lausch, para Tenente Portela, RS

• Pr. Licenciado Felipe Haas, para Panambi/Norte como pastor adjunto.

• Pr. Licenciado Ivan Dickel, para Marechal Candido Rondon como pastor adjunto

• Pr. Licenciado Luan Werner, permanece no aguardo da paróquia de Crissiumal que possui grande interesse em sua permanência em Crissiumal, mas depende de viabilizar a possibilidade.

• Pr. Licenciado Cézar Lambrecht, para São João, PR. Pastor adjunto e trabalho com o Ministério do Discipulado.

• Pr. Fridolino Jesse, solicitou licença para tratamento de saúde e fica no aguardo de uma nova oportunidade de trabalho.

Também foram eleitos e empossados os seguintes líderes e regionais e seus vices:

• Centro Norte: Líder Pr. Celso Reinheimer – Vice: Pr. Paulo Aguilar

• Grande Santa Rosa: Líder Pr. Paulo da Silva – Vice: Pr. Egon Gund

• Grande Porto Alegre: Líder Pr. Arnildo Pufal – Vice: Pr. Laércio Renner

• Oeste do Paraná: Líder Pr. Itamar Fritzen – Vice: Pr. Lauro Schumann

• Sudoeste: Líder Pr. Jorge Schneider – Vice: Pr. Laerte Roos

• Alto Uruguai: Líder Pr. Lirio Trenepohl – Vice: Pr. Danilo Wollenberg

• Centro Sul: Líder Pr. Edson Datsch – Vice: Pr. Rogelio Renner

• Litoral: Líder Pr. Charles Renner – vice: Pr. Evandro Schrader

Cremos firmemente de que a IECB está em marcha, talvez não tão rápida como alguns gostariam, mas ela avança e nessa medida muitas coisas estão acontecendo para a honra e glória de Deus.

Queremos ainda agradecer a todos que contribuíram com suas orações, opiniões, apoio, doações, enfim a todos que auxiliaram para o 73º Concílio da IECB em Vila Paraíso, fosse possível.

Deixamos o desafio para que mais pessoas possam escrever ao pastor vice-presidente da IECB, enviando suas manifestações sobre o concílio de 2013. Gostaria de acrescentar mais algum fato? Envie seu texto e fotos ao endereço: ivo.kohn@hotmail.com o qual será analisado e se for edificante será acrescentado a esse já editado.

Em nome da Revista o Mensageiro,
Augusto Betzch, pastor e redator.