Quadro de Família – Oração em Família

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

A oração em família é um privilégio e deve ser uma prioridade. Podemos nos lembrar da oração infantil: “Deus é grande, Deus é bom. E agradecemos a Ele por este alimento”. Como uma criança que enfrentava a probabilidade de uma “criatura” estar se escondendo debaixo da minha cama, eu orei: “Se eu morrer antes de acordar, peço que o Senhor leve a minha alma”. Algumas famílias podem optar por orações memorizadas ou repetidas, enquanto outras podem preferir orações espontâneas e menos estruturadas. Em ambos os casos, a oração é um privilégio que requer um compromisso entre pais, filhos e Deus. Incluir Deus em circunstâncias diárias ajuda a criança e os pais a entenderem um ao outro. Com a liberdade de orar juntos, os parentes são parceiros construindo fundações espirituais fortes em suas casas (1 Coríntios 3. 9,11). Orações em família vão além das refeições e da hora de dormir. Nossas necessidades vão além de alimentos e temores. As famílias devem discutir e orar juntos em uma variedade de questões. Ao integrar um versículo da Bíblia (ou mais) (Efésios 6:1-3) com a oração, as crianças podem ser incentivadas a pedir a Deus para ajudá-las a obedecer a seus pais. Os pais mostram sua obediência a Deus ao respeitar e honrar uns aos outros (1 Pedro 3:7). As crianças se sentem seguras ao testemunhar os pais orando pela ajuda de Deus. Quando a mãe procura agradar a Deus em suas orações, Deus recompensa a sua família (Provérbios 31.10-12, 28-29). Quando o pai assume seu lugar como líder espiritual no lar, Deus abençoa a família (Gênesis 18.19). Por causa do exemplo, seus filhos se aproximarão de Deus com regularidade, como se estivessem subindo no colo de um Pai amoroso.

A oração em família precisa ser preservada.  Uma das maiores prioridades de Deus é preservar as relações familiares. Deus foi quem projetou que o casamento (Gênesis 2. 18 24) e a família realizassem o Seu propósito e enriquecessem as nossas vidas (Salmo 127.3). Embora a tecnologia tenha melhorado a qualidade de nossos negócios e permitido que as famílias permanecessem acessíveis eletronicamente, ela também tem reduzido a comunicação. Com maior regularidade, pais e filhos se distanciam um do outro emocionalmente e espiritualmente. Finalmente, nesta era de comunicação de primeira linha, a família mal se comunica com Deus ao omitir as orações familiares. A unidade familiar foi estabelecida por criação divina e Satanás utiliza qualquer circunstância que promova brigas e destruição dentro de um relacionamento (Efésios 4.26-27, 1 Pedro 5. 7-8). A maioria das famílias raramente participa em atividades juntas, geralmente direcionando sua atenção para a televisão ou computador. Ao abrir mão do diálogo com os outros membros da família, pais e filhos deixam de desfrutar da união com Deus através da oração.

A oração em família protege. Na oração da família, é importante lembrar que o nosso Pai Celestial tem grande prazer em conversar com as crianças e se preocupa profundamente com os seus problemas. Saber que Ele protege e nos resgata dos nossos medos proporciona paz e união inestimáveis a uma família. Orar juntos permite que as crianças expressem as suas preocupações para o pai terreno e ao seu “Aba, Pai” (Romanos 8.15) simultaneamente. A oração constrói uma barreira de proteção ao redor de nossas famílias.

Pastor Ivo Lídio Köhn