Uma Igreja Comprometida com Missões

Autor: Pastor Paulo Aguilar

UMA IGREJA COMPROMETIDA COM MISSÕES!
Sendo sal da terra e luz do mundo
Mateus 5.13-16
Certa mulher se sentia muito só em seu lugar de trabalho porque era a única cristã. Todos a ridicularizam por sua fé e a acusavam de ter uma mente muito estreita. Finalmente ficou tão desanimada que pensou em deixar o emprego. Todavia, antes de fazer isto falou com seu pastor. Depois de ouvir suas queixas o pastor lhe perguntou: “Irmã, onde se põe, geralmente, as luzes?” “Em lugares escuros” – ela disse. Então, rapidamente reconheceu que seu lugar de trabalho era verdadeiramente um “lugar escuro”, onde se necessitava muito da LUZ. Assim, decidiu ficar onde estava e ser testemunha de Jesus ali. Não demorou muito, vários de seus colegas de trabalho, de fato 13, aceitaram Jesus como Salvador. A maior responsabilidade que Jesus deu aos cristãos certamente é a de ser sal e luz. Porque Sal e Luz? Porque não só luz, ou só sal? Acredito por se tratar de duas coisas diferentes, no sentido de que primeiro precisamos ser sal dentro de nossa igreja e local onde vivemos para então podermos brilhar por Jesus. Chegaria a afirmar que sem ser sal, é impossível ser luz. Por isso Jesus fez questão de dizer que precisamos ser sal da terra e luz do mundo.
I – VÓS SOIS O SAL DA TERRA!
Algo sobre o sal – Cerca de 2700 a C. Na China, a história já faz referência ao uso do sal. Durante muitos anos foi usado como meio de troca, e a própria palavra salário, vem do sal, pois foi a primeira forma de pagamento aos trabalhadores. Exércitos e caravanas sempre levavam grandes quantidades de sal nas viagens, pois além de tempero era usado como anti-séptico nas feridas. Algumas histórias chegam a afirmar que muitos soldados de Napoleão Bonaparte morreram porque faltou sal para as feridas. Por outro lado o Sal destruía a vida quando derramado em abundância, assim terras perdiam a fertilidade, pois após guerras se derramava sal nos campos…
Hoje o sal é o principal tempero, em uma comida, pode-se colocar todos os temperos, mas se faltar o sal, ela fica sem sabor. Quando colocado na Carne do churrasco por exemplo, dificilmente alguém diz: Que sal gostoso foi colocado ali? Antes que a carne está gostosa. Ou seja, ele dá o sabor, mas não aparece. O Sal também não se corrompe pode-se misturá-lo inclusive ao açúcar,que ficará salgado, ele não recebe, mas se dá.
O Cristão como sal, Olhando para essas características entende-se porque Jesus usou o exemplo do sal. O sal significa fidelidade a Deus, pureza, o poder de não se contaminar. Não Perder sabor. O Cristão que é sal é fiel a Deus mesmo em meio aos não cristãos. É nestes momentos que aparece mais claramente que é diferente.
Precisamos ter essa fidelidade do sal em nossa vida, pureza, consagração a Deus. Sem nos contaminarmos. Nossas Ações, aquilo que fizemos deve ter esse tempero. Nossas palavras, temperadas com sal, cuidar o que falamos, Não fofocar, falar mal, acusar, Deus tudo vê, irá cobrar cada palavra frívola. Mas em cada ato, palavra ou pensamento deve haver fidelidade a Deus e o sabor que atrai outros.
O Sal do cristão é que dá sabor no convívio entre irmãos – gosto de estar juntos, traz comunhão, união, paz, amor e perdão. Uma mulher certa vez afirmou que não gostava de estar com os irmãos da Igreja, não se sentia bem entre eles. Por que? Certamente ali faltava sal ou ela não era sal. A comunhão naquela igreja era sem sabor. É por isso também que se torna difícil ter uma comunhão verdadeira com não cristãos, porque falta o sal, o tempero, o sabor naquela comunhão.
Nossa vida precisa ser temperada com sal. Jesus afirmou em Mc. 9.50 : “Tendes sal em vós e paz uns com os outros.” Não basta haver paz entre os irmãos da igreja,mas sim uma convivência saborosa. Há necessidade de se expressar amor, comunhão, carinho, bondade, entre cristãos. Ajudar a curar feridas, aconselhar, compartilhar, abençoar uns aos outros. Doar-se mais uns aos outros, sem esperar receber algo, sem esperar aparecer… Ou seja, fazer da comunhão algo maravilhoso, saboroso, especial, fazer da igreja um local onde todos gostam de estar.
Infelizmente em muitas vidas e até igrejas não há esse sal da comunhão verdadeira. Lembramos que Jesus disse Se o sal perder o sabor para nada mais presta, a não ser pisado pelos homens. Quando se perde o sal, a pessoa não busca a Deus, não tem prazer de ir a igreja, orar, conviver com irmãos, se afasta. Porque a sua vida espiritual não tem sabor, e é neste momento que acontece que tal pessoa é “lançada fora e pisado pelos homens….” por isso lembre-se se você é cristão, precisa ser sal, dar sabor a sua igreja, casa, vida ao lugar onde está, sempre mantendo sua pureza e fidelidade a Deus que dá sabor a sua vida.
II – VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO!
A luz. Pense uma vez na utilidade que a luz tem em sua vida? Quem sabe até viveu no tempo que não tinha luz elétrica? Milhares de anos o fogo, as velas, o lampião foram às únicas luzes conhecidas. O que seria do mundo hoje sem a luz? Como seria nossa casa, local de trabalho, grandes empresas? Como seria a noite nas grandes cidades? Nem tem como imaginar viver sem os benefícios da luz.
Mas da onde vem a luz? Quem sabe alguém diga é gerada lá na usina. Sua fonte é a água! Mas é a luz da qual Jesus falou que deveríamos ser, da onde vem? Gostaria de lembrar três textos: Sl. 19.8 – “O Mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.” Sl. 119.105 diz que a luz para nossos caminhos é a Palavra de Deus. E ainda Jo. 8.12 – Jesus diz: “Eu sou a Luz… quem me segue… terá a luz da vida.” Ou seja ai está a fonte de luz para a nossa vida espiritual. Essa luz vem da comunhão com Jesus, da fonte que é sua palavra, da obediência a seus ensinos… Por outro lado quem não tem comunhão, não lê e obedece a palavra, não segue Jesus não tem a luz… Por isso muitos cristãos vivem na escuridão do pecado, não são luzes no mundo, mesmo dizendo-se cristãos, porque não estão ligados à fonte de luz: Jesus e sua palavra.
Jesus destaca que a luz brilha em todo o lugar. Onde chega ilumina, brilha, mostra sua presença, mas em especial mostra a presença de Jesus em nossa vida. Por isso que essa luz representa nosso testemunho cristão aos outros. Ou seja, quando Jesus está presente em nossa vida, quando sua palavra é lida e seguida, isso faz nossa vida brilhar onde vamos, transformando o ambiente, e iluminando inclusive outros que estão nas trevas do pecado.
Por outro lado o texto fala de uma luz escondida – Jesus disse: que ninguém ascende uma luz e a coloca debaixo do alqueire, da cama. O crente é luz para iluminar o seu dever é testemunhar, sua vida faz isso automaticamente e em todos os momentos. Mas por um motivo ou outro, muitos não falam de Jesus com a freqüência que deveriam falar. Alguns por timidez, outros por não saber o que dizer… Ou por ter vergonha. Ou como disse alguém: “Nos transformamos em agentes secretos de Deus e só quem sabe que somos crentes hoje são os colegas do quartel general, a igreja… somos luz escondida, luz debaixo do alqueire… Ta errado – o mundo precisa do nosso testemunho!” Nele tudo está escuro e é nossa missão brilhar ali.
Luzes que brilham. – Colocamos a luz onde está escuro e no alto para que ilumine toda casa. Há trevas no mundo, é lá que Jesus quer que as luzes brilhem. Muitas vezes o cristão é conhecido por sarna, brigador, não se dá com vizinhos, sempre arruma confusão, vive embriagado, preso a vícios… Menos como luz. Nunca falou de Cristo aos amigos. É como uma vela, que se apaga com o mínimo de vento. Entretanto Jesus deseja que nossa luz brilhe por ele, em todo e qualquer lugar.
Interessante lembrar que quando a lâmpada está ligada à fonte de energia, o que aparece não é a lâmpada, mas a luz. A lâmpada é apenas o meio pela qual a luz flui. Por vezes o cristão quer aparecer pelo que faz. Uma voz que sussurra no seu ouvido, “quão bom você tem sido! – Quanta coisa você faz, se não fosse você isso não daria certo!”. E ai vem às afirmações: “eu fiz isso e aquilo pela igreja, eu, eu, eu…” Lembro que certo cristão afirmou que: – “Se o diabo não apanhar o homem no seu fracasso, ele tenta apanhá-lo no seu sucesso”. E muitos querem brilhar por si mesmo e se esquecem de brilhar por Jesus. É a lâmpada apagada querendo aparecer, porque não está ligada a fonte de energia e poder que é Deus.
Entretanto Jesus corrigiu isso quando afirmou que nossa luz ao brilhar diante dos homens deve apontar para Deus. Nossas boas ações atraem a atenção das pessoas para Deus. O objetivo da luz é que os outros ao verem nossas boas obras passem a glorificar Deus o Pai. Ou seja, nossa responsabilidade é muito grande: sermos guias de uma humanidade que não sabe para onde vai. Por isso como luz vamos apontar o caminho certo: Jesus João 14.6.
Jesus disse: Vós sois o sal… A luz… Ele somente tem a nós. Temos sido Sal, ou tornamo-nos insípidos? Somos luz? Temos brilhado, ou vivemos debaixo do alqueire? Gostaria de finalizar lembrando, que primeiro precisamos ser sal, fiéis a Deus, puros, dando sabor e vida a igreja para depois sermos luzes. Pois como iremos querer atrair alguém para a Igreja, se ela não é um lugar onde gostamos de estar? Se faltar comunhão, alegria, sabor entre os irmãos, os de fora não serão atraídos. Por isso se você quer fazer missões, ser luz para os outros, aprenda primeiro a ser sal, busque ter uma comunhão saborosa com todos, afim de que suas boas obras ao serem vistas pelos homens, glorifiquem ao Pai que está nos céus. Amém.

Paulo Aguilar

Pérola D’Oeste – PR