Uma Igreja Fiel a Palavra de Deus – Conhece o Deus da Palavra

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

Amados leitores! A IECB escolheu como lema de suas atividades para 2010: “UMA IGREJA FIEL APALAVRA DE DEUS”. Esse será o fio, o pensamento que norteará as mensagens e os estudos das comunidades e dos departamentos da IECB nos meses desse ano, inclusive nosso MENSAGEIRO.

O lema não expressa um fato consumado, mas uma meta e um alvo a serem perseguidos, pois somente quando uma Igreja busca a fidelidade à palavra de Deus, quando se orienta pelo que a Bíblia diz, caracteriza-se como Igreja.

No mês de janeiro estamos abordando o subtema: “CONHECE A PALAVRA DE DEUS”. Não conhecer algo importante pode ser perigoso e prejudicial. Em Oséias 4.6lemos: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote”. Cada nação possui sua constituição ou carta magna, que rege a vida dos seus cidadãos; assim a Igreja deve ter como sua constituição ou carta magna a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, para reger a vida de seus membros.

Um caçador que não conhece sua arma não apanha caça alguma. A Bíblia é a única arma do cristão e se ele não conhecê-la e se não souber usá-la, de pouca utilidade lhe será; servirá apenas  como objeto de decoração. Quando os inimigos o atacarem não saberá se defender e facilmente será abatido. Quem, porém, souber manejar a palavra de Deus poderá dizer com Jesus: “ Retira-te Satanás, porque está escrito…” (Mt 4.10) Diante da autoridade da Palavra os demônios fogem.

A  palavra de Deus é um  depósito de tesouros espirituais, os quais você encontrará somente à medida que conhecê-la mais profundamente. Confesso que cada vez entendo melhor e mais profundamente as Sagradas Escrituras, à medida que vou lendo, estudando e ouvindo as mesmas. Muitos ignoram a riqueza que está ao seu dispor por não lerem sua Bíblia.

O que você precisa fazer para conhecer melhor a palavra de Deus? Primeiro precisa crer que a Bíblia é a palavra de Deus, escrita por homens, os quais foram inspirados pelo Espírito Santo; precisa crer que ela é pão e água para almas esfomeadas e sedentas; que ela é lâmpada para seus pés e luz para seu caminho; que ela é mais doce que o mel ao seu paladar e saúde para sua alma. Se você tem essas convicções a respeito da palavra de Deus, lerá a sua Bíblia sob outra ótica e verá que ela testifica de Jesus Cristo e traz suas instruções a nós. O manejo eficiente de qualquer arma, o uso eficiente de qualquer máquina ou aparelho doméstico vem pela prática, pelo uso freqüente e constante. Você conhecerá o conteúdo da palavra somente quando a ler diariamente, a escutar sempre que puder, a estudar junto com outros irmãos na fé e aplicá-la a sua própria vida testemunhando dela aos que convivem contigo na estrada da vida.

Essa palavra é digna de toda a confiança e eterna, pois “céus e terra passarão, mas a minha palavra não há de passar”. Um detalhe muito importante nessa questão de conhecimento da palavra é lembrar que você não pode tomar versículos isolados dela sem ver o seu contexto, pois ela se explica a si própria. Sempre quando isso não  é observado surge uma heresia, uma doutrina distorcida  ou desviada da verdadeira verdade bíblica.

Quanto mais você conhecer da palavra, mais você vai querer descobrir nela. Que sua vida possa ser uma esponja a absorver diariamente da palavra a seiva da vida! Que você possa assentar sempre aos pés de Jesus, como Maria, para ouvir Sua palavra e experimentar que Ele tem palavras de vida!

Pastor Ivo Lídio Köhn