38ª Festa Fraternal em Nova Santa Rosa

1Dias 21 a 23 de setembro de 2012 realizou-se a 38ª edição da Festa Fraternal (BRÜDERFEST) em Nova Santa Rosa, PR sob o lema: “VALE A PENA SER FILHO(A) DE DEUS!” O pregador convidado foi o pastor Charles Renner, de Curitiba, PR. O evento teve sua abertura na sexta – feira, dia 21, às 20h sob a direção do Pastor Ivo L. Köhn, pastor local que saudou a todos com 1. João 3.1-2 dando as boas vindas. A Escola Bíblica CRISTO VIVE com as professoras e crianças apresentaram cânticos de saudação. O irmão Celson Hoffmann, na qualidade de presbítero e presidente da paróquia também deu as boas vindas ao pregador e a todos com as palavras de Malaquias 3. 15-18. O irmão Arcênio Rheinheimer nos leu Rm 8.12-17 e orou. O coral de vozes cantou um hino de boas vindas. Os pastores e esposas da região apresentaram dois hinos e as irmãs Nádia e Diane Kelm também cantaram um hino. O grupo de Louvor liderou no louvor e o nosso preletor trouxe sua primeira mensagem baseando-se em Gênesis 2. Falou da satisfação, honra e responsabilidade de estar ali e abordou a questão da identidade perguntando QUEM É VOCÊ? Você é um (a) filho (a) amado (a) de Deus. Você foi criado à semelhança e imagem de Deus, portanto você é uma comunidade, pois Deus é uma comunidade, formado por três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.  Mostrou como o pecado introduziu o individualismo, que veio estragar a pessoa e como em Jesus Cristo e sua obra expiatória isso foi resgatado. Foram momentos de grande bênção para a igreja superlotada.

No sábado de manhã, a programação iniciou às 9,30h e esteve sob a direção do Pastor Lic. Valdir Braun. O coral de Planalto do Oeste apresentou maravilhosas mensagens cantadas. O irmão Erich Giese deu seu testemunho salientando sua experiência de que vale a pena ser filho de Deus. Pastor Valdir leu Mateus 6.24-34 e orou. Foram cantados hinos na língua alemã e Pastor Valdemiro Fiedler pregou no idioma alemão sobre Rm 8.16 e 1 Jo 3.1 e disse que ou somos ou não somos filhos de Deus. Não há termo intermediário. Falou a respeito dos vários privilégios que temos como tais: de sermos herdeiros, de estarmos sob a proteção do Pai, de vivermos sob seu amor, de sermos carregados em seus braços, de estarmos livres da condenação eterna, de termos o perdão dos nossos pecados, de possuirmos o Espírito Santo em nós etc. Pastor Charles trouxe sua segunda mensagem em português usando vários textos como Mt 7.7, Rm 8.28, Mt 6.24. Ele frisou que vale a pena ser filho (a) de Deus porque nele temos segurança e paz. Contou uma experiência própria como Deus cuida de seus filhos. Ao meio dia todos puderam almoçar juntos no salão social da igreja. À tarde, às 14h voltamos a nos reunir no templo. Novamente o Pastor Valdir dirigiu a programação. O coral de vozes da comunidade local abrilhantou essa tarde e Pastor Bruno Giese nos falou em idioma alemão sobre Salmo 1, 2. Tm 2.19 e 1 Co 3.11. Disse que Jesus Cristo é o fundamento e que os filhos de Deus estão selados e devem ser testemunhas. Pastor Charles falou em português sobre Isaías 5.1-6 dizendo que vale a pena ser filho (a) de Deus, porque Ele não nos deixa perder o foco. Ele nos mostra quem Ele é, quem nós somos, o que Ele fez e o que nós devemos fazer.

Sábado à noite, com a igreja novamente superlotada, Pastor Dorival Seidel de Marechal Cândido Rondon, dirigiu a programação, a qual iniciou às 20h. Além dos hinos comunitários e do momento de louvor tivemos a participação de uma coreografia das crianças de Rondon, a participação do Conjunto Raios de Luz da igreja local e das irmãs Nádia e Diane Kelm. Pastor Charles trouxe sua quarta mensagem mostrando o que o homem é na sabedoria humana e o que ele é na sabedoria divina. Ele salientou que Deus nos chamou para uma vida outro centrista e não egoísta. Com tudo o que Deus fez Ele pensou no bem estar do ser humano. O princípio cristão deve nos levar a pensar no outro e não em nós mesmos. É amando aos outros que mostramos que vale a pena ser filho (a) de Deus. A nossa missão é ir fazer discípulos, ser suas testemunhas. Apresentou uma estatística que os ateus são mais misericordiosos que os cristãos e nos desafiou a provarmos com o amor ao próximo e o interesse por sua alma que vale a pena ser filho (a) de Deus.

Domingo de manhã o último programa iniciou às 9,30h sob a direção do Pastor Ivo que deu as boas vindas a todos com 1. João 5.12: ”Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” O coral de Linha Pietrowski nos alegrou nessa manhã com lindas mensagens cantadas. Pastor Henrique de Toledo nos leu Salmo 112 e orou. O Conjunto Instrumental Raios de Luz também participou. As irmãs Nadia e Diane cantaram dois hinos e após o momento de Louvor Pastor Charles trouxe sua última mensagem baseada sobre 1 Co 15 dizendo que vale a pena ser filho(a) de Deus porque temos esperança. Se não existisse ressurreição não valeria a pena ser filho (a) de Deus, pois não haveria esperança, estaríamos perdidos. Através de um pequeno vídeo mostrou que a história não terminou na Sexta – feira Santa, porque o Domingo estava chegando. A verdade é que Cristo ressuscitou e esse é o grande referencial do cristianismo, motivo pelo qual vale a pena ser filho (a) de Deus. Quando temos esperança, perseveramos e não desistimos.  O irmão Celson Hoffmann trouxe os agradecimentos, o coral de vozes apresentou um hino de despedida e com a bênção encerrou-se mais essa festa fraternal. Depois todos confraternizaram e tiveram uma gostosa comunhão saboreando uma gostosa galinhada no salão social da igreja.

Glória a Deus por mais essa Festa Fraternal que trouxe renovação espiritual para o povo de Deus e também levou aos que ainda não fazem parte dele a refletir com seriedade sobre sua situação. Cremos sinceramente que muitos tomaram em seu interior e com seriedade a decisão de também se tornarem filhos de Deus, porque toda a programação desafiou nesse sentido.

Presbíteros e diretoria paroquial