Primeiro Seminário de Liderança da OASC Nacional

1O 1º Seminário de Liderança, promovido pela OASC Nacional aconteceu nos dias 01 a 03 de Junho de 2011, no maravilhas Park Hotel em Maravilha – Santa Catarina. Deus abençoou ricamente o nosso Seminário de Liderança. Superamos todas as expectativas. Contamos com a presença de mais de 80 irmãs inscritas, das mais diferentes localidades e regiões. Foi maravilhoso agregar novos conhecimentos ao nosso cotidiano e refletir sobre nossos grupos de OASC, espalhados por nossas Comunidades e paróquias. Por meio das palestras e das trocas de experiências, tivemos todas uma oportunidade ímpar de agregar conhecimento e tentar tornar-nos cada vez mais sábias.

Na sexta-feira, às 20h deu-se abertura ao evento. A presidente da OASC Nacional Sra. Oraide Rusch, com o versículo de Mc 3.13 a15 e uma oração, deu o início. Ela frisou que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita escolhidos”. Falou também sobre o lema de 2010 e 2011 que
leva a temática: “Crescer em quantidade e qualidade”. Crescer na vida espiritual é o grande desafio, pois crescer é a lei da vida que também significa refazer conceitos.

Tivemos momentos de louvor com a Sra. Susana, Rosemeri e Marli. Este era o momento de preparação para receber as palestras e o momento de adoração ao nosso bom Deus. Tivemos a participação de todas com trabalhos em grupos e este deu oportunidades de todas colocar o que
sentiam no seu coração em relação as atividades, e ver o seu trabalho local da OASC e como melhorá-lo.

Nossa palestrante Sra. Nancy Dusilek, que veio de Rio de Janeiro, para ministrar sabiamente as palestras, é professora e escritora (Autora do livro: A mulher sem nome). Ela foi grandemente usada por Deus em nos servir com palestras fantásticas e nos envolver em dinâmicas de grupos que nos fizeram refletir muito. Ensinou-nos os pilares fundamentais para uma liderança cristã firme e, principalmente nos mostrou como lideres tem a obrigação de buscar sempre mais capacitação. Os quatro pilares para uma liderança cristã firme são:
1° Capacidade (Mental); 2° Temente a Deus; 3° De verdade (caráter); 4° Honestidade.

“Liderar é servir, nada mais e nada menos”. Não se serve sentado. Servir é ação de favor e não de comando. Jesus nos deixou este legado. Muitas vezes Jesus poderia ter mandado alguém fazer o trabalho, mas Ele levantou-se para servir.

Aprendemos muito sobre os vários tipos de líderes e fomos submetidos a testes para descobrirmos com qual nos identificamos.

Alguns tipos de lideres, qual é você?

Líder Funil: Não retém informações.
Líder Coador de chá: Separa o que é importante para o grupo.
Líder Alfinete: Espeta, provocando com palavras.
Líder Esponja: Absorve os problemas dos outros e sofre.
Líder Pilha: Quer muito o cargo, mas perde a potência logo.
Líder Tesoura: Vai cortando aparando o que não serve.
Líder Relógio: Só chega atrasado.
Líder Maquiagem: Só fachada.
Líder Toalha: Envolvente que dá proteção.
Líder Lata vazia: Só faz barulho.

Tivemos muitas dicas para uma liderança saudável, e como aprender diante dos desafios que nos são propostos. Também fomos instruídas sobre maneiras saudáveis de receber e fazer críticas. Fomos desafiadas a sermos incansáveis no aperfeiçoamento da equipe, emitindo sempre,
energia positiva e otimista, conquistando a confiança com transparência.

Podemos dizer, com muita alegria, que Deus tem usado a sua serva Nancy para trazer mais visão e determinação para todas nós mulheres da OASC.

Obrigada a cada uma que fez parte deste importantíssimo evento.
Foram momentos inesquecíveis. Juntas estamos construindo a história da OASC em nossas comunidades e também da OASC Nacional.

“É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento
do que prata!“ ( PV.16:16).

Susana Renner
Secretaria da OASC Nacional