Quadro de Família – Solo Produtivo

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

O coração de nossos filhos e o nosso próprio coração como pais precisam revelar-se como um solo produtivo, no qual a boa semente caia, nasça e depois se converta em atitudes sadias, cristãs que são os frutos que Deus espera que um lar cristão produza.

O coração de um genuíno discípulo de Jesus tem de ser necessariamente boa terra. Onde a Palavra de Deus, que é a boa semente, cai, brota e está e estará produzindo muitos frutos. Pode ser que inicialmente produza trinta por um, ou ainda, sessenta por um, mas Jesus disse que pode chegar a cem por um (Mt 13.8;    Mc 4.8). Ou seja, produção máxima de frutos. Se você é discípulo verdadeiro de Jesus Cristo, então a semente da Palavra de Deus, a boa semente, caiu em solo fértil, porque tenho certeza, conforme as santas palavras do Senhor, de que você está sim produzindo frutos.

Agora, observe que há três progressões na produção de frutos, trinta, sessenta e cem por um. Há uma graduação nessa questão de produzir frutos em nossa vida. Isto porque, sendo cada um de nós diferentes uns dos outros, temos variados níveis de relacionamento com Jesus e isto comporta uma diferenciação na produção de frutos. Alguns mais, outros menos. Mas todos produzem. Todos os discípulos de Jesus têm a capacidade inata de produzir fruto. E se a capacidade de alguém produzir ainda é pequena, pode aumentar ainda mais. “Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta” (Mt 13.23). É claro que quero produzir cem. Mas me alegro, porque já produzo sessenta. Ou, trinta. O que quero ressaltar é que, como discípulo de Jesus, como alguém que entregou a vida ao Senhor Jesus Cristo, eu tenho o princípio da produção de frutos. Tanto é assim, que o Evangelho de João, capítulo 15, versos 1 a 6, Jesus dá testemunho disso, confirmando os textos de Mateus e Marcos, mas adverte também que só poderei produzir fruto se estiver enxertado na videira, que é Jesus, se não for assim, nenhum fruto será produzido. E o que destacamos ainda nessa passagem de João, é que o Senhor deseja limpar-nos para que mais fruto seja produzido ainda. Assim, se você começou com trinta, pode passar a sessenta e chegar a cem exclusivamente pelo trabalho contínuo do Senhor e do Espírito Santo em sua vida.

Se a boa semente da Palavra de Deus já foi acolhida no bom solo de seu coração, pai, mãe, filho, filha, você deve permitir que a produção aumente ainda mais e possa chegar à produção máxima de fruto.  Todavia, atente muito bem para a advertência de Jesus de que, se algum de nós, seus seguidores e imitadores, não estiverem realmente nele, poderemos ser lançados fora, como uma vara seca porque não produziu fruto. Estando em Jesus, necessariamente haverá produção de fruto, seja trinta, sessenta ou cem por um. Não estando em Jesus, só resta o desolamento e a perdição final.
João 15.16: “Não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

Assim é a vida do discípulo de Jesus. Ele produz fruto. Isto é operado pela graça de Deus. Isto se dá se estivermos realmente em Jesus. Isto glorifica ao Pai. Esta produção é crescente, não é estacionária.

Minha oração é de que todos nós possamos aumentar sempre nossa frutificação. Este é o desejo de Deus. Todo discípulo de Jesus, que porventura esteja lendo essas linhas, desde já está advertido quanto a essa verdade. Porque ela nada mais é do que a vontade de Deus para sua vida. Que o Senhor da vinha, o lavrador, possa fazer com que eu e você, as varas, produzamos muitos frutos, desde que estejamos enxertados devidamente na videira verdadeira que é Cristo Jesus, amém e amém!

Que sua família seja e permaneça sempre um solo produtivo para as virtudes cristãs do amor, da paz, da humildade, da união, do testemunho, da misericórdia, da bondade e da esperança.

Pastor Ivo Lidio Köhn